Sukiyaki do Bem 2021: pratique sua arte de viver

Ikigai (生き甲斐)é uma palavra japonesa que está sendo muito valorizada durante a pandemia. Significa “o sentido da vida”, ou “razão para viver”. A palavra ficou famosa depois que o engenheiro de software espanhol Héctor Garcia, juntamente com o escritor Frances Miralles, lançaram o livro Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz (disponível no Brasil em versão Ebook Kindle, e em papel publicado pela editora Intrínseca). Garcia residiu no Japão por mais de uma década e já era fascinado pela cultura nipônica, mas quis ir mais a fundo e juntamente com Miralles, vão até Okinawa, a ilha que fica ao sul do Japão, conhecida por suas belezas naturais mas especialmente pela sua população centenária. Lá, reuniram dados sobre os hábitos e rotinas do povo okinawano, para chegar à conclusão de que corpo e mente saudável, com foco nos valores da vida fazem a pessoa mais feliz. Parece simples, mas os autores decodificam essa equação com listas, tabelas e algumas ilustrações, até com um toque científico, mostrando o mecanismo do que seria o ikigai, e porque ele proporciona a longevidade. Mas tudo de forma leve, sem imposições. 

Logo de identidade visual do projeto criado pela designer Flavia Sakai

A ceramista Hideko Honma adotou esta palavra para o tema do seu Sukiyaki do Bem, que neste ano de 2021, completa 15 anos. Hideko traduziu Ikigai, como Arte de Viver. Uma trascriação poética, que só uma artista com muita sensibilidade poderia produzir. Considerado por muitos como um evento que alimenta o otimismo e agrega valores, como a solidariedade, o Sukiyaki do Bem era tradicionalmente realizado em hotéis de luxo, para um público de aproximadamente 350 pessoas. Em 2020, devido à pandemia e o isolamento, o evento mudou sua configuração, e adotou o esquema remoto, onde o público recebe um kit para montar a sua refeição especial.  

A ceramista Hideko Honma troca ideias com a chef Telma Shiraishi, embaixadora da boa vontade para a culinária japonesa no Brasil. (foto: Rafael Salvador)

Assim, o Sukiyaki do Bem será realizado, novamente, no formato de uma seleção especial de comidas, bebidas e peças de cerâmica, que serão entregues na casa de quem adquirir esse conjunto. Foram colocadas à venda 500 unidades, e os recursos arrecadados serão doados a duas entidades beneficentes. 

Até 2019, o Sukiyaki do Bem era realizado no formato de um jantar com receitas exclusivas, elaboradas por chefs convidados, apresentações culturais e exposição de peças dos alunos do atelier de Hideko. Uma das principais características desse evento, e que é o motivo de tanto sucesso, é que ele une a boa gastronomia e a beleza da cerâmica, provocando múltiplas sensações. Esse conceito permanece no novo formato de entrega em casa. Prova disso é que no ano passado todas as unidades colocadas à venda se esgotaram.

O Sukiyaki do Bem 2021 Ikigai – A arte de viver terá: domburi (tigela grande) e hashioki (descanso para hashi) de cerâmica, assinados por Hideko Honma; ingredientes pré-prontos para o preparo do Ramen Ikigai, elaborado pelos chefs do restaurante Jojo Ramen; petit four do chef Bertrand Busquet, oferecido pela Callebault; sobremesa do chef patissier Cesar Yukio; Awamori destilado apresentado pela sommelière Yasmin Yonashiro e oferecido pela Japan External Trade Organization (Jetro) e pela Nippon Bebidas (frasco com 110 ml) ; água tônica Riverside, para preparar um coquetel com o Awamori; e um livro Hideko Honma, que traz a trajetória e belas fotografias das obras da ceramista. 

Esses itens virão acondicionados em nichos, dentro de uma bolsa reutilizável. Todo lucro líquido obtido com a venda da seleção Sukiyaki do Bem 2021 será direcionado para o Movimento Água no Feijão e para a Assistência Social Dom José Gaspar – Ikoi no Sono.

Valor, entrega e sorteio de presentes
A seleção Sukiyaki do Bem 2021 custa R$ 500,00 a unidade e está à venda pelo site quicklytravel.com.br/sukiyakidobem. As entregas serão feitas entre os dias 9 e 18 de setembro, sempre às sextas, sábados e domingos. O horário da entrega será das 15h às 21h.

Serão sorteados, ainda, entre os compradores, dez vagas para uma oficina de cerâmica no atelier de Hideko Honma e dez gravuras do artista japonês radicado no Brasil Kazuo Wakabayashi.

Descrição dos itens da seleção Sukiyaki do Bem 2021 – A Arte de Viver

Ingredientes para montar o seu Sukiyaki do Bem em casa Foto: Rafael Salvador

Domburi Ikigai e hashioki: peças de cerâmica (tigela grande e descanso para hashi) assinadas por Hideko Honma. A domburi lembra a união das mãos, que acolhem o alimento para quem irá recebê-lo.

Domburi especialmente produzido por Hideko Honma, estará acompanhando cada kit. Foto: Rafael Salvador

Ramen Ikigai: inspirado no sukiyaki e em Okinawa, o prato foi criado pelo ramen master Takeshi Koitani e pelos chefs Thyago Anasawa e Jana Costa, do Jojo Ramen. Tem caldo composto de porco, frango e dashi: é delicado e, ao mesmo tempo, potente. O macarrão é temomi (ondulado) e mais leve, no estilo Kitakata. O destaque é o Rafute, barriga de porco cozida, típica de Okinawa,  cozinhado por longas horas em um caldo com Awamori (bebida regional). Para completar, o ramen vem com costela suína, minimilho, quiabo grelhado, cogumelo enoki, cebolinha naganegui e abóbora defumada. De acompanhamento, há espinafre horenso e gengibre agridoce (gari shoga).

Ramen Ikigai empratado ! Foto: Rafael Salvador

Awamori: oferecido pela Japan External Trade Organization (Jetro) e apresentado pela sommelière Yasmin Yonashiro, o Awamori é uma bebida típica da região de Okinawa. É um destilado à base de arroz, muito versátil, pois pode ser tomado gelado ou quente, puro, com gelo ou, ainda, em diversos tipos de drinques, para refrescar nossos dias e noites.

Awamori on the rocks, uma das diversas maneiras de se apreciar a bebida. Foto: divulgação

Água tônica: oferecido pela Riverside, para o preparo de drinque com o Awamori

Petit Four: trufa de praliné de gergelim e ganache de shoyu elaborado pelo chef Bertrand Busquet; cortesia da Callebault.

Sobremesa Uchina Passion: mousse com sabor envolvente da shikuwasa (cítrico aromático muito apreciado em Okinawa) com abacaxi, manga e maracujá, assinada pelo chef Cesar Yukio

Sobremesa preparada pelo chef patissier Cesar Yukio Foto: Rafael Salvador

Livro Hideko Honma: traz belas imagens do trabalho da ceramista e a história de sua trajetória

Livro Hideko Honma. Clique na imagem para saber mais sobre este livro.

Entidades beneficiadas:

O Água no Feijão surgiu em 2020, idealizado pela chef Telma Shiraishi, com a missão de levar alimento e cuidado às pessoas que mais precisam. Sua esperança é que essa receita de solidariedade, possa ser replicada e amplificada, possibilitando tempos melhores para todos.

O Ikoi no Sono, criado em 1942, abriga e oferece assistência a cerca de 70 idosos, com idade entre 68 e 102 anos, que são dependentes ou semidependentes de cuidados especializados, com o intuito de oferecer a eles qualidade de vida e um envelhecimento ativo.

Serviço
Sukiyaki do Bem 2021 Ikigai – A Arte de Viver
Valor individual
: R$ 500
Vendas
: quicklytravel.com.br/sukiyakidobem
Dias das entregas*
: 9, 10, 11, 16, 17 e 18 de setembro de 2021
Horário das entregas: das 15h às 21h
Informações
: www.sukiyakidobem.com.br/2021/

*As entregas são para São Paulo e regiões próximas. É possível verificar os locais atendidos no site

Realização: Hideko Honma
Patrocinadores
: Gtel, Jacto e Honda
Parceiros:
Callebaut, Cancian, Dô Cultural, Hanami Confeitaria, Jojo Ramen, MondoYumi, Nippon Bebidas, Riverside, Quickly Travel, Yasmin Yonashiro
Apoio Institucional:
Consulado Geral do Japão em São Paulo e Jetro – Japan External Trade Organization

Hideko Honma participou da Live promovida pela Quickly Travel, e conversou sobre os detalhes deste Sukiyaki do Bem. A live foi conduzida por Mami Fumioka, vice-presidente da agência, e Jo Takahashi, autor de Jojoscope. Assista à live, clicando na imagem abaixo. 

0Shares