Novo emblema para as Olimpíadas de Tokyo 2020

Após a anulação do resultado do concurso para a criação do emblema para as Olimpíadas e Paralimpíadas de Tokyo 2020, o Comitê Olímpico de Tokyo publicou um novo edital e abriu nova concorrência, para o qual foram inscritos 14.599 trabalhos. Desta vez, a condição para a inscrição de trabalhos era que o autor do emblema demonstrasse o processo de criação, bem como apresentasse um termo de responsabilidade pela originalidade do trabalho. A comissão de seleção do emblema, após análise criteriosa, que passou por checagem de registro de marca internacional, chegou a estes quatro finalistas. O trabalho foi apresentado ao público, que pode votar pela sua preferência até o dia 17 de abril. O resultado sai em maio.

1

Padrão Ichimatsu

Print

Este emblema é baseado numa padronagem tradicional criada na era Edo, o padrão Ichimatsu, composto de módulos de quadrados e retângulos em azul-índigo, a mais tradicional das cores que simbolizam o Japão. O trabalho procura expressar a elegância do design tradicional japonês. Multiplicidade e harmonia é o tema proposto, composto pelos módulos de formatos diferentes, representando culturas e etnias diferentes unidas em torno de um ideal olímpico.

2

Círculo que une e expande

160323_決定案_修正

A energia dos atletas e a alegria dos torcedores criam um círculo, que se expande para o mundo em forma de uma mensagem de harmonia. O design expressa a vitalidade do corpo e do espírito, expressando velocidade e dinamismo. É também uma simbolização do esforço para conquistar o melhor de si. O autor procura expressar o respeito aos visitantes estrangeiros que virão ao Japão, com o melhor do espírito Omotenashi, de cordialidade e hospitalidade.

3

Ultrapassando barreiras

tko20_032216

Inspirado no portal Kaminari Mon do tradicional bairro de Asakusa, tem como tema os deuses do Vento e do Trovão. O momento vigoroso da quebra da fita de chegada é retratado neste design. Ultrapassar limites e barreiras, dando o melhor de si são as metas do esporte. Aqui, os fogos do deus do trovão e o arco-iris do deus dos ventos expressam a paz, a harmonia e a diversidade, manifestando uma mensagem para o futuro.

4

Uma nova face que floresce

Print

Este emblema foi inspirado na ipomeia, a flor que brinda as manhãs, abrindo-se para o céu. O ciclo da germinação da muda, o seu crescimento vigoroso e a apoteose do florescimento estão expressos neste trabalho, que retrata subliminarmente, as expectativas pela realização do evento olímpico e a mensagem implícita para a próxima geração. Esta flor, que no Japão se chama “asagao”, ou “o rosto da manhã”, dá um bom dia aos turistas que chegam de todas as partes do mundo.

0Shares