Tem Uber em Tokyo !

Para a nossa surpresa, a Uber atua em Tokyo. Bem mais tímida do que em São Paulo, com uma frota limitada de aproximadamente 150 veículos, os carros da Uber em Tokyo podem ser chamados pelo mesmo aplicativo instalado em seu smartphone no Brasil. Não há necessidade de baixar um novo aplicativo e funciona muito bem, com todas as funções semelhantes, inclusive estimativa de preço da corrida.

Fizemos um teste, no dia em que mudamos de hotel. De Ginza para Akasaka. Um trajeto de aproximadamente  4,8 km., que normalmente faríamos sem nenhum problema de metrô. Resolvemos chamar o Uber por algumas razões:

  • Estávamos com quatro malas e num taxi comum, certamente pelo menos uma mala teria que ir no banco traseiro. 
  • A rua de nosso hotel não tinha muito trânsito e, assim, teríamos que pedir ao hotel chamar um táxi, ou então ir a uma rua mais movimentada.
  • As razões acima só serviram de pretexto mesmo. A gente queria era experimentar a Uber.

No Japão, a Uber é legalizada e a frota circula com os carros identificados.

Chamamos o Uber pelo smartphone que normalmente usamos no Brasil. Eles dão duas opções: um carro black ou uma van para seis pessoas. Não há opção de corrida compartilhada. Chamamos o black mesmo, que veio rápido, em quatro minutos, a mesma média de espera aqui em São Paulo.

Motorista jovem, “bom papo” segundo comentário do próprio Uber, que nos ajudou a acomodar as quatro malas, confortavelmente no bagageiro. O valor da corrida ficou em 2.559 ienes (aproximadamente R$ 85,00). De taxi teria saído  1.700 ienes (R$ 57,00).

A pergunta: compensa pegar um Uber em Tokyo?

Pela comodidade de poder chamar, especialmente com muita bagagem, compensa. O Uber no Japão, diferente de outros países, é um meio de locomoção de luxo, pois é mais caro que o táxi. Foi o meio encontrado pela Uber Japan de não fazer concorrência com os táxis e manterem uma convivência pacífica. Perguntei ao motorista “bom de papo” se eles não sofrem bullying de taxis. “Ah, sempre tem um que olha feio”, mas nada de baixaria. Há uma relativa tolerância, por causa do preço diferenciado.

Para grupos de seis pessoas parece ser interessante chamar uma van. São vans muito confortáveis.

Um dos modelos de Uber Van.

Já o Uber Eats é presença marcante no cenário urbano de Tokyo. Seja de bicicleta ou moto, o Uber Eats é muito ativo na entrega de comida pronta, especialmente para escritórios e muito raro em domicílio. Em casa, os japoneses ainda preferem preparar a sua própria comida, ou se suprem de comida pronta ou semi-pronta de konbinis (as onipresentes lojas de conveniência).

 

 

 

 

 

68Shares