Nesta entrada de ano, Nina Takahashi resolveu assistir o nascer do primeiro raio de sol de um local privilegiado: a vista do Monte Fuji às margens do Lago Kawaguchi, na província de Yamanashi, que fica a cerca de 2 horas de ônibus expresso a partir de Shinjuku, em Tokyo. O lago fica a 800 metros de altura do nível do mar e por isso o inverno é bem gelado por lá nessa época do ano. Trata-se de um dos cinco lagos de Fuji, e fica dentro de um Parque Nacional que abrange as regiões de Fuji-Hakone-Izu.
O primeiro dia do ano nasceu assim, sem nuvens e claro, o que proporcionou um espetáculo inesquecível.
O Monte Fuji foi designado como Patrimônio Mundial pela Unesco. Veja nossa reportagem aqui.
À medida em que o sol vai se levantando, os raios batem nos relevos do Monte Fuji criando efeitos de volumetria muito interessantes.
A observação do monte Fuji a partir do Lago Kawaguchi tem um componente de atração extra: o reflexo do majestoso monte, que duplica o êxtase deste prazer.
Katsushika Hokusai (1760-1849), o célebre gravurista de ukiyo-ê retratou o monte Fuji em As 36 Vistas do Monte Fuji (富嶽三十六景 Fugaku Sanju-rokkei) a partir de diferentes locais de observação, em diferentes estações do ano e condições de tempo, criando um registro bem diversificado deste ícone de beleza natural tombado pela Unesco, como Patrimônio Cultural da Humanidade.
O mapa do itinerário de Hokusai mostra qual foi a exata localização e o ângulo com que o gravurista retratou cada uma das 36 obras, que na realidade são 46, visto que mais 10 gravuras foram adicionadas após a publicação oiginal, atendendo a inúmeros pedidos. No mapa, a obra retratada perto de Kawaguchi-ko é o 甲州三坂水面, ou o Monte Fuji refletido sobre o Lago Kawaguchi.
Vejam mais imagens captadas pela Nina.
Mais fotos no Instagram Nina Takahashi.
Como chegar em Kawaguchi-ko.
Há diversas opções a partir de Tokyo ou Osaka. Você pode conferir no site de Informações Turísticas de Kawaguchi-ko.
Há ônibus expresso partindo das estações de Tokyo, Shinjuku e Akihabara (viação Fujikyu e JR), todos os dias, em média de meia em meia hora. Há ônibus partindo também do Aeroporto de Haneda direto até Kawaguchi-ko.
Já de trem, a dica é pegar o JR Chuo-Honsen (dá para usar o Japan Rail Pass) e fazer baldeação em Ohtsuki. Desta estação, pegar a linha Fuji Kyuko (há dez partidas só na parte da manhã).