Depois de ganhar uma importante retrospectiva no Centro Cultural Banco do Brasil, Takashi Miike estreia pra valer em circuito comercial no Brasil, com 13 Assassinos, um jidaigueki (filme de samurai) como há muito não se via.
Os tempos de paz no Japão feudal são ameaçados pela ascensão ao poder do sanguinário e cruel Lorde Naritsugu. Acima da lei por ser irmão do Shogun, o sádico e jovem Lorde estupra e mata ao seu inteiro capricho.

Afligido pelos assassinatos do Lorde, o top oficial Shogun Sir Doi secretamente convida o estimado samurai Shinzaemon Shimada para assassinar o malvado Naritsugu. Indignado pelos atos vis do Lorde Naritsugu, o nobre Shinzaemon aceita de bom grado a missão perigosa.
Shinzaemon reúne um grupo de elite de samurais, cada um com sua própria habilidade mortal, incluindo seu sobrinho viciado em jogos Shinrokuro e o dedicado ronin Hirayama. Juntos, eles tramam para emboscar o Lorde Naritsugu em sua jornada anual para casa a partir de Edo. O samurai corajoso sabe que é uma missão suicida, porque o Lorde está extremamente bem protegido por uma comitiva letal liderada pelo cruel Hanbei, inimigo de longa data de Shinzaemon.

Após semanas de treinamento e preparação, Shinzaemon e seu samurai partem furtivamente através das montanhas. Durante a sua perigosa jornada, eles recrutam um homem jovem e selvagem que habita as montanhas chamado Koyata. O grupo de samurais altamente qualificados e treinados o levam até uma pequena vila, transformando-o em uma armadilha mortal e intringante para o Lorde Naritsugu.
Mas quando o Lorde finalmente chega, Shinzaemon e seu leal samurai descobrem que estão em menor número, sendo 15 contra 1. O dia finalmente chegou para os nossos 13 assassinos, que sem medo de enfrentar a morte em um confronto sangrento, seguem para uma batalha monumental de explosões de fogo, chuva de flechas e choque de espadas.

COMENTÁRIOS DO DIRETOR TAKASHI MIIKE SOBRE O FILME
ESPADA + AMOR
As cenas de combate de espada são sobre o amor. Sem amor fraternal, não poderíamos filmar tais cenas violentas de luta de espadas. É claro que eu trabalhei com um coreógrafo de lutas para cada cena. Isso também é chamado de AMOR … Os sets foram conquistados pelo espírito de luta entre os atores. Mas os sets foram criados de maneira a ter garantida a segurança dos atores. É desnecessário dizer que tudo isso foi possível devido ao nosso muito talentoso diretor de arte e sua equipe maravilhosa.

YAMAGATA
Eu amo a comida de Yamagata, onde o tiroteio ocorreu. Simplesmente comer é sempre o melhor. A locação não era prática, mas foi bem combinado com o cenário. Eu amei o set ao ar livre que encontramos e re-criaamos.
SANGUE E VIOLÊNCIA
O planejamento da quantidade de sangue e violência em um filme só pode ser decidido por inevitabilidade.
REMAKE
Para qualquer filme que eu faço, eu nunca vejo filmes semelhantes para referência. A coisa mais importante sobre refazer um filme clássico é o quanto você respeita o filme original. Não me preocupei em colocar a minha própria marca no remake desde que respeitado o filme original. Eu nunca tentei impor a minha personalidade em um filme. Minha filosofia como diretor sempre foi deixar de lado o meu ego e só gostar de fazer o filme.
JIDAIGEKI
Não há nenhuma prova histórica que comprove esta batalha lendária em 13 ASSASSINOS (13 Assassins). No entanto, eu acredito que é verdade que os samurais não temes arriscar suas próprias vida, e que ele lutaram contra seus inimigos, independentemente de quantos eram. O prazer de fazer um filme Jidaigeki (samurai drama de época) é que os personagens podem alcançar seu objetivos em apenas uma noite -o que levaria 100 dias em uma história contemporânea … Eu sempre procuro temas universais ao fazer um filme de Jidaigeki. Amor gera vingança e justiça gera violência.
SOM + MÚSICA
Eu tenho trabalhado com a mesma equipe de som em vários filmes. A equipe entende muito bem o meu objetivo quando vêem o filme editado. Mesmo que haja mal-entendidos, isso só traz algo de novo para o filme … eu tenho trabalhado com o compositor Koji Endo por mais de 10 anos. Ele é um gênio quando se trata de ouvir o que o filme precisa.
CGI – computação gráfica
Assim como a equipe de som, eu costumo trabalhar com a mesma equipe de CGI (computação gráfica). Eu dou instruções muito detalhadas, mas a equipe entende o meu gosto básico, mesmo que eu não tenha dito. Com a CGI, eu não crio coisas que não são possíveis de criar na realidade. Eu só crio coisas reais que simplesmente parecem melhor quando são criados com CGI.
PESADELO
Não só para este filme, mas eu sempre desejei que não existisse essa coisa chamada de despertador. Se eu estou atrasado, eu culpo quem inventou a função soneca.
VÍCIO
Eu amo o ato de fotografar em si e estou sempre buscando algo em que eu possa estar absolutamente absorvido. É como um vício.
SELVAGEM
Posso até estar perseguindo um sonho que eu nunca possa realizar. Eu encontro liberdade criativa através de projetos de baixo orçamento. Eu procuro ainda mais liberdade através da experiência de fazer filmes como 13 ASSASSINOS (13 Assassins). E eu acho que é hora de ser selvagem mais uma vez.
A fotografia principal de 13 ASSASSINOS (13 Assassins) foi realizada no verão de 2009 em um grande set de filmagem em Tsuruoka na Prefeitura de Yamagata, no norte do Japão. O filme é um remake do filme de Eichi Kudo, de 1963, em preto e branco com o mesmo nome, chamado em japonês de JÛSAN-NIN NO SHIKAKU. 13 ASSASSINOS (13 Assassins) teve produção executiva de Toshiaki Nakazawa (produtor de “A Partida”(Departures) de 2009 e Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro) pela Sedic International do Japão, de Jeremy Thomas (o filme de Bernardo Bertolucci, “O Último Imperador”(The Last Emperor), o filme de Nagisa MERRY Oshima “Feliz Natal, Mr Lawrence”(Christmas Mr Lawrence), “Brother – A Mafia Japonesa Yakuza Em Los Angeles”(Brother) Takeshi Kitano para a Recorded Picture Company (Reino Unido), e Takashi Hirajo da TV do Japão Asahi Corporation. Nakazawa já trabalhou com o director Miike em “Sukiyaki Western Django”(Sukiyaki Western Django), “Andromedia” (Andromedia), “Demon Yakuza”(Demon Yakuza)e“The Bird People In China”(The Bird People In China).
TAKASHI MIIKE – Diretor

Takashi Miike tornou-se sinônimo com a promessa de uma experiência única na tela, independentemente do gênero. Altamente prolífico, Miike já tem mais de 80 filmes desde que fez sua estréia como diretor no início dos anos 90.
Filmes que marcaram a carreira ilustre do director Miike incluem: “Audition”(Audition), “O Assassino”(Ichi The Killer), “One Missed Call”(One Missed Call), “The Great Yokai War”(The Great Yokai War), “The City Of Lost Souls”(The City Of Lost Souls), “Visitor Q”(Visitor Q), “Graveyard Of Honor”(Graveyard Of Honor), “Sukiyaki Western Django”(Sukiyaki Western Django), “Yatterman”(Yatterman), os filmes “Crows Zero”(Crows Zero) e ainda a trilogia yakuza “Morrer ou Viver”(Dead Or Alive).
Embora seus filmes são frequentemente associados ao humor negro, violência inventiva e estilo audacioso, Miike tem mostrado sua versatilidade em outros gêneros: em filmes infantis como “Zebraman”(Zebraman), dramas sensíveis (“The Bird People In China”-The Bird People In China), peças de época (“Sabu”-Sabu) e até mesmo um musical de terror chamado “The Happiness Of The Katakuris”(The Happiness Of The Katakuris).
Nascido em 1960 perto de Osaka, Miike nutria uma paixão por motos de corrida e um desprezo pelos acadêmicos durante o seu crescimento. Ele frequentou a Escola Profissional de Yokohama Broadcast e Cinema e, em seguida, trabalhou por quase uma década na televisão. Miike se tornou assistente de direção no filme para diretores como Shohei Imamura e Onchi Hideo, e do boom do “V-Cinema” do Japão (direto para vídeo) no início dos anos 90, que ajudou a sua ruptura em dirigir seus próprios filmes. Durante anos, ele alternava entre o V-Cinema e as produções de maior orçamento.
Em 2005, Miike dirigiu “Demond Pond”(Demond Pond), uma peça de teatro no estilo Kabuki. Miike também, ocasionalmente, apareceu como ator em seus filmes, assim como em “Hostel” (Hostel) de Eli Roth, de forma notável.
Filmografia Selecionada
- 2011 – “Harakiri” (Ichimei)
- 2010 – “13 Assassinos” -(13 Assassins)
- 2010 – “Zebraman 2: Attack On Zebra City” -(Zebraman 2: Attack On Zebra City)
- 2009 – “Crows Zero Ii” -(Crows Zero Ii)
- 2009 – “Yatterman” -(Yatterman)
- 2008 – “God’s Puzzle” -(God’s Puzzle)
- 2008 – “Crows Zero” -(Crows Zero)
- 2007 – “Detective Story” -(Detective Story)
- 2007 – “Sukiyaki Western Django” -(Sukiyaki Western Django)
- 2007 – “Like A Dragon” -(Like A Dragon)
- 2006 – “Sun Scarred”, também conhecido como “Scars Of The Sun” -(Sun Scarred -Aka Scars Of The Sun)
- 2006 – “Imprint” -para a série “Masters of Horror”– (Imprint for the series “Masters of Horror”)
- 2006 – “Waru” -(Waru)
- 2006 – “Big Bang Love, Juvenile A”-(Big Bang Love, Juvenile A)
- 2005 -“A Grande Guerra Yokai” – (The Great Yokai War)
- 2004 – “Izo” -(Izo)
- 2004 – “3 … Extremos – segmento Box” – (Three Extremes -“Box” segment)
- 2004 – “Zebraman” -(Zebraman)
- 2003 – “Uma Chamada Perdida” – (One Missed Call)
- 2003 -“Yakuza Demon – também conhecido como Kikoku”-(Yakuza Demon -Aka Kikoku)
- 2003 – “A Última Vida No Universo” – (Yakuza Horror Theater -Aka Gozu)
- 2003 – “The Man In White” – (The Man In White)
- 2002 – “Violent Fire – também conhecido como Deadly Outlaw: Rekka” – (Violent Fire -Aka Deadly Outlaw: Rekka)
- 2002 – “Graveyard Of Honor” -(Graveyard Of Honor)
- 2002 – “Sabu” – (Sabu)
- 2002 – ““Morrer Ou Viver” -Final” – (Dead Or Alive: Final)
- 2001 – “The Happiness Of The Katakuris” – (The Happiness Of The Katakuris)
- 2001 – “Ichi O Assassino” – (Ichi The Killer)
- 2001 – “Visitor Q+” – (Visitor Q+)
- 2000 – ““Morrer Ou Viver 2” – (Dead Or Alive 2)
- 2000 – “The City Of Lost Souls” – (The City Of Lost Souls)
- 2000 – “Multiple Personality Detective Psycho” (Multiple Personality Detective Psycho)(minissérie para a TV)
- 1999 – “White Collar Worker Kintaro” (White Collar Worker Kintaro)
- 1999 – “Morrer Ou Viver” (Dead Or Alive)
- 1999 – “Anjo Ou Demônio” -(Audition)
- 1999 – “Ley Lines” (Ley Lines)
- 1998 – “Young Thugs – Nostalgia” – (Young Thugs – Nostalgia)
- 1998 – “Androromedia” -(Androromedia)
- 1998 – “Blues Harp” – (Blues Harp)
- 1998 – “The Bird People In China” – (The Bird People In China)
- 1997 – “Full Metal Yakuza” – (Full Metal Yakuza)
- 1997 – “Rainy Dog” – (Rainy Dog)
- 1997 – “Young Thugs: Innocent Blood” – (Young Thugs: Innocent Blood)
- 1996 – “Fudoh: The New Generation” – (Fudoh: The New Generation)
- 1996 – “The Way To Fight” – (The Way To Fight)
- 1995 – “Shinjuku Triad Society – também conhecido como Chinese Mafia War” – (Shinjuku Triad Society )
- 1995 – “The Third Gangster” – (The Third Gangster)
- 1994 – “Shinjuku Outlaw” – (Shinjuku Outlaw)
- 1993 – “Bodyguard Kiba” – (Bodyguard Kiba)
- 1992 – “A Human Murder Weapon” – (A Human Murder Weapon)
SOBRE O ELENCO
KOJI YAKUSHO como Shinzaemon Shimada
Koji Yakusho é reconhecido como um dos melhores atores do cinema japonês da atualidade após ter recebido vários elogios por seus papéis tanto no cinema japonês quanto em produções internacionais, como por exemplo por sua atuação no filme do diretor Alejandro Gonzalez Inarritu “Babel” (Babel), no filme de Rob Marshall “Memórias de uma Gueixa” (Memoirs of a Geisha) e finalmente no filme do diretor Francois Girard intitulado “Paixão Proibida”(Silk).
Yakusho vem colaborando freqüentemente com o diretor Kiyoshi Kurosawa, tendo aparecido em vários dos seus filmes como por exemplo em: “Tokyo Sonata”(Tokyo Sonata), “Vítima De Uma Alucinação”(Retribution -Sakebi), “Viagem Ao Outro Lado do Sol”(Doppelganger), “Quarto do Medo”(Séance), “Charisma”(Charisma), “License to Live”(License to Live)e “A Cura”(Cure). Ele também apareceu em vários outros filmes do diretor Masato Harada, como por exemplo: “A Escolha de Hercules”(The Choice Of Hercules), “Spellbound – Jubaku” (Spellbound -Jubaku), “Kamikaze Taxi”(Kamikaze Taxi)e“Bounce Ko-Gals”(Bounce Ko-Gals).
Nascido no ano de 1956 perto da cidade de Nagasaki no Japão, Yakusho começou sua carreira no teatro e na televisão no começo dos anos 80. Ele foi apresentado para o público internacional com seus papéis nos filmes do cinema japonês agora chamados de clássicos como no filme de Shohei Imamura chamado “A Enguia”(The Eel -Unagi), no filme do diretor Masayuki Suo intitulado “Dança Comigo?”(Shall We Dance?) e ainda no filme do diretor Juzo Itami chamado “Tampopo – Os Brutos Também Comem Spaghetti”(Tampopo).
Outros créditos em cinema de Yakusho incluem o filme do diretor Tetsuya Nakashima intitulado “Paco and the Magical Book”(Paco and the Magical Book), “Walking My Life” (Walking My Life) de Satoshi Isaka, o filme de Masayuki Suo “I Just Didn’t Do It”(I Just Didn’t Do It), “Suite Dreams -The Uchoten Hotel”(Suite Dreams -The Uchoten Hotel) do diretor Koki Mitani, o filme de Shinji Higuchi chamado “Lorelei”(Lorelei), “The Hunter and the Hunted”(The Hunter And The Hunted) do diretor Izuru Narushima, o filme de Mamoru Hoshi intitulado “Escola do Riso”(Univeristy Of Laughs), o filme do diretor Kon Ichikawa “Dora-Heita”(Dora-Heita), o filme de Imaura chamado “Água Quente Sob Uma Ponte Vermelha”(Warm Water Under a Red Bridge), “Kizuna”(Kizuna) de Kichitaro Negishi, os filmes do director Shinji Aoyama “Eureka”(Eureka)e“Lakeside Murder Case”(Lakeside Murder Case), o filme do diretor Yoshimitsu Morita intitulado “Lost Paradise – Shitsurakuren”(Lost Paradise -Shitsurakuren) e o filme de Toshio Goto chamado “Under Aurora”(Under Aurora).
Yakusho fez sua estréia na direção no ano de 2009 com o filme “Toad’s Oil”(Toad’s Oil), no qual ele também atuou. Yakusho poderá ser visto muito em breve no filme do director Shigemichi Sugita chamado “The Last Ronin”(The Last Ronin).
FICHA TÉCNICA
- Título: 13 Assassinos
- Título original: Jûsan-Nin No Shikaku | 13 Assassins
- Gênero: Ação | Drama
- País: Japão Ano: 2010
- Formato: Cor
- Duração: 126 minutos
- Direção: Takashi Miike
- Roteiro: Daisuke Tengan, baseado na história original de Shoichirou Ikemiya
- Produção: Michihiko Umezawa (TV Asahi Corporation), Minami Ichikawa (Toho Co., Ltd), Toichiro Shiraishi (Dentsu Inc.), Takahiro Ohno (Sedic Deux Inc.), Hirotsugu Yoshida (Sedic Deux Inc.), Shigeji Maeda (Rakueisha Co., Ltd)
- Casting: Yuriko Kitada Co-Produtores: Kazuomi Suzaki (TV Asahi Corporation), Hisashi Usui (Toho Co., Ltd)
- Produtores de CGI: Misako Saka
- Line Producers: Toshiki Komatsu, Tatsuya Mukai
- Gerente de Produção: Shinya Zenda Produtor Executivo: Toshiaki Nakazawa (Sedic International Inc. -Japão), Jeremy Thomas (Empresa responsável pela gravação do filme – Reino Unido), Takashi Hirajo (TV Asahi Corporation -Japão)
- Diretores Assistentes: Kimiyoshi Adachi, Takuma Yoshimi
- Figurino: Kazuhiro Sawataishi
- Direção de Arte: Yuji Hayashida Edição: Kenji Yamashita
- Trilha Sonora: Koji Endo
- Decoração do Set: Akira Sakamoto, Osamu Kubota
- Gravação do Som: Jun Nakamura
- Efeitos Sonoros: Kenji Shibazaki
- Designer dos Personagens: Isao Tsuge
- Designer de Iluminação: Yoshimi Watabe
- Cinematografia: Nobuyasu Kita
- Distribuição: Vinny Filmes
Assista aqui o trailler oficial.
E olha o presentão !!! Aqui você pode fazer download do catálogo da Mostra Takashi Miike, realizado no CCBB.
Veja aqui a matéria sobre Sukiyaki Western Django !