Duo Yamamoto na série Música de Câmara 2014

Yuka e Ayaka Yamamoto

Um dos mais premiados duos pianísticos da atualidade abre, no domingo, dia 27 de abril, a série Música de Câmara 2014, da Sociedade de Cultura Artística. O Duo Yamamoto apresenta obras de Clementi, Bolcom, Schumann e Chopin no Teatro Maksoud Plaza. Vencedoras da 12ª edição do Murray Dranoff International Two­Piano Competition (EUA), as irmãs Yuka e Ayaka Yamamoto tocam juntas desde 2009, com uma trajetória vencedora desde o início. Em seu primeiro ano receberam o primeiro lugar e o prêmio especial na Competição para Piano PTNA (Japão), e o grande prêmio na terceira edição da Competição Internacional de Música de Yokohama (Japão). Em 2010, o duo foi premiado com o primeiro lugar e na categoria “Escolha dos Críticos” no 13º Concorso Internationale “Pietro Argento” (Itália) e também recebeu o grande prêmio do 16ª Competição Internacional para Duo de Pianos (Japão). Em 2011, recebeu uma menção honrosa especial no “Lizt 200 – Internacional Piano Duo Competition” (EUA). O duo já se apresentou em diversas salas da Itália, Áustria e Japão, incluindo o Gläsernen Saal no Musikverein (Áustria). Atualmente, elas estudam no Hochschule für Musik und Theater de Rostock (Alemanha), com outro duo de irmãos, os professores Hans­Peter Stenzl e Volker Stenzl.

A série

A série Música de Câmara 2014 traz ao Brasil grandes atrações internacionais, como, dentre outros, o grupo francês Les Arts Florissants, que, sob direção de William Christie, faz duas apresentações do Masp; e o Quarteto Ariel, criado em Israel e residente na Universidade de Cincinnati (EUA). Estão programados também nomes brasileiros de destaque, como o jovem pianista Cristian Budu (vencedor, em 2013, do Concurso Clara Haskil, na Suíça).

Haverá ainda uma ênfase especial no violão erudito, com a apresentação de quatro nomes de fama internacional: o japonês Kazuhito Yamashita, o uruguaio Eduardo Fernandez, o brasileiro Fabio Zanon e o italiano Aniello Desiderio.

Programa:

Muzio Clementi (1752­-1832) ­Sonata No.1 em si bemol maior, Opus 12

I. Allegro assai

II. Larghetto espressivo

III. Presto

Embora hoje em dia suas obras sejam mais habituais nas estantes dos estudantes de piano do que nas dos concertistas, o italiano radicado na Inglaterra Muzio Clementi foi uma figura fundamental no desenvolvimento do instrumento, como intérprete, compositor, pedagogo, editor e fabricante de pianos. Escritas na década 1780, suas quatro sonatas para dois pianos, op. 12, refletem o gosto galante do período clássico.

 *

William Bolcom (1938) Recuerdos (Three Traditional Latin­American Dances) para dois pianos

I. Choro ­Homage to Nazareth

II. Paseo – à la memoire de Louis­Moreau Gottschalk

III. Valse Venezolano ­à la memoire de Ramon Delgado Palacios

Laureado com o Prêmio Pulitzer, o compositor e pianista norte¬americano William Bolcom lecionou na Universidade de Michigan entre 1973 e 2008, e escreve música que transita na fronteira entre o popular e o erudito. Evocando as danças latino¬americanas (seu primeiro movimento é um Choro, em homenagem ao brasileiro Ernesto Nazareth), os Recuerdos para dois pianos foram uma encomenda, em 1991, da Dranoff 2 Piano Foundation, sediada em Miami (EUA).

 *

Robert Schumann (1810­1856)/arr. Claude Debussy (1862­1918)

Seis estudos em forma de cânone, 56

I. Pas trop vite

II. Avec beaucoup d’expression

III. Andantino

Espressivo

Pas trop vite

VI. Adagio

Um dos grandes nomes do Romantismo, o alemão Robert Schumann escreveu seus Seis estudos em forma de cânone por volta de 1845, pensando originalmente no Pedal¬Flügel (piano com pedaleira), piano cujos pedais funcionavam como um teclado para ser acionado com os pés (como acontece com os órgãos). A versão dessas obras que o Duo Yamamoto toca no Brasil é a do compositor francês Claude Debussy, que adaptou os Estudos para pianos convencionais.

 *

Frédéric Chopin (1810-­1849)

Rondó para dois pianos em dó maior, opus 73

Chopin originalmente imaginou seu rondó em dó maior como obra para piano solo, transformando¬

o em obra para dois pianos em 1828 – aos 18 anos de idade. Sua publicação, porém, só ocorreu após a morte do compositor. A obra alterna momentos de brilho e um episódio de caráter nostálgico, no qual estudiosos identificaram um tema de origem judaica – raridade dentro da produção chopiniana.

SERVIÇO

 

 

 

 

 

Cultura Artística – Música de Câmara 2014 Duo Yamamoto Yuka Yamamoto, piano Ayaka Yamamoto, piano

Quando: 27 de Abril (domingo), 20 horas Onde: Teatro Maksoud Plaza ­Alameda Campinas, 150 ­Jardim Paulista ­São Paulo – SP Telefone: (11) 3145 8000

Ingressos: 60,00 (R$ 30,00 meia ­entrada) Informações: http://www.culturaartistica.com.br

Para comprar pelo Ingresso Rápido clique aqui.

 

 

0Shares