Por uma Japanologia: diálogos e aproximações com o Japão e a Cultura Japonesa

O Centro Cultural da Aliança inicia suas atividades com foco em estudos japoneses avançados, iniciativa inédita que pretende criar uma plataforma de pesquisas e estudos comparados entre o Brasil e o Japão. Nada mais apropriado começar com uma palestra de um dos mais importantes estudiosos em assuntos japoneses, o antropólogo prof. dr. Victor Hugo Kebbe. Japanologia é um termo que foi criado no Japão para designar um estudo multidisciplinar sobre a cultura, a língua e os costumes do Japão. 

Como percebem alguns antropólogos, dentro do senso comum, apesar da grande quantidade de estudos, textos, imagens, filmes e animações sobre o Japão, não conhecemos o país muito bem, ainda mais se considerarmos os dias de hoje.

Como efeito de muitos orientalismos, muitas das nossas leituras e impressões sobre o país residem em inúmeros estereótipos e imaginários que não necessariamente condizem com a realidade. Parte dessas leituras e impressões são cotidianamente discutidas no Brasil, tendo em vista a profunda relação que nutrimos com o Japão.

Mural de imagens do Flickr Japanologia. Clique para entrar

Considerando que em 2018 a imigração japonesa para o Brasil completará 110 de história, é válido dizer que várias dessas noções podem ter sido há muito cristalizadas, confundindo cada vez mais a percepção do que é uma (ou várias) cultura(s) japonesa(s). Tais questões são de extrema importância para pensarmos em algumas das grandes categorias de entendimento das Ciências Sociais, como Estado-nação, identidade, etnicidade, comunidade. O que faz do japonês, japonês? Dentro da perspectiva multidisciplinar dos Estudos Japoneses, esta palestra é voltada para todos os interessados em cultura japonesa, tendo como objetivo principal nos afastarmos das pré-noções e imaginários sobre a Terra do Sol Nascente para, depois, poder ter uma compreensão um pouco mais ampla sobre aquele país. Partindo da Antropologia Social para começarmos a análise – porém não ficando apenas nela – esta palestra engloba uma leitura mais abrangente para lidar com a História, as Artes, a Estética, a Arquitetura e a Sociologia.

Longe de buscar “resolver” ou cristalizar tantas outras noções de cultura japonesa, temos como objetivo fomentar o debate e tornar os participantes críticos e sensíveis ao dinamismo e aos processos de transformação e ressignificação de uma cultura japonesa à brasileira.

Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe

Doutor em Antropologia Social pela UFSCar; exfellow de Japanese Studies/Intellectual Exchange da Japan Foundation (Tokyo, Japão); pesquisador associado da Faculdade de Educação da Shizuoka University (Shizuoka, Japão); pesquisador associado do Nanzan Anthropological Institute e do Nanzan Institute for Religion and Culture (Nagoya, Japão); pesquisador membro do Japan Anthropology Workshops (Manchester, Inglaterra).

 

 

DIA 28 DE OUTUBRO, SÁBADO, ÀS 14h.

ALIANÇA CULTURAL BRASIL-JAPÃO Unidade Pinheiros (Rua Deputado Lacerda Franco, 328 Pinheiros) 

Gratuito. Não é necessário inscrição.

0Shares