Os cursos online Momonoki estão indo a todo vapor, com conteúdos super abrangentes e temáticas interessantíssimas para quem quer se aprofundar nos estudos sobre a cultura japonesa. A curadoria é da produtora de conteúdos Pitti Koshimura, que direto de Tóquio, comanda a organização dos cursos. A ideia dos cursos online nasceu durante a pandemia, quando o turismo no Japão esvaziou por conta do fechamento do país aos turistas estrangeiros. Serviços de planejamento de turismo personalizado, como a Pitti desenvolvia sofreram um impacto que, embora momentâneo, não tem ainda data certa para abrandar. A saída foi procurar novas formas de atuar para dar sustentação profissional e Pitti recorreu ao seu próprio repertório e ao leque de contatos que foi sedimentando durante seu percurso como produtora de conteúdos culturais sobre o Japão. Assim nasceram os cursos Momonoki, que significa literalmente “árvore de pêssegos”, uma referência a Peach, que é o codinome de Pitti, no blog Peach no Japão.. Desenvolvidos totalmente em sistema remoto, os inscritos têm acesso a cursos sobre História, Sociologia, Antropologia, Arquitetura, Anime e outros temas que têm em comum, leituras sobre o Japão através de óticas inovadoras e contemporâneas. É quase uma universidade aberta com cursos livres de amplo interesse público. A função da curadoria é essa: reunir um “corpo docente” qualificado, seja pela sua atuação acadêmica, seja pelas suas atividades profissionais. É um modelo que tem tudo para ser referência, especialmente para as instituições culturais que ainda não se sintonizaram com as novas demandas que a pandemia acabou trazendo.
Este próximo curso é um prato cheio para os cinéfilos. Apesar de não ser obrigatório assistir os filmes recomendados, é evidente que o aproveitamento será bem maior se o aluno tiver em seu repertório essas obras vistas ou revistas, pois serão referências nas aulas. Ademais, os filmes selecionados pela professora Regiane Ishii são obrigatórios para qualquer cinéfilo. Corram com as inscrições, porque é sábado agora, e leitores de Jojoscope têm 10% de desconto. Basta inserir o codigo JOJOMOMO10 no ato da inscrição.
Sobre o curso
A partir da relação entre cinema, arquitetura e viagem, faremos um breve histórico de filmes de diretores não-japoneses que se dedicaram a filmar Tóquio, desde o fim da Segunda Guerra até os dias de hoje, com destaque para a década de 2000. Refletiremos sobre as jornadas singulares dos títulos selecionados, analisando como cada filme, ao tomar como ponto de partida o espaço real de Tóquio, atualiza um novo espaço fílmico.
Nos filmes selecionados, Tóquio é imprescindível para o desenvolvimento das narrativas e personagens, já que é na relação com o espaço urbano que se dão as alterações dramáticas. Identificaremos também recorrências de locações e modos de filmar, permeadas por deslumbramentos e estereótipos, discutindo a relevância do cinema na formação do imaginário internacional sobre a capital japonesa.
Conteúdo abordado em cada aula
Aula 1
Panorama da presença de Tóquio em filmes dirigidos por não japoneses entre as décadas de 1950 e 1990, acompanhado de reflexões de alguns teóricos estrangeiros que também se dedicaram a Tóquio, como Roland Barthes e Donald Richie. Traçaremos paralelos com momentos significativos de transformação urbana, como a Ocupação dos Estados Unidos no pós-guerra e as Olimpíadas de 1964. Análises dos documentários Tokyo-ga (1985), de Wim Wenders, e Sem sol (1983), de Chris Marker.
Aula 2
Discussão sobre o boom de produções realizadas em Tóquio a partir da década de 2000, entre elas, Tokyo! (2008), de Joon-ho Bong, Leos Carax e Michel Gondry, Enter the Void (2009), de Gaspar Noé, e Um Alguém Apaixonado (2012), de Abbas Kiarostami. Análise dos filmes Encontros e Desencontros (2003), de Sofia Coppola, e Babel (2006), de Alejandro González Iñarritu.
Sugestão de filmes
Sugerimos que assistam alguns filmes antes dos encontros. Não é pré-requisito, mas as discussões poderão ser mais interessantes!
Tokyo-ga (1985), de Wim Wenders: disponível no MubiSem sol (1983), de Chris Marker: disponível no Mubi
Encontros e Desencontros (2003), de Sofia Coppola: disponível na Amazon Prime Video
Babel (2006), de Alejandro González Iñarritu: disponível na Apple TV
Obs: A Apple TV disponibiliza a venda do título, sem precisar assinar o streaming. Prime Video e Mubi têm a opção de usar a plataforma por 7 dias de teste, sem cobrar o pagamento.
Datas e horário
17 e 24 de julho, aos sábados, às 9h30 (BR) / 21h30 (JP)
Formato
2 aulas online de 2 horas cada (com momento de discussão), ministradas ao vivo pelo aplicativo Zoom.
Gravação das aulas
As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por uma semana a todos os participantes.
Importante!
Assim que fizer a sua inscrição, você receberá a confirmação por e-mail. Se não receber, verifique também sua caixa de SPAM. Até 24 horas antes do curso, enviaremos também por e-mail as informações de acesso ao Zoom. Se não receber, escreva para momonoki@peachnojapao.com até o início da primeira aula. O endereço de e-mail também está no perfil de Instagram @momonoki_jp
A quem o curso é destinado
A interessados em cinema contemporâneo, história do cinema e arquitetura de Tóquio. Não requer conhecimento prévio.
Para se inscrever: acesse AQUI.
Sobre a professora
Regiane Ishii é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP com a pesquisa “Conexão cinema-internet: a circulação online em filmes contemporâneos.” Mestre pela Unicamp com a dissertação “Tóquio no cinema contemporâneo – Aproximações” (2015). Realizou intercâmbio acadêmico na Escola de Jornalismo da Universidade de Santiago de Chile. Atuou como jornalista em diferentes veículos, colaborando como repórter de exposições na Folha de S. Paulo. É assessora de pesquisa e difusão na Fundação Bienal de São Paulo, onde ingressou em 2013.
– Pagamento em até 12x no cartão
– O valor da inscrição é referente a todo o curso
– Assinantes do serviço Curadoria do Olhar têm 10% de desconto no valor da inscrição
– Leitores de Jojoscope têm 10% de desconto no valor da inscrição. No ato da inscrição, preencher com o código Jojomomo10
– É possível a emissão de certificado ao final do curso
– No caso de inscrições no Japão, o pagamento pode ser realizado via depósito bancário, em iene. Valor: ¥ 4800. Acesse mais informações aqui.