A mais importante premiação de livros de gastronomia do mundo, a Gourmand World Cookbook Awards comemora os seus 30 anos de existência. Criada pelo empresário da gastronomia Edouard Cointreau, da tradicional família francesa que criou o licor Cointreau e dos conhaques Rémi Martin e Frapin, a premiação surgiu em 1995. Inicialmente era focado em livros de culinária e vinhos (cookbooks / food & wine books). Com o tempo, expandiu para cobrir todo tipo de conteúdo relacionado com cultura alimentar (“food culture”) — impresso ou digital, formatos diversos.
E para comemorar os 30 anos, a Gourmand Award selecionou alguns títulos que já foram premiados em edições anteriores e que agora irão concorrer ao prêmio The Best of Best. O livro “Ramen/Lámen“, de Jo Takahashi, fotografia de Rafael Salvador, publicado pela editora JBC em 2022 foi indicado na lista comemorativa das melhores publicações dos 30 anos desta premiação e concorre à categoria “Best of Best”.
Em 2024 a premiação contou com a participação de 222 países no Gourmand Awards. O juri, formado por especialistas de vários países leva em consideração critérios como a qualidade editorial, originalidade, design, utilidade, pertinência cultural, mérito literário/fotográfico, para a qualificação final das publicações selecionadas. Também contam a relevância cultural, pesquisa, sustentabilidade, que são novos critérios que foram adicionados nos últimos anos.