A primeira missão do novo Casal Imperial

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e a primeira-dama Melania Trump foram recebidos pelo novo Imperador Naruhito e a imperatriz Masako, e marcou o primeiro protocolo diplomático da agenda imperial da era Reiwa. O presidente americano foi recebido pelo casal imperial no dia 26 de maio como o primeiro líder mundial a se encontrar com o imperador, que assumiu o trono no dia primeiro de maio. 

A língua não foi um problema na segunda-feira quando o imperador Naruhito e a imperatriz Masako cumprimentaram o presidente dos Estados Unidos Donald Trump e a primeira-dama Melania Trump em inglês fluente no Palácio Imperial, marcando um novo estilo na diplomacia imperial da história do Japão.

 

Imagem: Pool

O imperador e a imperatriz saudaram o presidente e a primeira-dama com simpatia ao chegarem no Palácio. Após os cumprimentos oficiais, a recepção continuou adentrando o Palácio, onde o casal imperial apresentou seus convidados a outros membros da família imperial. O primeiro ministro Shinzo Abe e sua esposa, Akie Abe, também estavam presentes.

Depois, o casal imperial reuniu-se com o presidente e a primeira-dama para uma conversa mais aprofundada. Normalmente, é o momento em que o Imperador avalia a situação das relações diplomáticas com o país visitante.

clique na imagem para ver o video de cobertura (em japonês) Getty Images

Como se sabe, o imperador Naruhito formou-se pela Universidade de Oxford e acumula experiência em viagens pela Europa, e a imperatriz, graduada em Harvard, é ex-diplomata e poliglota fluente em inglês e francês. A ascensão de um casal imperial com fluência em várias línguas é vista pelos observadores como um novo estilo da monarquia japonesa e na sua relação com outras nações.

Na segunda-feira, o imperador e a imperatriz atuaram também como intérpretes para Trump e a primeira-dama Melania, enquanto atendiam uma fila aparentemente interminável de políticos, embaixadores e outros convidados oficiais. Intérpretes profissionais que foram contratados para a ocasião só ficaram à disposição do casal imperial a distância, que mostrou total desenvoltura em sua primeira missão. 

O encontro de Trump com o casal imperial foi seguido por um encontro com o primeiro ministro Abe. À noite, um banquete no Palácio Imperial  teve participação de cerca de 170 convidados, incluindo os outros membros da família imperial e vários ministros do Gabinete.

0Shares