Experiência Benihana

A cadeia de restaurantes Benihana abre suas extensões em Buenos Aires, e promete chegar a São Paulo ainda este ano.

O primeiro Benihana foi aberto em 1964, ano das Olimpíadas de Tokyo, e instalou-se em Nova York. Idealizado pelo lutador de luta-livre Hiroaki “Rocky” Aoki, o Benihana tem um conceito inusitado e inovador para os padrões austeros dos restaurantes japoneses. A proposta  culinária é o teppan-yaki, pratos preparados à vista dos clientes, grelhados numa chapa enorme. Mas não só isso. O chef deveria ser um show-man, manuseando a espátula eo garfo trinchante como um malabarista, e ainda fazendo palhaçadas, transformando a refeição num grande entretenimento.

O estilo caiu no gosto dos americanos. Hoje a cadeia Benihana ostenta somente nos Estados Unidos, quase 100 unidades distribuidos em 68 cidades. No mundo, está presente em 16 países. Na América do Sul, finca sua bandeira na Venezuela, Peru, Chile e Argentina.

Visitamos a unidade em Buenos Aires, que fica colado no Shopping Alto Palermo, num elegante bairro de classe média alta. Lá a atração é o Menu Executivo, a partir de 50 pesos, algo como 20 reais! Nesse pacote, está incluso o prato principal, que pode ser filé de frango, bife de chorizo ou um teriyaki steak, acompanhado de uma bebida e um sorvete Freddo de sobremesa. Com camarões, que eles chamam de Hibachi Colossal Shrimp, sai por 25 reais, preço impensável no Brasil.

Menu Executivo: sopa missoshiru, saladinha colorida, tenros cubinhos de filé mignon, acompanhado de cogumelo paris, abobrinha e cebola na chapa.

O arroz Hibachi Chicken Rice é um primor. Feito na chapa, é servido antes do preparo das carnes principais. Leva filé de peito de frango, cebola, cenoura, tudo em cubinhos, mais ovos e a fantástica manteiga de alho, adicionados ao arroz branco, na chapa. Temperada com sakê, shoyu, sal e pimenta do reino é servida na tigela, em porções e apresentação não muito elegantes, mas é saborosíssima.

Hibachi Chicken Rice: não é lá muito elegante mas é saborosíssimo.

O objetivo é mesmo descontrair, para o que vem em seguida. Carnes ou camarões são grelhados malabaristicamente, e servidos com cebola e abobrinha na chapa, com dois tipos de molho, um mais encorpado à base de missô, e outro, o ponzu, com limão e shoyu, mais apropriado para as verduras.

Opção Hibachi Colossal Shrimp: não tão colossal assim, mas vale pela festa.

Os sushis oferecidos já estão configurados no padrão ocidental, ou seja, muito cream cheese, frutinhas como abacate, kiwi e morango comparecem de montão. Mas visualmente agrada.

Apesar da padronização dos pratos, regra de sobrevivência de restaurantes de cadeia e de franquias, o resultado pode surpreender até os olhares mais céticos. A rede nos informa que este ano, muito provavelmente, irão instalar uma casa em São Paulo. Vai bombar!

Video empresarial, incluindo outros restaurantes da mesma cadeia.

E aqui, deliciem-se com a performance do chef chapeiro.

Serviço:

Benihana Buenos Aires

Esquina Arenales y Av. Coronel Diaz (Alto Palermo Shopping)

www.benihana.com.ar

Aceita todos os cartões de crédito

Mapinha:

0Shares