Berusaiyu no Bara (ベルサイユのばら), a Lady Oscar: A Rosa de Versalles é o mangá feminino (shojo manga) mais famoso do Japão, criado por Ikeda Riyoko, e foi lançado em 1972, originalmente em revistas de mangá, com adaptações para o animê e também para o teatro musical da Companhia Takarazuka, culminando com um filme de longa metragem.
A estória de A Rosa de Versalles passa-se no final do século XVIII em França. Oscar é uma jovem garota criada como rapaz pelo seu pai. A educação militar que recebe permitiu-lhe tornar-se capitã da guarda real, encarregada da proteção da jovem Marie Antoiniette, arquiduquesa da Áustria e rainha consorte de França. Ao seu lado, Oscar tem André, seu amigo de infância, secretamente apaixonado por ela. Mais tarde, devido a um amor não correspondido, Oscar decide sair da Guarda Real e Maria Antonieta coloca-a na Guarda Francesa. Juntos, terão de enfrentar os primeiros distúrbios que anunciam a Revolução Francesa.
A obra original, em mangá, foi publicado na revista Shuukan Maagaretto(週刊マーガレット), a partir de 1972, por um ano, e registrou um hit colossal de vendas. A publicação coincidiu com uma nova era de emancipação da mulher japonesa, e transformou-se num fenômeno social, pois o mangá ditava tendências de comportamento. Não foi lançado no Brasil.
A companhia de teatro musical Takarazuka, formado exclusivamente por atrizes montou um espetáculo musical, em 1974, baseado no mangá. O espetáculo permaneceu em cartaz até 2006, quando registrou 1.500 apresentações ininterruptas, visto por 450 mil pessoas. Para 2013, comemorando o centenário do Takarazuka, a companhia está preparando uma remontagem de suas peças mais representativas, onde “A Rosa de Versalles” foi incluída . Veja o documentário sobre a montagem desta peça (em japonês apenas).
Depois veio a série de animação para televisão, exibida no Japão entre 1979 e 1980. Foi também exibida em vários países. Itália e França registraram recordes de audiência.
Veja aqui a versão dublada em italiano.
Como acontece com frequência com os hits em mangá, A Rosa de Versalles ganhou um animê em longa metragem, e um filme live action, co-produção franco-japonesa, dirigida por Jacques Demy, com trilha composta por Michel Legrand.
E para conhecer todo o universo deste monumental épico do mangá, há um site e uma fanzine muito completa, de autoria de Diego Maryo.
E para comemorar os 40 anos de Rosa de Versalles, a ABRADEMI – Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações, entidade pioneira na difusão do mangá no Brasil, em parceria com a Associação Mie do Brasil e apoio da Associação Brasileira de J-Fashion realiza um meeting (Sarau) com uma palestra “O Fenômeno Rosa de Versalhes” com Cristiane A. Sato (autora do livro “Japop – O Poder da Cultura Pop Japonesa). “É algo curioso considerando que o mangá nunca foi publicado em português e o animê nunca foi exibido em TV no Brasil, mas mesmo assim tem fãs devido à fama duradoura da história e da influência que gerou na moda e na música que a nova geração curte, como os estilos Lolita, Gótico/Aristocrata e as bandas de J-Rock e Visual Kei” conta Cristiane.
Também haverá no Meeting a exibição do raro animê “Lady Oscar” dublado em português, a mostra temática “A Estética do Rococó e do Mangá Feminino no Século 21” e apresentação da canção-tema de “Berusaiyu no Bara” com a cantora Camila Sakihara.
Meeting “40 Anos de Lady Oscar – A Rosa de Versalhes“
- Horário: 14h30 às 17h
- Dia 23/09/2012 (domingo) na Associação Mie Kenjin do Brasil – Av Lins de Vasconcelos, 3352 (estação Vila Mariana do metrô), São Paulo.
- Inscrição a partir das 13h no local. Entrada: 3 kg de alimentos não perecíveis (doação para as entidades apoiadas pela Associação Mie) ou R$ 10,00.
- Mais informações: www.abrademi.com