Backstage da criação: Alex Atala, Irmãos Campana e Jum Nakao

Criatividade Brasileira: livro revela os bastidores do sucesso de Alex Atala, Fernando e Humberto Campana e Jum Nakao

Perdeu o lançamento do Shopping Cidade Jardim? Tem amanhã, domingão, na Galeria Melissa da Oscar Freire !! Vamos?

Referências internacionais na Gastronomia, no Design e na Moda, Alex Atala, Fernando e Humberto Campana e Jum Nakao falam sobre as condições do trabalho criativo no Brasil, em uma conversa franca, no livro Criatividade Brasileira, que será lançado no dia 22 de agosto, na Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo.

“Algumas pessoas são especialmente habilidosas ao tocar o mundo a sua volta. Entre elas, as mais inventivas podem transformar as condições de inovação para todo um país ou até marcar a história criativa da Humanidade. Neste livro, conversamos a fundo com pessoas dessa competência”, revela a organizadora da obra e psicanalista, Andréa Naccache.

Sem nenhuma formalidade, Atala, os irmãos Campana e Nakao falam sobre suas histórias de vida, suas obras e processos de criação.

Alex Atala: chef estrela do quarto melhor restaurante do mundo.

Alex Atala é um defensor da culinária brasileira. Levou seu restaurante D.O.M. à elite da gastronomia mundial com uma cozinha que define como “simples e sustentável”, feita à base de produtos locais, entre eles ingredientes da Amazônia. Em 2012, a revista britânica Restaurant Magazine elegeu o D.O.M. como o quarto melhor restaurante do mundo.

Irmãos Campana: fascinando o mundo com suas criações

Humberto Campana e Fernando Campana figuram ao lado dos mais grandiosos nomes de design no mundo. São os únicos brasileiros com peças no acervo do MoMA, em Nova Iorque, e no Museu de Artes Decorativas de Paris. Eles resgatam em suas peças as mãos dos artesãos: destroem, constroem, tecem, retecem, juntam, misturam uma gama variada de materiais e dão forma a obras únicas.

Jum Nakao revela os bastidores de seu processo criativo

Já o estilista e diretor de criação Jum Nakao costura o imprevisível. Em 2004, fez história no São Paulo Fashion Week, com um desfile-perfomance, onde modelos com perucas de bonecos “playmobil” rasgaram suas roupas perante o público. Participou de dezenas de exposições de arte pelo mundo, com destaque para o Festival Bienal de Artes da Nova Zelândia, Museu da Moda da Cidade de Paris, Museu de Arte Contemporânea de Tokyo e o Festival della Creatività, em Firenze. Recentemente, Jum fez o figurino da apresentação do Rio de Janeiro na Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas de Londres.

Criatividade Brasileira reúne ainda outros 30 estudiosos ou protagonistas da criatividade brasileira, em entrevistas ou debates abertos, trazendo contribuições dos universos da música, da televisão, do cinema, da publicidade, das artes plásticas, da educação para a criatividade, da economia, da tecnologia, da psicologia e da psicanálise.

“O livro envolve o leitor nas crises e contradições das conversas que discutem, de perto, a emoção e a responsabilidade de renovar o mundo com as próprias mãos”, explica Andréa, que teve a colaboração da publicitária Ana Carmen Longobardi para compor a obra.

O livro contém entrevistas ou depoimentos de:

  • Ana Carmen Longobardi
  • Alceu Baptistão
  • Charles Watson
  • Elenice Lobo e Gilson Domingues
  • Fernando Cocchiarale
  • João Marcello Bôscoli
  • Paula Dib
  • Paulo Borges
  • Reinaldo Pamponet
  • Ricardo Guimarães
  • Rico Lins
  • Roberta Cosulich
  • Stephen Rimmer

 

0Shares