No dia 18 de novembro, domingo, às 19 horas, o pianista e compositor Fábio Caramuru fará o Concerto ‘EcoMúsica Brasil-Japão’ no Auditório Ibirapuera, marcando o encerramento das ações do projeto em 2018. O evento tem o patrocínio do ItaúCultural e conta com a chancela dos ‘110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil’ e celebra os 62 anos de fundação da Aliança Cultural Brasil-Japão.
Neste ano, o projeto apresenta três novos videoclipes: ‘Harpia’ (lançado em agosto), ‘Araras’ (lançado em setembro) e ‘Hidorigamo’ (a ser lançado durante o concerto), todos dirigidos por Otavio Dias.
A música de ‘Ecomúsica | Harpia’ foi composta especialmente para três elementos majestosos e indissociáveis: a ave de rapina, as Cataratas do Iguaçu e o coreógrafo/dançarino Ismael Ivo, que protagoniza o vídeo juntamente com Fábio Caramuru, concretizando a “trilha imagética” de uma ideia musical bastante singular. A ideia surgiu em 2016, quando o pianista visitou as Cataratas do Iguaçu. Na ocasião, também tomou conhecimento do importante trabalho que vem sendo realizado para a preservação da harpia no ‘Refúgio das Aves’, em Itaipu. Esse incrível pássaro, que tradicionalmente habita o Parque das Cataratas, está ameaçado de extinção no Paraná. Segundo Caramuru, “a imponência da ave associada à grandiosidade das Cataratas do Iguaçu encontram perfeita ressonância com a sensibilidade do bailarino Ismael Ivo”.
Inteiramente filmado no Parque das Aves, com o apoio dessa instituição, localizada em Foz do Iguaçu, o videoclipe ‘EcoMúsica Araras’ mostra o pianista em meio às araras, interagindo com os sons das aves, gravados in loco. A música de Fábio Caramuru, criada especialmente para o vídeo, é baseada na obra “Il neige” (1902), escrita pelo compositor Henrique Oswald. No ínicio, há a reprodução literal da icônica obra de Oswald, expandindo-se para a improvisação a partir do momento em que a câmera focaliza o voo das araras. Nas filmagens, foi utilizado um piano histórico Schiedmayer & Söhne (Stuttgart), de1925. Fábio Caramuru afirma que o roteiro é a expressão de uma metáfora da liberdade de voo no processo de criação e interpretação musicais.
No videoclipe ‘EcoMúsica Hidorigamo’ Fábio Caramuru divide um momento especial de criação com a ceramista nipo-brasileira Hideko Honma, em instigante sintonia de mãos que modelam a arte. O tema musical integra o CD ‘EcoMúsica | Aves’, lançado em abril deste ano no Brasil e no Japão, pelo selo Flau.
No concerto, Fábio Caramuru apresentará 18 composições de seus dois álbuns ‘EcoMúsica’, ‘Conversas de um piano com a fauna brasileira’ (2015) e ‘Aves’ (2018), além de projetar os três novos videoclipes, sendo que ‘EcoMúsica | Harpia’ com Ismael Ivo terá um destaque especial em homenagem ao ‘Dia Nacional da Consciência Negra’, celebrado anualmente no dia 20 de novembro. O concerto foi concebido em colaboração com a artista visual Cecilia Lucchesi, que criou videoartes a serem projetadas, bem como o roteiro de palco e a iluminação.
Antes do concerto, será apresentado no hall de entrada do Auditório Ibirapuera algumas performances alusivas ao aniversário da Aliança Cultural Brasil-Japão. A Fukuda Cello Ensemble, do maestro Ricardo Fukuda comparece com 16 músicos, que irão encantar o público com um arranjo especial para cello do Bolero de Ravel. Um dos cellos, inclusive, fará a marcação percussiva. Durante a execução da música, o especialista em shodô, a arte da caligrafia japonesa, Elcio Yokoyama, fará uma demonstração desta técnica e arte secular. Também está prevista uma participação especial do grupo Aozora Daikô, grupo de taiko de Bragança Paulista, durante a apresentação de Fábio Caramuru.
Programa (duração 70’)
Komadori, Zuakaaobato, Kakkou, Ikaru, Aobato, Kohakuchou, Chuushakushigi, Hototoguisu (Aves do Japão)
Harpia, Bem-te-vi, Quero-quero, Araras, Tangará, Uirapuru, Anu-branco, Cigarra, Sapo-cururu, Sabiá (Fauna brasileira)
PRODUÇÃO: ECHO PROMOÇÕES ARTÍSTICAS
SERVIÇO:
CONCERTO ECOMÚSICA BRASIL-JAPÃO
DIA 18 DE NOVEMBRO, início às 18h30 com Fukuda Cello Ensemble e Elcio Yokoyama, no hall de entrada. 19h início do concerto de Fábio Caramuru
AUDITÓRIO IBIRAPUERA (Parque do Ibirapuera)
Ingressos: R$ 30,00 | R$ 15,00 (venda na bilheteria do Auditório e no Ingresso Rápido).
Sobre Fábio Caramuru e o ‘Projeto EcoMúsica’
Link sobre o projeto no youtube
O pianista e compositor Fábio Caramuru (1956) especializou-se em Paris, com bolsa do governo francês, na década de 1980, com a lendária pianista Magda Tagliaferro. Ganhador de diversos prêmios, vem atuando regularmente no Brasil, Estados Unidos, Ásia e Europa, em concertos solo e com orquestra. Após dedicar-se por muitos anos a uma carreira pianística convencional, realizando recitais e concertos com repertório tradicional, ampliou sua atuação a partir de um trabalho de pesquisa e criação de arranjos e gravações da música do compositor brasileiro Tom Jobim, em 1997, tendo realizado um mestrado na Universidade de São Paulo sobre o tema.
Criou, juntamente com o pianista Marco Bernardo, o duo ‘Brasil e Dois Pianos’, dedicado ao repertório brasileiro e passou também a desenvolver, desde 2003, um trabalho autoral diferenciado, com o lançamento dos CDs ‘Moods Reflections Moods’ e ‘Bossa in the Shadows’.
Destacam-se em sua carreira de solista concertos no ‘Europalia International Arts Festival’, com a Brussels Phillharmonic, com a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e Jazz Sinfônica, no Brasil, além de apresentações no Zinc Bar, em New York, o Jazz Club Moods, em Zurique, no Festival Internacional de Jazz de Havana, Cuba, entre outras.
Seu ‘Projeto EcoMúsica’, uma iniciativa artística pioneira, tem como base os sons da natureza. A música é criada sempre a partir do som de algum animal. Trata-se de um projeto contínuo, com a proposta de realizar gravações em áudio, em vídeo e produzir concertos ao vivo relacionados à natureza, unindo música e meio ambiente. A inovação do projeto é marcante, já que as criações não são meramente ilustradas pelos sons e imagens da natureza, mas sim concebidas a partir desses elementos, em um processo de verdadeira interação e sintonia.
O projeto já lançou os álbuns ‘Ecomúsica | Conversas de um piano com a fauna brasileira’ (2015) e ‘EcoMúsica | Aves’ (2018). O primeiro, como o próprio nome diz, traz conversas do piano com diversos animais encontrados no Brasil – aves, insetos e anfíbios. O segundo traz os sons de 20 diferentes aves que sobrevoam o território japonês. ‘EcoMúsica | Aves’ foi totalmente inspirado na turnê que Fábio Caramuru fez no Japão, em 2017.
Nos concertos ao vivo, as estruturas e os motivos musicais dos aúdios gravados são recriados, interagindo com as vocalizações dos animais e imagens projetadas em telão. Os vídeos EcoMúsica tem sido sempre filmados em locações naturais instigantes, como por exemplo as Cataratas do Iguaçu, montanhas do Rio de Janeiro e do interior do Brasil.
O ‘Projeto EcoMúsica’ vem se destacando mundialmente, alcançando muitas visualizações nas redes sociais e atraindo um público bastante diversificado aos concertos realizados. A iniciativa promove aspectos abrangentes e de bastante relevância para o futuro do Brasil, uma vez que vem evidenciando de forma criativa a questão da preservação do meio ambiente e da cultura do país. Ao contar com a participação de renomados convidados especiais de outras áreas artísticas, além de crianças e adolescentes de comunidades carentes nos videoclipes, o projeto é aglutinador e revela a preocupação com questões educativas e sociais, indispensáveis para o desenvolvimento do Brasil.
Videoclipes ‘EcoMúsica’
Hidorigamo (2018) Lançamento no dia 18/11/2018
Araras (2018) – Parque das Aves, Foz do Iguaçu, PR
Harpia (2018) – Cataratas do Iguaçu, Foz do Iguaçu, PR
Bem-te-vi (2018) – Campos do Jordão – SP
Tico-tico (2017) – Forte do Leme – Rio de Janeiro – RJ
Cigarra (2016) – São Carlos – SP
Discografia de Fábio Caramuru
‘EcoMúsica | Aves’ (2018, Flau Japan)
‘EcoMúsica | Conversas de um piano com a fauna brasileira’ (2015, 2016 – Flau Japan)
‘Tom Jobim por Fábio Caramuru’ (2007, 2017 – Flau Japan)
‘Dó Ré Mi Fon Fon’ (2002, 2017, Flau Japan)
‘Bossa in the Shadows’ (2007 – Labor Records, NY)
‘Moods Reflections Moods’ (2004 – Echo)
‘Especiarias do Piano Paulista’ (1999 – Echo)
‘Tom Jobim Piano Solo’ (1997 – Master Class )