Cestinha de umami

O dia 25 de julho é a data oficial da descoberta do Umami, o quinto gosto básico do paladar humano, que completa 105 anos em 2013. O quinto gosto foi descoberto em 1908 por Kikunae Ikeda, químico japonês que encontrou um gosto peculiar, diferente dos outros (salgado, doce, amargo e azedo) e o batizou de Umami. Mas, somente no ano 2000, estudiosos da Universidade de Miami, liderados pela pesquisadora Nipura Chaudhari, confirmaram a presença de um receptor específico para o Umami na língua, o mGluR4.

O quinto gosto está naturalmente presente em alimentos como queijo parmesão, tomate, carnes em geral, vegetais e cogumelos. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

Umami é uma palavra de origem japonesa que, numa tradução livre para o português, significa “saboroso” ou “delicioso”. Sabendo disso, que tal experimentar uma receita bem “Umami” para comemorar o dia 25 de julho?

CESTINHA DE PARMESÃO

Cestinha de parmesão: uma delícia de umami concentrado.

Ingredientes
• 3 xícaras (chá) de queijo parmesão ralado grosso (250 g)
• meia xícara (chá) de maionese
• meia xícara (chá) de leite
• meio dente de alho espremido
• 1 xícara (chá) de muçarela ralada
• 6 folhas de alface americana rasgadas
• 6 tomates-cereja cortados em 4 partes iguais
• 1 cenoura pequena ralada

Modo de Preparo
Em uma frigideira pequena, espalhe meia xícara (chá) do queijo parmesão e leve ao fogo médio por 2 minutos, ou até começar a dourar. Retire cuidadosamente, com o auxílio de uma espátula, e vire sobre o fundo de uma tigela pequena ou de um copo. Deixe esfriar até enrijecer e obter o formato de uma “cestinha”. Repita o processo com o parmesão restante, formando mais 5 cestinhas.
Prepare o molho: no processador de alimentos ou liquidificador, coloque a maionese, o leite, o alho e a muçarela, e bata por 1 minuto, ou até ficar homogêneo.
Distribua pelas cestinhas de parmesão as folhas de alface, os tomates-cereja e a cenoura, regue com o molho e sirva em seguida.

Rendimento:6 porções.

Tempo de preparo: 40 minutos.

Dica: o queijo parmesão e o tomate são os alimentos que têm o glutamato em grande proporção e, por isso, proporcionam o Umami (5º gosto) de forma mais acentuada.

Quer saber mais sobre o Umami? Veja o que restaurantes top como o Noma estão pesquisando sobre o Umami.

COMITÊ UMAMI
O Comitê Umami Brasil é um grupo criado para discutir e divulgar temas relacionados ao quinto gosto básico do paladar humano e ligado ao Umami Information Center (UIC), organização sem fins lucrativos, dedicada a pesquisas sobre o tema.

PORTAL UMAMI
Mais informações sobre o gosto Umami podem ser encontradas no portal: www.portalumami.com.br.

0Shares