Outro dia, postamos felizes, sobre o aniversário de Ryuichi Sakamoto. Hoje, quatro dias depois da postagem, ele publicou uma nota, informando que foi diagnosticado com câncer pela segunda vez em uma década. O primeiro câncer aconteceu na garganta, em 2014, e que no momento se revela em remissão.
Em nova nota postada em seu site, na data de hoje, o compositor detalhou um novo foco, cujo diagnóstico revelou ser um câncer retal. Apesar do choque, Sakamoto afirma em nota que seu desejo é ainda “fazer música por mais um tempinho” enquanto “convive com o câncer”.
“Fiquei aliviado depois que o câncer de garganta que tive em 2014 entrou em remissão depois de seis anos”, escreveu ele. “No entanto, infelizmente, fui diagnosticado com câncer novamente – desta vez, câncer retal. A notícia foi desanimadora, mas graças aos excelentes médicos que conheci, a cirurgia que fiz foi um sucesso. Agora estou em tratamento. ”
Ele acrescentou: “Em meio às dificuldades esmagadoras que as instituições médicas e profissionais de saúde enfrentam durante esta pandemia sem precedentes, a sinceridade com que todos os envolvidos cuidam de seus pacientes é nada menos que admirável. Quero expressar minha sincera gratidão”.
Sakamoto avisa: “Devido a essas circunstâncias, viajar longas distâncias para cumprir compromissos profissionais será difícil. Mesmo assim, continuarei a trabalhar o tanto quanto puder durante o tratamento, mas pode haver casos em que eu tenha que cancelar ou adiar o trabalho.”
“Peço desculpas sinceramente por qualquer inconveniente que isso possa causar àqueles que estão envolvidos em projetos em andamento. De agora em diante, estarei convivendo com o câncer”, revela.
“Mas, espero fazer música um pouco mais. Muito obrigado a todos por seu apoio contínuo”, finaliza a nota.
Veja nossos posts recentes com Ryuichi Sakamoto:
Ryuichi Sakamoto: Blu
Ryuichi Sakamoto: um recital do isolamento