November Steps

Partitura de November Steps: arranjo para shakuhachi e biwa

November Steps é uma composição de Toru Takemitsu. Foi uma obra encomendada pela Filarmônica de Nova York para as comemorações de seu 125º Aniversário, e teve sua première mundial em Novembro de 1967, com a regência de Seiji Ozawa.

Nesta primeira audição mundial, estavam na plateia nada menos que Leonard Bernstein, Krzysztof Pendereck e Aaron Copland. Conta-se que Bernstein chegou a chorar de emoção ao ouvir esta peça. A importância desta obra está em mostrar pela primeira vez uma formação sinfônica com a participação de instrumentos japoneses. No caso, o shakuhachi, tocado por Katsuya Yokoyama e a biwa, por Kinshi Tsuruta.

Aqui uma apresentação com a New Japan Philharmonic Orchestra, numa gravação de 1990, com o maestro Seiji Ozawa ainda em plena forma.

 

Por que “November Steps”? Takemitsu tenta responder, enigmaticamente. “Porque a primeira audição foi em novembro. E steps, porque esta música foi um novo degrau alcançado por mim, ao tentar conciliar o som ocidental e a sonoridade japonesa”. E complementa: “a narrativa dramática do teatro japonês é chamado de “dan”, ou “step”. Esta música contém onze narrativas musicais”.

Ouça NOVEMBER STEPS, com a Saito Kinen Orchestra regida por Ozawa Seiji, clicando na imagem

 

0Shares