A elegância da culinária japonesa – o washoku – foi o tema do Pavilhão do Japão, na Exposição Internacional de Milão 2015, na Itália, e conquistou o prêmio de ouro de melhor design de exposição.
A cozinha tradicional japonesa, pela sua excelência e harmonia com a natureza, foi designada Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade pela Unesco em 2013.
Este pavilhão, projetado pelo arquiteto Atsushi Kitagawara e foi desenvovido pela Ishimoto Architectural & Engineering Firm, Ove Arup & partners Japan, Arup Italia, IParch, STAIN Engineering, com a consultoria em inovação tecnológica do prof. Marco Imperadori.
Com o tema “Harmoniosa Diversidade”, o pavilhão atraiu mais de 2 milhões de visitantes durante a expo. Com impressionantes efeitos de computação gráfica, o público pode participar da ambientação recriando as aldeias agrícolas do Japão nas quatro estações, e experimentar os pratos tradicionais de sua culinária. O público pode também conhecer as técnicas de preparo, segredos sobre a fermentação de alimentos, a cultura do umami, o quinto gosto do paladar humano, novas tecnologias de processamento de alimentos, a arte e a técnica dos chefs japoneses, especialmente de sushi, a base vegetariana da culinária japonesa, a culinária dos alimentos crus e peixe, que foram alguns dos temas desenvolvidos no pavilhão.
O Prêmio de ouro foi apresentado pelo Gabinete Internacional das Exposições, que supervisiona a organização das exposições internacionais.