Embaixada do Brasil em Tokyo recebe Mostra Virtual de Mauricio de Sousa

Exposição “Configurando o futuro” apresenta a obra e a amizade de Mauricio de Sousa com Tezuka Osamu 

A Embaixada do Brasil em Tóquio e a Mauricio de Sousa Produções lançaram a exposição “Configurando o Futuro”, que celebra a obra do consagrado desenhista Mauricio de Sousa, um dos maiores autores de histórias em quadrinhos do Brasil. A exposição, que foi planejada há mais de dois anos e poderá ser visitada virtualmente e apreciada por admiradores de quadrinhos e mangás em todo o mundo. Esta foi a fórmula encontrada pelos organizadores de viabilizar uma exposição neste momento de pandemia, onde praticamente todos os museus estão fechados para a visitação física. 

Foto: divulgação

Nesta exposição o tema central  são os laços formados entre o Brasil e Japão por meio do mangá, em especial a amizade de Mauricio de Sousa com Tezuka Osamu, criadores, respectivamente, da Turma da Mônica e de Astro Boy, entre outros personagens famosos nos dois países. Nós acompanhamos a origem desta amizade, que aconteceu em 1984, quando Tezuka veio ao Brasil, a convite da Fundação Japão. Vejam nesta matéria, a história dessa amizade. 

Esta foto foi tirada quando Tezuka Osamu visitou o estúdo de Mauricio de Sousa, em 1984.

A exposição também projeta um olhar para o futuro, com a exibição de trabalhos dos alunos da Escola de Design de Shizuoka, desenvolvidos especialmente para esta exposição após meses de estudos sobre o Brasil e o trabalho de Mauricio de Sousa.

Display de revistas de ambos os desenhistas. Foto: Divulgação

Também faz parte da exposição um enorme painel com imagens da Turma da Mônica, que chama a atenção das pessoas que passam em frente à embaixada, que ficam animadas para fotografar.

Exposição no espaço cultural da Embaixada. Logo abaixo inserimos o acesso para a visitação virtual à exposição. Clique em EXPOSIÇÃO VIRTUAL VR360 Foto: divulgação.

O Embaixador do Brasil em Tóquio, Eduardo Sabóia, dá as boas vindas à exposição. 

 

Período de realização do evento
De 25 de março a 25 de junho de 2021

Local de realização
Embaixada do Brasil (2-11-12 Kita Aoyama, Minato-ku, Tóquio)
Espaço Cultural Manabu Mabe e Espaço Cultural Tomie Ohtake

Abertura ao público em geral
• Exposição virtual por meio de acesso ao conteúdo VR 360 *(Realidade Virtual).
A Embaixada do Brasil não está aberta para visitação pública.

Clique no link abaixo para fazer a visitação virtual da exposição: 

EXPOSIÇÃO VIRTUAL VR360

Realização
Embaixada do Brasil em Tóquio 

Correalização
Mauricio de Sousa Productions Japan Co., Ltd.

Apoio
Ministério das Relações Exteriores do Brasil

Parceria
• Educational Group Shizuoka Institute of Science and Technology Shizuoka Professional Training College of Design
• AX-ON Inc./ Nippon Television Group
• FUJI TELEVISION NETWORK, INC.

Cooperação
• TEZUKA PRODUCTIONS CO., LTD.
• MICRO MAGAZUNE
• FUTABA KIKAKU CO., Ltd.
• KYODO PUBLIC RELATIONS CO., LTD.
• OSCARPROMOTION CO., LTD.
• AONI PRODUCTION CO., LTS.
• PONY CANYON INC.
• Apricot Inc.
• SOBA Project, Inc.
• JICA YOKOHAMA Japanese Overseas Migration Museum
• Japan Committee for UNICEF

Sobre a Mauricio de Sousa Produções

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a maior empresa de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. No universo digital, o canal no YouTube da Turma da Mônica já chegou a 14,5 bilhões de visualizações, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo e já tem mais de 300 títulos e mais de 1,2 bilhão de revistas em quadrinhos, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.

 

 

0Shares