Fernanda Mascarenhas é uma artista multi-talento. Transita, com leveza e propriedade pelas artes performáticas (trabalhou por mais de dez anos no núcleo Fu Bu Myo In, dirigido por Toshi Tanaka, um mestre nas Artes do Corpo), mas é também artesã e artista têxtil. Em 2015, Fernanda resolveu estudar técnicas artesanais de tingimento natural para criar um figurino para uma peça teatral. O teatro, assim, foi a sua porta de entrada para o universo das artes têxteis, que ela abraça com paixão, aprofundando-se em pesquisas e experiências constantes.
Um grande incentivo nessa direção foi o Grande Prêmio de Ouro que ela recebeu na 10ª Grande Exposição de Artes Bunkyo, em 2016 e que lhe rendeu uma viagem ao Japão. Esta foi a oportunidade para Fernanda conhecer as técnicas do tingimento natural, o shibori e a tecelagem tradicional. Foi assim que conheceu o atelier de Shimura Fukumi, uma mestre-artesã do tingimento, fundadora do Ars Shimura, uma escola de tecelagem e tingimento que é praticamente uma escola de arte pelo seu conteúdo, situado em Kyoto, berço das grandes artes tradicionais japonesas.
Conheça toda a trajetória profissional de Fernanda Mascarenhas, clicando aqui.
O blog Tingimento Natural, da Fernanda é um luxo. Relato sensível de suas experiências no Japão, um texto que convida à imersão, ilustrado por belas fotografias de Gil Gosch, tudo isso conflui para um universo de encantamentos. Clique aqui, para acessar o blog.
E se ficou interessado pelos trabalhos da Fernanda, experimente ver a linha de produtos, que é um deleite para os olhos. Tem echarpes, lenços, echarpes e até gravuras, feitas com folhas brasileiras. As japonesas, a Fernanda trouxe na bagagem. São momijis e flores de cerejeira. Acesse por aqui.