A próxima atração da temporada 2014 da Sociedade de Cultura Artística é uma das melhores orquestras do mundo, regida por um maestro de fama internacional, com uma solista que também é de primeira grandeza. A Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera toca obras de Brahms e Shostakovich na Sala São Paulo, sob regência de Mariss Jansons, tendo como convidada a grande pianista Mitsuko Uchida, mundialmente consagrada como uma das melhores intérpretes de Beethoven.
Em anos recentes, sempre que a imprensa internacional faz uma lista das dez melhores orquestras do mundo, a Sinfônica da Rádio da Baviera aparece. Foi assim em 2008, quando ela foi colocada em sexto lugar pela revista britânica Gramophone; e, mais recentemente, em 2010, quando a publicação japonesa Mostly Classic deu-lhe a quarta posição.
A gloriosa trajetória internacional da orquestra sediada na cidade alemã de Munique começou em 1949, quando ela foi fundada pelo mítico regente alemão Eugen Jochum, seu diretor musical até 1960. Desde então, os renomados Rafael Kubelík, Colin Davis, Lorin Maazel e Mariss Jansons sucederam-se na chefia da sinfônica, cuja qualidade se deve não apenas ao empenho de seus regentes titulares, como também à grande flexibilidade e segurança de cada um de seus integrantes.
Veja Uchida falando sobre Beethoven.
Tais características permitem à orquestra abordar um repertório extraordinariamente vasto, do Barroco ao contemporâneo. Aclamadas turnês internacionais pelas principais capitais da Europa, América e Japão, assim como gravações premiadas (desde 2009, o grupo lança CDs e DVDs por seu próprio selo, BR-KLASSIK), só fizeram consolidar a reputação internacional da sinfônica, que é a orquestra residente do Festival de Páscoa de Lucerna, na Suíça.
O regente
Na Sala São Paulo, a Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera toca a Sinfonia n. 5, de Shostakovich (dia 12), e a Sinfonia n. 2 (dia 13), de Brahms, sob a batuta de Mariss Jansons, seu regente titular desde 2003, cujo contrato, após repetidos sucessos, foi prolongado até 2018. Nascido em Riga, capital da Letônia, em 1943, ele é filho do também regente Arvid Jansons, tendo estudado com Hans Swarowsky e Herbert von Karajan, e trabalhado como assistente de Evgeny Mravinsky na Filarmônica de Leningrado.
Colaborador regular das filarmônicas de Berlim e Viena, e dono de uma discografia vasta e premiada, Jansons é um dos mais requisitados regentes da atualidade. Hoje ele desfruta do raro privilégio de comandar duas instituições que integram a elite sinfônica do planeta, acumulando a chefia da Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera com o posto de regente titular da Orquestra Real do Concertgebouw de Amsterdã, à frente da qual esteve no Brasil ano passado, na série da Cultura Artística, em concerto que foi considerado o melhor da temporada 2013 pelo Guia da Folha e pela Revista Concerto.
A solista
Em ambas as noites, a Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera acompanha, no Concerto n. 4 para piano e orquestra, de Beethoven, uma das mais refinadas artistas do teclado da atualidade: a pianista japonesa Mitsuko Uchida, reconhecida pela profundidade de suas interpretações. As apresentações ao vivo de Uchida, bem como suas inúmeras gravações pelo selo Decca, estabeleceram sua autoridade como intérprete de Mozart, Beethoven, Schubert e Schumann, mas ela também se preocupa em trazer a um público mais amplo a música de compositores do século XX, como Schönberg, Webern e Boulez. Seu mais recente projeto fonográfico é uma série de concertos de Mozart, dirigidos do teclado, com a Orquestra de Cleveland; os discos vêm sendo elogiados pela crítica, e um deles lhe valeu um Grammy, em 2011. Diretora artística do Marlboro Festival, recebeu a Medalha de Ouro da Royal Philharmonic Society, em 2012 e, em 2009, o título de Dame Commander of the Order of the British Empire.
Repertório
Beethoven – Concerto para piano e orquestra n. 4
O alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) estreou seu quarto concerto para piano e orquestra em Viena, em uma célebre apresentação em 1808, marcada também pela primeira audição mundial de sua quinta e sexta sinfonias. De seus cinco concertos para piano e orquestra, este é considerado o mais lírico, intimista e poético, em oposição à dramaticidade do Concerto n. 3 e à grandiosidade do Concerto n. 5.
Veja aqui, comentários de Uchida Mitsuko sobre este Concerto para piano e orquestra n.4 de Beethoven e a emocionante apresentação, com a mesma orquestra regida por Mariss Janson, em 2013.
Shostakovich – Sinfonia n. 5 O russo Dmitri Shostakovich (1906-1975) passou toda sua formação e carreira na URSS. De caráter confessional, e com forte apelo emocional, sua música funciona como uma crônica dos tempos soviéticos, refletindo não apenas as vicissitudes pessoais do compositor e sua relação difícil com as pressões oficiais, como também os sofrimentos de seus compatriotas e a escala épica das glórias e tragédias vividas por sua nação. A Sinfonia n. 5 foi escrita em um momento dramático: em 1937, logo após sua ópera Lady Macbeth do Distrito de Mtzensk ter sido atacada, no jornal Pravda, por ordem de Stálin. A obra obteve um sucesso clamoroso, transformando-se, desde então, na mais célebre dentre as 15 sinfonias de Shostakovich.
Brahms – Sinfonia n. 2
Tido por seus admiradores como o legítimo herdeiro musical de Beethoven, o alemão Johannes Brahms (1833-1897) sentia-se oprimido pelo peso do legado beethoveniano, e só se permitiu estrear sua primeira sinfonia em 1876, aos 43 anos de idade. O sucesso desta obra animou-o a escrever uma segunda, no ano seguinte, em um verão à beira de um lago alpino na província da Caríntia, ao sul da Áustria: “há tantas melodias voando por aqui que você tem que tomar cuidado para não tropeçar nelas”, escreveu o compositor a um amigo. Assim, a Sinfonia n. 2 de Brahms é vista como um idílico retrato da natureza – uma espécie de descendente da Sinfonia n. 6 “Pastoral”, de Beethoven.
SÉRIE BRANCA – 12 de maio, segunda-feira, 21h
- Beethoven – Concerto para piano e orquestra n. 4
- Shostakovich – Sinfonia n. 5
SÉRIE AZUL – 13 de maio, terça-feira, 21h
- Beethoven – Concerto para piano e orquestra n. 4
- Brahms – Sinfonia n. 2
Serviço
Temporada Cultura Artística 2014 – Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera Datas: 12 e 13 de maio, 21h Local: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos. 1.469 lugares).
Ingressos: setor 5 R$50,00; setor 4 R$155,00; setor 3 R$255,00; setor 2 R$355,00; setor 1 R$455,00. (Estudantes e pessoas com mais de 60 anos pagam meia entrada; os ingressos remanescentes serão vendidos a R$20,00 meia hora antes do inicio do espetáculo – estudantes e pessoas com mais de 60 anos, portanto, pagam: R$10,00. ATENÇÃO: estes valores apenas são válidos meia hora antes do concerto caso ainda restem ingressos disponíveis.
Indicação etária: livre. Vendas: (11) 4003-1212 ou www.ingressorapido.com.br