A poderosa incorporadora Mori Building, que fez a requalificação urbana de Roppongi, construindo um complexo de edifícios para escritório, comércio e serviço, além de unidades residenciais, o famoso Roppongi Hills, inaugurou mais um mega complexo, desta vez perto da estação Toranomon: a ARK Hills Sengokuyama Mori Tower. E para complementar seu espaço público, convidou a artista brasileira TOMIE OHTAKE para instalar uma escultura na praça pública do complexo.
A iniciativa de instalar a obra “Infinito” (無限), de 2012, foi do diretor da Mori Art Museum, Nanjo Fumio, destacado curador de arte contemporânea, que já esteve no Brasil por quatro vezes, sendo uma delas na Bienal de São Paulo de 2002, como curador da cidade de Tokyo, em Iconografias Metropolitanas, e outra, no ano seguinte, na Bienal de Arquitetura. A Vale, que também opera no Japão, viabilizou o projeto.
No descerramento, que aconteceu no dia 7 de Agosto, esteve presente Ricardo Ohtake, diretor do Instituto Tomie Ohtake, representando a artista. Veja aqui reportagem sobre o Instituto Tomie Ohtake.
Foto da escultura: cortesia Mori Art Museum
Fotos e material: cortesia Mori Art Museum