Oniguiri

O primeiro item que desapareceu das lojas de conveniências do Japão logo após o terremoto foi o Oniguiri. O tradicional bolinho de arroz substitui uma refeição em ocasiões de emergência, é fácil de transportar e dura bem. É um item que não pode faltar em piqueniques e nas marmitas. Veja como preparar.

Usando Windows Media Player:

Querendo incrementar seu bolinho de arroz, aqui vai um upgrade.

Relatos de Lady Murasaki, poetisa e autora do monumental  Genji Monogatari  (Contos de Guenji), revelam através de seu diário (Murasaki Shikibu Nikki), que o oniguiri já era apreciado em pleno século 11. Os samurais costumavam portar os bolinhos de arroz em campos de guerra, envoltos em folhas de bambu, que ajudavam a conservá-los por mais tempo.

Fácil de preparar, o Oniguiri pode ser considerado o primeiro fast food da humanidade, sobrevivendo até os dias de hoje sem muitas alterações. Para atender a demanda, os japoneses inventaram uma máquina de fazer oniguiri.

O oniguiri não é um tipo de sushi, embora sejam muitas vezes confundido. Enquanto o oniguiri é preparado com arroz branco sem tempero, e salgado no momento em que ele é moldado com as mãos, o bolinho do sushi requer que o arroz seja temperado com vinagre próprio. O oniguiri foi uma invenção dos japoneses para tornar o arroz transportável, enquanto o sushi foi criado como uma maneira de conservar o peixe.

0Shares