Bonsai Romã, o show

Carlinhos Antunes, diretor musical do projeto, e multi instrumentista.

O espetáculo Bonsai Romã foi um projeto concebido pelo curador e multi-instrumentista Carlinhos Antunes, com produção executiva de Magda Pucci. A ideia foi fundir os universos musicais do Brasil e do Japão, numa combinação que derrubou fronteiras, combinando graça, poesia, leveza e uma boa dose de ousadia.

A Carlinhos Antunes e Magda Pucci se juntaram mais dois integrantes do grupo Mawaca: o acordeonista e compositor Gabriel Levy e a percussionista Valéria Zeidan. Na voz, a compositora e cantora Haikaa. E no baixo, o contrabaixista da Orquestra Jazz Sinfônica, e atual membro do Zimbo Trio, Marinho Andreotti. Além dos músicos, a performance da coreógrafa e bailarina Letícia Sekito, que criou um número especial sobre uma música inédita em tributo ao poeta Haroldo de Campos.

Valeria Zeidan, transitando por diversos instrumentos de percussão, inclusive o taiko

Em 60 minutos, o projeto Bonsai Romã mostra uma experiência musical inédita, na qual sonoridades do Japão folclórico misturam-se com instrumentos étnicos do Oriente Médio e a percussão brasileira, compondo inesperadas combinações de timbres.

Letícia Sekito, abrindo o espetáculo, em performance sobre escultura de madeira de Hugo França.

Igual diversidade se estende ao repertório, formado tanto por adaptações de clássicos da canção brasileira quanto melodias tradicionais japonesas.

Composições próprias dos integrantes do show também refletem esta miscigenação. É o caso de Ikebana Vagalume, adaptação feita por Magda Pucci sobre haicai de Alice Ruiz; de Sala de Reboco/Rain in the Desert, recriação de um clássico do sanfoneiro Luiz Gonzaga por Haikaa Yamamoto; e de Por Mar Ser Outro Foi, música de Carlinhos Antunes, em homenagem aos dekasseguis.

Magda Pucci: transitando pelo piano e kotô.

Uma das músicas foi composta em homenagem ao poeta Haroldo de Campos, falecido em 2003. A letra é de Jo Takahashi, inspirado no poema Crisantempo.

Cores pro Haroldo

Cores-flores que aroma

Plenilúnio aurorescendo o ar

Nosso mundo, nada eterno

Nesse mundo, nada é terno

 

Cintila poema aroma

Quando a noite chega no ar

Sibila o grilo, o poeta

Miragem suspensa a flanar

 

Nunca mais aquela luz

Jasmim passageiro no ar

Jaz em mim as multipétalas

Crisantempo só nasce um

 

Jo Takahashi

(Em memória a Haroldo de Campos e “Crisantempo, no Espaço Curvo Nasce Um”)

 

Leticia Sekito: Cores-flores para o Haroldo de Campos

Serviço

Projeto BONSAI ROMÃ, na TV Cultura, dentro do programa A Grande Arte.

Transmissão em 10 de Abril de 2004, às 23h30

Realização: Fundação Japão | Museu da Casa Brasileira | TV Cultura

TV Cultura

  • Direção: Luiz Deganello
  • Produção: Carlos Alberto Santos | Eneida Barbosa
  • Direção de Imagem: José Eduardo Moraski
  • Edição de Pós-Produção: José Claudio da Costa Manso
  • Cenografia: Célio Inada
  • Auxiliar de Cenografia:  Luciana Nascimento Santos
  • Câmeras:  Luis Carlos Cury | Alexandre Delgado F. Dias | Sergio Montanini | Francisco Ribeiro Antunes | José dos Santos
  • Operadores de cabo: Gerli Paim de Barros | Ronaldo Alves L. de Morais | Antonio Manoel dos Santos | Renato Cruz da Silva
  • Video:  Pedro Samaritano
  • Iluminação:  Silas Donizete Girhe | Sergio de Oliveira Piqueira (auxiliar)
  • Diretoria de Programação: Mauro Garcia

 

O diretor da TV Cultura, Luiz Deganello (segundo da esquerda para a direita), repassa as músicas e os detalhes com a equipe de produção Bonsai Romã. Alta produção, com gravação em cam-mate.

Projeto Bonsai Romã

Direção Geral: Jo Takahashi

Direção Musical: Carlinhos Antunes

Produção Executiva: Magda Pucci

Com: Carlinhos Antunes | Magda Pucci | Haikaa | Gabriel Levy | Valéria Zeidan | Marinho Andreotti | Letícia Sekito

Cenário: Erika Kamogawa

Realização: Fundação Japão | Museu da Casa Brasileira

Agradecimentos: Adelia Borges (Museu da Casa Brasileira), Toyota do Brasil, Tozan, Nakombi

 

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