Jum Nakao desenha o stand do Senac

Senac Editoras homenageia a moda na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Com mais de mil títulos expostos, estande inova com projeto exclusivo do estilista Jum Nakao, que criou uma passarela no espaço e faz um convite ao prazer da leitura. Há ainda importantes lançamentos nos segmentos de moda, gastronomia, ciências humanas, cultura, comunicação e artes e meio ambiente

Formado pela união das editoras Editora Senac São Paulo, Senac Rio, Editora Senac Distrito Federal e Senac Nacional, o selo Senac Editoras participa da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, entre os dias 9 e 19 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. A expectativa é de que o selo obtenha um crescimento de 15% nas vendas em relação aos anos anteriores. Importante vitrine da produção nacional, o evento é também uma oportunidade de negócios, já que conta com a participação de boa parte dos profissionais do setor.

Durante a feira, serão lançadas 40 obras e todos os livros serão comercializados com 30% de desconto. Entre eles, alguns que discorrem sobre temas homenageados do evento: O Brasil best-seller de Jorge Amado – literatura e identidade nacional, da antropóloga Ilana Goldestein; Tarsila do Amaral – a modernista, da especialista Nádia Glotlib; Ponto Chic – um bar na história de São Paulo, do jornalista Angelo Iacocca, que mostra a trajetória do emblemático estabelecimento aberto em 1922, em plena Semana de Arte Moderna. Além disso, a cada dia, quatro títulos estarão disponíveis com 40% de desconto.

A cada edição da Bienal, o Senac, por meio de suas editoras, prestigia uma área de conhecimento na qual atua. Este ano, o estande de 204 metros quadrados destaca a moda, remetendo a uma das principais áreas de atuação da instituição. Para criar um ambiente que aproxime o leitor do tema, as editoras convidaram o renomado estilista Jum Nakao, como idealizador do projeto. Nakao combinou a ambientação das passarelas ao clima das praças de leitura, concebendo literalmente a própria passarela e uma arquibancada de desfiles dentro do estande. No lugar de modelos, manequins com trabalhos dos alunos de estilismo e modelagem do Centro Universitário Senac ficarão expostos ao público, além de trabalhos dos alunos do Senac Ceará, feitos a partir de orientações de Jum Nakao. O visitante também poderá usufruir do contato com a leitura nos degraus dessa arquibancada. Essa é a primeira vez que um estilista elabora um estande em bienais do livro.

 

Projeto de Jum Nakao para o stand da Editora SENAC na Bienal do Livro

Serão apresentados lançamentos, nesse segmento, que abordam desde assuntos técnicos até a relação da moda com a história e a sustentabilidade.  A área conta com cerca de 80 livros em catálogo, ou, 7% do total de livros editados. Em 17 anos de existência, o selo Senac Editoras vendeu aproximadamente 400 mil exemplares do segmento, com crescimento de 39% em 2011 (em comparação a 2010).  Nos últimos cinco anos (entre 2006 e 2011), as vendas aumentaram 143%. Para 2012, a previsão é que a área venda 50% a mais, em relação a 2011.

No catálogo de autores constam nomes como os do estilista Jum Nakao, das jornalistas Lilian Pacce, Márcia Disitzer, Maria Emilia Kubrusly, Dinah Bueno Pezzolo e Gloria Kalil, dos sociólogos Daniel Roche e Diana Krane, da psicanalista Pascale Navarri, da estilista Stefania Rosa, além do consultor de artesanato têxtil e design Renato Imbroisi.

Repararam na novo logo do Senac?

Ler está na moda

Entre os destaques para essa edição, estão títulos que abordam aspectos essenciais para atuação no segmento, como Moda em 360 graus – design, matéria-prima e produção para o mercado global, da consultora Ilce Liger. O livro detecta os entraves à atividade das empresas no país e mostra o que é necessário para uma boa gestão. Ilce apresenta também as peculiaridades de algumas áreas como vestuário, calçados e joias. A autora, que morou em Milão por mais de 15 anos e hoje reside em Salvador, vem a São Paulo para uma sessão de autógrafos no estande, no dia 12 de agosto, domingo, às 11 horas.

Poucos são os manuais de referências históricas na área de moda, e para ajudar a preencher esta lacuna, será lançado o livro Como compreender a moda – guia rápido para entender estilos. Em formato pocket, escrito pela pesquisadora e ex-estilista da BBC, Fiona Ffoulkes, é dividido de forma a facilitar a busca por vários itens desse universo: história, materiais e técnicas, tipos de trajes, cabelo e maquiagem e estilistas e grifes. A autora identifica as tendências dos últimos séculos e mostra como estão relacionadas com estilos contemporâneos. Outra importante obra é Alfaiataria – modelagem plana masculina, da estilista brasiliense Stefania Rosa, que mostra um método seguro que possibilita qualidade na confecção do vestuário masculino.

No segmento beleza, há ainda uma novidade que remonta a história dos perfumes, A arte dos perfumes – colônias, óleos, sabonetes, sais de banho, velas…, de Nicolas de Barry, considerado um dos maiores perfumistas da atualidade. O livro resgata a essência da perfumaria, de maneira simples, e traz sutilizas como o hábito de perfumar lenços. Apresenta também 50 receitas que o leitor pode fazer sozinho, como perfumes, sabonetes, óleos capilares ou velas

Gastronomia

Com 54 prêmios Gourmand Cookbook Awards e 220 títulos em catálogo, o Senac Editoras é referência no segmento da literatura gastronômica ao publicar livros de receitas e temas de vanguarda que fazem a relação da culinária com antropologia, sociologia e filosofia, por isso, não podia deixar de contemplar obras do gênero para o evento. São 16 lançamentos que abordam desde a relação da comida com a saúde até a origem de pratos reconhecidos no mundo inteiro, como a pizza e o hambúrguer. A Cozinha da saúde, por exemplo, do estrelado chefe Ferran Adrià e do médico Valentin Fuster, considerado um dos maiores especialistas em aterosclerose do mundo, mostra que ter alimentação e estilo de vida saudáveis não contradizem o conceito de comer com prazer. Na mesma linha, Saúde em jogo: dicas e receitas para o homem inteligente, da chefe Flavia Quaresma e da nutróloga Jane Corona, mostra como o público masculino pode valer-se de uma alimentação capaz de reduzir manifestações do envelhecimento e prevenir doenças. Ainda sobre o tema, o francês Alain Ducasse publica, pela primeira vez no Brasil, um de seus clássicos Natural – simples, saudável e saboroso (sobremesas), no qual, apresenta 85 receitas de doces, que não levam açúcar refinado, escuro ou adoçantes químicos, Ducasse ensina como fazer doces leves e deliciosos, com o uso de mel, frutas e xaropes.

Há também títulos com receitas de chocolates diversos, pães, petits gateaux, todos da École Lenôtre, a mais importante escola francesa de gastronomia, que já conta com uma longa parceria com o Senac São Paulo na área educacional e, agora, sela a parceria também do segmento editorial. Dois guias também fazem parte das novidades: Minidicionário de enologia em seis Idiomas e Brasil sabor Brasília – segredos dos chefs 2012. O primeiro, de Roberta Malta Saldanha, reúne mais de 600 verbetes de termos enológicos, com suas respectivas definições, seguidos de suas versões para inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. O segundo título apresenta mais de 80 receitas inéditas, oferecidas pelos restaurantes que participam do Festival Gastronômico de Brasília, o que demonstra a diversidade e a riqueza de sabor que caracterizam a culinária do Distrito Federal.

Os livros de gastronomia do selo Senac Editoras já venderam mais de 800 mil exemplares, apresentando um crescimento de 24% em 2011. Somente nos últimos cinco anos, as vendas subiram 107%. A produção de títulos da área acompanhou essa evolução: foram lançados 33% mais livros em comparação com o período entre 2010 e 2011. Hoje, o segmento representa 11% das vendas do catálogo Senac Editoras e 20% dos lançamentos anuais. Para 2012, a expectativa é publicar 40% mais títulos que nos anos anteriores.

Senac Editoras no Cozinhando com Palavras

Pela segunda vez, as editoras Senac contam com autores no espaço oficial da feira, Cozinhando com Palavras, com curadoria do editor e jornalista André Boccato. A arena vai levar ao Anhembi chefes e especialistas que discorrem sobre o viés literário da gastronomia. Este ano, o espaço conta novamente com o apoio educacional do Senac São Paulo. Uma brigada de alunos de gastronomia dos três campi – localizados nas cidades de São Paulo, Campos do Jordão e Águas de São Pedro – auxiliará os chefes na execução das receitas, durante todos os dias do evento.

Como em 2010, importantes autores do selo Senac Editoras participarão das mesas, entre eles: Raul Lody, antropólogo que aborda a importância do coco como ingrediente nacional; Chakall, chefe argentino reconhecido por seus turbantes coloridos, debate sobre o mercado internacional de livros de gastronomia, ao lado da gerente e publisher da  Editora Senac São Paulo, Jeane Passos Santana, entre  outros importantes nomes do mercado editorial; Jane Corona  e Flávia Quaresma, nutróloga e chefe, respectivamente, falam sobre a alimentação e saúde;  as banqueteiras Flavia Calixto, Taissa Calixto e Roberta Vianna abordam o ofício, ao lado de Neka Menna Barreto e outros nomes da arte do receber.

Uma nova marca

O Senac, referência em educação profissional em todo o Brasil, renova sua identidade visual e adota nova logo. A mudança reforça o compromisso da Instituição com a qualidade. Mesmo buscando atender às diferentes demandas do mercado de trabalho de acordo com a realidade de cada região, o Senac assegura a excelência de seus serviços e produtos em todo o território nacional.

Para marcar oficialmente essa transformação, haverá um coquetel para convidados no estande Senac Editoras, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, dia 9 de agosto, dia da abertura do evento. O espaço contará com o novo símbolo.

Durante o processo de criação da nova logo, pesquisas feitas com alunos e empregados da instituição em diferentes estados revelaram que o Senac é reconhecido como uma instituição que pensa no ensino do futuro e inova pela transformação do Brasil.

A partir daí, o conceito de inovação permeou todo o desenvolvimento da nova identidade visual. “A logomarca traz um avião de papel estilizado formado pela junção de triângulos que, como uma seta, aponta em direção ao novo, ao futuro. A educação profissional é o veículo dessa transformação de vidas, possibilitando a ascensão pessoal e profissional dos brasileiros, que acompanham a trajetória de sucesso econômico e social do país”, afirma Sidney da Silva Cunha, diretor-geral do Senac Nacional.

O desenho segue tendência mundial, no mercado publicitário, de evitar o formato quadrado em logomarcas por sugerir rigidez e baixa mobilidade. A representação da marca Senac seguia esse modelo, o que não condiz com o posicionamento da instituição. Por isso, a opção por um desenho atual, moderno, que representa inovação e tem, também, flexibilidade quando associado a outras marcas.

As mudanças serão gradativas, e os 27 regionais (um em cada estado brasileiro e no Distrito Federal) terão até março de 2013 para atualizar seus materiais e suas sinalizações, assim como as editoras Editora Senac São Paulo, Senac Rio, Editora Senac Distrito Federal e Senac Nacional, que também contarão com a mesma logo.

O estande Senac Editoras está localizado entre as ruas K e L – em frente ao Salão de Ideias – estande K70, pavilhão de exposições do Anhembi.

 

Senac Editoras na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Localização: entre as Ruas K e L – em frente ao Salão de Ideias – estande K70 Anhembi São Paulo SP (condução gratuita da estação Tietê do Metrô)

 

0Shares