Momonoki apresenta: Panorama do Cinema Japonês Contemporâneo

Mais um curso Momonoki, para você entender melhor o panorama da cultura japonesa na atualidade. O tema desta vez é o Cinema Contemporâneo Japonês, que vem despertando a atenção dos cinéfilos. A curadora do Momonoki, Piti Koshimura convidou a pesquisadora Cacau Ideguchi, que marca sua estreia nesta plataforma que consideramos hoje a mais importante na disseminação de conteúdos de qualidade sobre cultura e artes do Japão. 

Panorama do Cinema Japonês Contemporâneo: 1997 – atual

23 e 30 de maio, e 6 de junho de 2022, segundas-feiras, das 20h00 às 22h00 (horário do Brasil)
24 e 31 de maio e 7 de junho, terças-feiras, das 08h00 às 10h00 (horário do Japão)

Após o estrondoso sucesso de “Drive My Car” e seu reconhecimento internacional em festivais e no Oscar, o interesse sobre esse novo cinema japonês aumentou. Vindo de um conhecido histórico em animações e filmes de horror, os filmes contemporâneos do Japão já vinham ocupando espaço com nomes como Hirokazu Kore-eda e Naomi Kawase; agora, passa a se consolidar como um cinema de autor com diretores como Ryusuke Hamaguchi e Miwa Nishikawa despontando na nova geração. Durante o curso vamos debater os contextos históricos e estéticos que culminam no cinema feito hoje no Japão, além de aprofundar na carreira de diretores selecionados para ilustrar os conceitos teóricos apresentados.

LINK PARA SE INSCREVER NO CURSO. 
O valor do curso é de R$ 257,00 mas os seguidores Jojoscope têm 10% de desconto. Insira o cupom jojomomo10 (assim, tudo em minúsculo) na hora da inscrição. Ah,e pode ser parcelado em até 12X no cartão.
Para os interessados em participar do curso no Japão, o valor é de 5.800 ienes.
Dúvidas e mais informações podem ser esclarecidas no link acima.

A primeira parte da aula é dedicada a um breve contexto da história cinematográfica anterior ao período que será abordado (1997), com reflexões acerca da dificuldade da pesquisa e definição do que é o “contemporâneo”. A segunda parte é dedicada ao ano de 1997 e seus desdobramentos, com foco principalmente no cineasta Takeshi Kitano e seu filme Hana-Bi. Os filmes recomendados para assistir antes da aula são: “Hanabi:Fogos de Artifício” (1997) e “Zatoichi” (2003). 
Nomes referenciais quando pensamos em cinema contemporâneo japonês, Naomi Kawase e Hirokazu Kore-eda são os nomes que abordaremos nessa segunda aula. Trazendo seus históricos e jornadas, vamos analisar alguns filmes que trarão a tônica do sucesso que ambos gozam no exterior, principalmente em festivais internacionais. Filmes recomendados para este módulo: Naomi Kawase: O Segredo das Águas (2014) Sabor da Vida (2015) (Ambos estão disponíveis no stream Amazon Prime e para aluguel no Youtube.)
Hirokazu Kore-eda:  Seguindo em Frente (2008) Assunto de Família (2019): (Disponível para aluguel no Youtube)

 

Na última aula será feita uma reflexão do cinema japonês de hoje, focando em dois diretores muito referenciados nos últimos três anos: Miwa Nishikawa e Ryusuke Hamaguchi. Veremos o que têm em comum e no que se diferenciam da geração anterior a eles e como seus filmes podem – ou não – indicar o que vem pela frente dentro da indústria cinematográfica japonesa. Filmes recomendados para este módulo: Miwa Nishikawa: The Long Excuse  (2016) e Under the Open Sky  (2021) e de Ryusuke Hamaguchi  2021): Drive My Car (2021 Disponível no stream MUBI) e Roda da Fortuna (2021). 

 

Veja o trailer de alguns dos filmes recomendados:

0Shares