Registrando os sushis medievais do Sushi Kiyo

Clique para ampliar

A experiência é sempre didática, e saborosa.

Só aula prática. Sem teorias. O Dia do Sushi no Sushi Kiyo é uma celebração para poucos. Somente no dia 1 de Novembro, à noite. Começa às 18h30 e a última reserva estava sendo registrada para a meia noite. Sempre respeitando duas horas de permanência para cada mesa. Tempo suficiente para fazer uma viagem gastronômica pela história do sushi. Desde os pré-medievais, como o oshi-zushi, sushi prensado de peixe marinado, até os mais contemporâneos, com criações festivas e liberais, este ano assinado por Shundi Kobayashi e seu filho, que pilotaram o sushi counter.

Era para contemplar o ofício e a habilidade de três artesãos: o patriarca Kiyomi Watanabe, o filho Carlos Alberto e o seu tio, Shundi Kobayashi, que está temporariamente alojado no Sushi Kiyo, à espera de uma oportunidade interessante. Mas no dia da experiência gastronômica, fomos surpreendidos por um quarto artesão, este, um artesão do olhar: o fotógrafo Márcio Palermo, que nos acompanhou na degustação, mas mais do que isso, registrou cada momento desta criação coletiva, com uma sensibilidade tão afinada e atenta com os movimentos mais delicados na elaboração dos sushis, que tivemos que fotografá-lo em seu processo de criação.

O olhar do fotógrafo é uma incessante tentativa de conquistar o inexorável: o tempo e o “timing”. O que ficou revelado nesta ação é que os movimentos, concatenados, iam acontecendo, com uma precisão natural, os sushis sendo rapidamente montados, e sem diálogos audíveis. Tudo parecia coreografado. Tudo parecia jazz. E Márcio Palermo, como um verdadeiro jazz-man da fotografia, já entrou sem ensaio, mas no ritmo e no foco, capturando cada ação e movimento e congelando e perpetuando o que seria um momento fugaz.

Para muitos, que vão apreciar uma sequência de sushis, o mais importante é o seu sabor, sua textura e a frescura dos toppings que ornamentam o prato. Para nós, neste momento, o mais importante foi o registro do processo de criação anterior à degustação. O que não deixa também de ser delicioso acompanhar.

 

 

Fotos: Marcio Palermo (clique nas imagens para ampliar)

 

Todas as fotos: direitos autorais Márcio Palermo. Para contato: 11-9-9999-0700 Para conhecer mais o trabalho de Márcio Palermo: www.marciopalermo.com.br

Chef Carlos Alberto recebendo Jojoscope ! Foto: Márcio Palermo

 SUSHI KIYO Rua Tutóia, 223, Paraíso. Fone: 11 3887-9148. Metrô Brigadeiro São Paulo SP

0Shares