A COR DO SABOR: já no Brasil inteiro

O lançamento do livro A COR DO SABOR: A CULINÁRIA AFETIVA DE SHIN KOIKE, realizado na Livraria da Vila da Alameda Lorena, no dia 27 de Novembro, foi bastante movimentado e concorrido.

®Edson Kumasaka

Organizada pela Editora Melhoramentos e a própria Livraria da Vila, com assessoria de imprensa da Parceria 6, o lançamento teve a colaboração da Kikkoman, que permitiu a produção de marcadores origami, feitos artesanalmente por Adriana Suzuki Origamis Especiais, distribuídos a todos os presentes, que adquiriram seus exemplares no dia, a preço promocional.

Foto: Ana Carolina da Cruz
Buquê de papel produzido por Adriana Suzuki decorando a mesa de autógrafo.

O coquetel, apesar de simples, teve um toque de afetividade. Barquinhos com oniguiri (bolinhos de arroz) acompanhados de duas fatias de conserva de chuchu, aquelas mesmas que ilustram a última capa do livro, foram o grande destaque. E o oniguiri é o símbolo da comida afetiva, por excelência. Também hossomakis alegraram o evento. Tudo oferecimento do Restaurante Aizomê, onde, a partir do dia seguinte ao lançamento, o chef Shin Koike produziu a Degustação aproveitando o lançamento do livro.

Barquinho de oniguiri com duas fatias de conserva de chuchu. Afetividade a bordo. Foto: Marcelo Katsuki | Folha de S. Paulo

A Heineken se juntou ao mutirão, oferecendo 240 long necks, que se juntaram ao serviço de vinho da Livraria da Vila. A Zendai trouxe para o evento, o arare mix, biscoitinhos de arroz com leve tempero de shoyu. Foi um sucesso.

Heineken no lançamento ®Foto: Edson Kumasaka

O livro teve o patrocínio da Kikkoman, Fundação Kunito Miyasaka, Yamaha e Dô Cultural, com o apoio logístico e colaboração do Restaurante Aizome. A produção editorial da Editora Melhoramentos, com design gráfico de Erika Kamogawa, da Eko Design&Interactive.

O livro já está nas principais livrarias do país. A Adega do Sakê, gentilmente está colocando à venda no bairro da Liberdade, em São Paulo. E Jojoscope passará a vender o livro a partir do dia 17 de dezembro, com um diferencial: o livro terá o autógrafo do chef e uma dedicatória do autor, caso o comprador desejar. O livro custará o mesmo preço das livrarias (R$ 120,00) e o frete para todo o Brasil será custeado pelo Jojoscope.

Veja aqui a galeria de fotos parciais do dia (não foi possível acomodar todas as fotos), em fotos de Edson Kumasaka.

O premiado arquiteto Naoki Otake arranjou um tempinho entre um projeto e outro para prestigiar o lançamento.
Funcionários do Consulado do Japão marcaram presença.
Direto do Japão: as doutoras Mariko Toyoda e Shima Uneda, da Cruz Vermelha do Japão, e a psicóloga Emiko Miyata em passagem pelo Brasil para uma série de palestras reservaram um momento em sua agenda lotada para prestigiarem o lançamento.

 

Kihatiro Kita e Gerson Kunii, presidente e diretor da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, registrando presença pela comunidade nipo-brasileira.

 

Cássia Barros e seu marido, dr. Hakaru Tadokoro.
Shingo Kajiwara, vice diretor geral da Japan Foundation, e sua esposa.
O fotógrafo Roberto Cecato, ele mesmo produzindo um livro sobre o Japão, dando um flash no lançamento.
Consulado em peso: o cônsul para assuntos culturais, Yusuke Nakayama, o cônsul geral adjunto Hiroaki Sano, e o Cônsul Akira Suzuki.

 

Glaucia Balbachan, do site Empratado, que fez uma linda resenha do livro. Ela acaba de ser premiada com 1o lugar na categoria Reportagem difundida da internet (Empratado) do XV Troféu São Paulo Capital Mundial da Gastronômia, pela Câmara Municipal de São Paulo.
Christiane Freire, do site Esporte na Mochila, às vésperas da partida para o Japão, cobrir os jogos do Corinthians.
O jornalista Tiago Maranhão, do SporTV, também preparando as malas para embarcar ao Japão, onde vai ficar por 2 anos.
A lider do Grupo Mawaca, Magda Pucci, alegrou a noite com seu visual.
Marcelo Katsuki, do blog Comer e Beber, da Folha On Line, entre uma cobertura e outra, uma passadinha rápida mas luminosa.
A artista visual Erica Mizutani, pintando no lançamento.
Família Mascaro: o fotógrafo Cristiano Mascaro, entre suas filhas Isabel e Teresa, e sua esposa, Satiko. Incrivelmente, todos arquitetos.
A empresária Chieko Aoki abrilhantando o evento.
O superintendente da Melhoramentos, o editor Breno Lerner, o grande responsável pelo sucesso deste projeto.
Erika Kamogawa, a designer e produtora gráfica do livro, responsável pelo seu belo visual.
Kan Kurihara, diretor da JETRO, atuando também na divulgação da gastronomia japonesa.

 

Tamiko Hosokawa, editora da revista Bumba, ao centro o fotógrafo Tatewaki Nio, que assina a co-autoria do livro nas imagens, e o empresário Akio Ogawa, presidente do Instituto Icaro e criador do Nikkeyweb.
Hideki Fuchigami, chef e proprietários do Restaurante Hideki, completando 10 anos este ano, deu uma fugidinha da cozinha para dar um abraço ao colega Shin.
Nancy Saeki, proprietária do tradicionalíssimo Restaurante Shintori, também arranjou um tempinho para prestigiar A Cor do Sabor.
A diretora de cinema e video Andrea Pasquini ganhando um autógrafo do chef Shin.
A estilista Paula Yne. Aliás, Jo Takahashi vestia colete Paula Yne!
Raul Takaki, diretor presidente do Nikkey Shinbum e Jornal Nippak.
O escultor Yutaka Toyota e sua esposa.

 

Alexandre Iida, da Adega do Sakê, traz uma luxuosa garrafa do Yamadaho, excelência em sakê, para comemorar. A Adega do Sakê coloca em sua loja A Cor do Sabor: a Culinária Afetiva de Shin Koike para venda.
Marisa Tiemi Ono do site Delicia, com a sua mãe, a famosa dona M.
A ceramista Iweth Kusano e a especialista em ikebana, Tamako Yoshimoto.
O artista Akira Goto, responsável pelo lindo visual do Restaurante Sakagura A1.
Delfim Fujiwara, diretor de arte e criador de famosas vinhetas da Rede Globo, conferindo o visual do livro.
Nossa assistente de produção, Liliana Granja de Morais, às vésperas de sua partida ao Japão, para onde está indo pesquisar a arte da cerâmica.

 

Fim da festa

0Shares