Cerejeiras 2021 Parque Ueno

Como todos os anos, muitas agências de previsão do tempo divulgam a linha de frente da floração das cerejeiras no Japão. Este ano, houve uma antecipação de cinco dias no início da floração em Tokyo, decorrente do inverno menos frio. 
O Sakura Map da WeatherNews informa que a floração começou no dia 18 de março em Tokyo, e a florada deverá permanecer até o último dia do mês. 
O último lugar onde a cerejeira irá florir é na província de Hokkaido, ao norte, por conta do inverno mais persistente e as flores só irão desabrochar no início de maio. 

Foto de Bruna Louise. Veja a nossa entrevista com ela, clicando na foto.

Fizemos o nosso Sakura Report, com base em nossa experiência no Japão, em 2020. Este ano também, por conta da pandemia, os parques permanecerão abertos para visitação mas os encontros para o tradicional Hanami, onde famílias e amigos se reúnem à sombra das cerejeiras para um piquenique estão proibidas, devido à aglomeração que estas festas provocam. É mais uma tradição que o Japão deverá reservar para outros momentos mais seguros. 

Aqui fizemos um ensaio fotográfico com a fotógrafa Bruna Louise. Quem quiser ver a entrevista com ela, e o ensaio, clica na foto.
Foto: Jojoscope

Em 2020, visitamos um dos points mais importantes da floração das cerejeiras em Tokyo, o Parque Ueno, um dos Sakura Spots da cidade, quarto lugar na preferência do público. Os três primeiros são: Rio Meguro, Parque Shinjuku Gyoen (próxima matéria), o fosso Chidori ga Fuchi no Palácio Imperial. O Parque Ueno ostenta 800 pés de sakura, com 50 espécies, incluindo o mais famoso, Somei Yoshino, que é mais imponente. 

O Parque Ueno tem acesso muito fácil. Descendo na Estação Ueno, da linha JR Yamanote, fica a menos de 2 minutos a pé, ou seja, é só atravessar a avenida e você estará na escadaria que dá acesso ao parque. O acesso é gratuito. O Parque concentra grandes museus: o Tokyo Metropolitan Art Museum, o the National Museum of Western Art, o National Museum of Nature and Science e o Tokyo National Museum. Infelizmente, durante a pandemia os museus permanecem fechados à visitação pública. 

Visão panorâmica do lago Shinobazu
O pedalinho do lago Shinobazu é uma ótima opção para vislumbrar as cerejeiras do parque de longe. Foto: Jojoscope

E uma dica para depois do passeio é o Café Ueshima Coffee, que fica fora do Parque, mas na esquina, anexo ao Kuroda Kinenkan (Museu Memorial de Kuroda Seiki, pintor do início do século 20, introdutor do yôga, a pintura ocidental). 

O café, em estilo retrô, foi aberto em 2013, mas parece do século passado. Tem café com leite gelado, e os cafés quentes são impressionantes, cremosos e criativos. A Ueshima Coffee foi fundada em 1933, e ainda é a marca mais respeitada no Japão. 

Olha a cremosidade deste café, com um toque de calda de caramelo e creme de leite fresco, na cor das cerejeiras em flor !! Foto: Jojoscope

 

A cerejeira em flor sozinha também tem o seu charme. Aqui, perto do Parque Ueno, dentro do Instituto Nacional de Pesquisas de Propriedades Culturais. Foto: Mika Takahashi
Saideira. Foto: Jojoscope
0Shares