Verão de Clássicos na Cinemateca – Últimos dias!

Harakiri (Seppuku), clássico dos clássicos na Cinemateca Brasileira.

A Cinemateca Brasileira, juntamente com a Fundação Japão e a Cinemateca da Embaixada da França realizam uma mostra de clássicos, que vai até o dia 26 de Fevereiro.

Veja programação completa, aqui.

Entre os filmes que ainda dá pra assistir, não percam Harakiri (Seppuku), que teve um remake recente, exibido na Mostra Takashi Miike (“Hara-kiri・ 一命).

Harakiri (Seppuku), de Masaky Kobayashi

Japão, 1962, 35mm, pb, 133’ | Legendas em português | Exibição em 16mm

Tatsuya Nakadai, Rentaro Mikuni, Shima Iwashita, Akira Ishihama, Tetsuro Tamba

Ambientado no Japão feudal do século XVII, durante o período Edo e o shogunato Tokugawa, o filme narra, por meio de ‘flashbacks’, a trágica história de um ex-samurai cujo senhor fora deposto, deixando-o sem condições de sustentar sua esposa doente e seu filho. Quando ele chega a uma rica propriedade onde requisita hospedagem e auxílio para que possa cometer suicídio ritual – conhecido como ‘seppuku’ no Japão e ‘harakiri’ no Ocidente –, ele descobre que o mesmo expediente tem sido usado como golpe por alguns ex-samurais. E que o último deles que tentou fazer isso ali, justamente um ex-colega seu, acabou tendo um fim terrível. Ele precisa então decidir entre levar a cabo seu plano ou colocar em curso uma sangrenta vingança. Exibida no Festival de Cannes em competição pela Palma de Ouro, esta obra-prima de Masaky Kobayashi perdeu a honraria principal para O Leopardo, de Luchino Visconti, mas conquistou o Prêmio Especial do Júri. Um dos mais populares e apreciados filmes de samurai de todos os tempos, Harakiri ganhou em 2011 uma refilmagem em 3D pelas mãos do diretor Takashi Miike, chamada Ichimei.

classificação indicativa: 14 anos

sáb 18 18h30 | ENTRADA FRANCA

Comparem os dois filmes.

Este é o clássico de Masaki Kobayashi, com atuações marcantes de Tatsuya Nakadai e Tetsuro Tamba.

E aqui, o trailler de Ichimei, filmado em 3D por Takashi Miike, considerado o Tarantino japonês.

Quem quiser conhecer mais sobre Takashi Miike, vejam estes posts anteriores, aqui .

Você ainda pode baixar o catálogo da mostra Takashi Miike aqui.

0Shares