Makoto Azuma, o mago das flores

Fotos das obras: Shiinoki Shunsuke

Ele por vezes, aprisiona flores, anêmonas, folhas, cipós em garrafões de vidro. Em outras vezes,  enquadra todas elas em molduras tridimensionais de alumínio. Aprisionadas mortas, elas ganham nova vida nas instalações criadas por Makoto Azuma (東信). Parecem experiências de laboratório, daquelas que pretendem reviver corpos. Mas é poético. A poética de dar vida com arte reinterpretando a natureza.

Série Bottle-Flower

Uma das mais famosas maison de champagne francês, a Perrier-Jouët convidou este mago das flores para criar uma edição exclusiva e limitada de sua coleção Belle Époque Florale. Originalmente, suas garrafas foram desenhadas pelo célebre artista da Art Nouveau, Émile Gallé, em 1902. Neste ano, 110 anos depois, é o japonês Makoto Azuma que faz uma recriação de Gallé e suas anêmonas brancas.

A exclusiva garrafa Pierre-Jouët desenhada por Makoto Azuma e a instalação floral que serviu de inspiração

Com uma postura de reverência ao original e uma reinterpretação das antigas pinturas florais japonesas, Makoto Azuma impregnou nesta cuvée uma arte que já faz parte da coleção da Perrier-Jouët, com uma delicada combinação de desenhos botânicos com anêmonas japonesas.

Aqui ele pretende montar uma instalação tridimensional suspensa com flores, ao qual chama de uma “interpretação contemporânea da beleza”.

Flores utilizadas: Hydrangea Zantedeschia cvs. Allium Vibumum tinus M.neglectum Iris hollandica L.angustifolius Freesia refracta Eryngium amethystinum Scabiosa stellata Leucocoryne L.orchioides var.glaucina Gilia reptantha L.elegans
Escultura Botânica

Makoto Azuma nasceu em 1976, em Fukuoka, no sul do Japão. Desde 2002 trabalha com floricultura. Atualmente tem uma butique de flores em Minami Aoyama, o bairro mais fashion de Tokyo. “Uma alta costura de arranjos florais”, como costuma explicar aos curiosos. Lá em seu atelier, Makoto cria decorações exclusivas com flores, para eventos, comerciais de televisão, exposições e campanhas publicitárias.

Photo Exhibition「2012 Flowers」

Makoto Azuma também faz criações de displays para lojas e já expôs em museus e centros culturais como a 21_21 DESIGN SIGHT em Tokyo,  Triennale Design Museum, Milan, ou na Beijing Center for the Arts, China.

2012 Cassina ixc. EXHIBITION 「Urban Jungle」

 

SHISEIDO “ZEN” visual creation

Pode parecer polêmico fazer arte com as flores, uma vez que elas são vivas poderiam continuar vivas. O pensamento estético de Makoto Azuma se alinha um pouco com a arte do ikebana. É respeitando seu potencial de formas e cores, prolongar sua vida e introduzinda-a no conceito de arte que o artista faz uma reverência profunda aos vegetais, alinhando céu, terra e homem.

Reverência à natureza para transformá-la em Arte

Aqui uma entrevista com o artista Makoto Azuma

Making of

 Veja mais algumas obras de Makoto Azuma.

Cramped Punk Gallery vol.5 michiko to mayumi
Numero TOKYO #41 Botanical Sculpture

Todas imagens das obras foram retiradas do site oficial do artista: http://azumamakoto.com/

Fotos: Shunsuke Shinoki

A exposição Perrier-Jouët: Printemps Des Arts é composta por nove instalações florais de Makoto Azuma, produzidas com flores brasileiras naturais e vivas, escolhidas pessoalmente pelo artista nos mercados paulistanos.

Acompanhe a matéria com o processo construtivo das obras brevemente, em Jojoscope.

Exposição Perrier-Jouët: Printemps Des Arts
Quando: 21 de setembro a 5 de outubro de 2012. Segunda a sábado, das 10:00 às 22:00; domingo, das 12:00 às 22:00
Onde: Shopping Cidade Jardim, Piso Térreo, Avenida Magalhães de Castro, 12.000. Entre as pontes Cidade Jardim e Morumbi, pela pista local da Marginal Pinheiros
Quanto: Entrada gratuita

0Shares