Chef Telma Shiraishi e os sabores de um Japão profundo

Texto: Chiaki Karen Tada

As impressões de um Japão profundo, através dos sabores, é o tema da palestra que Telma Shiraishi, chef e proprietária do renomado restaurante Aizomê, fará neste sábado, dia 24 de março, no Centro Cultural Aliança, no bairro de Pinheiros, na capital paulista. A chef falará sobre o conceito de Satoyama. Esse conceito se refere a um ecossistema sustentável, que foi surgindo como fruto da interação entre homem e natureza, ao longo de séculos de convívio, nas terras férteis localizadas aos pés das montanhas. Ainda hoje, os agricultores produzem arroz e cultivam hortas nesses vales, enquanto retiram apenas os recursos necessários das florestas e rios do entorno. Sato (里) significa vila, e yama (山), montanha.

Plantação de arroz em Karatsu, província de Saga, respeitando os princípios de Satoyama.
Foto: JNTO
Após a colheita do arroz, a terra descansa para ser preparada para a próxima plantação. Em Fukushima. 
Foto: Irie Keisuke 2016

Com essa apresentação, Telma inaugura a série “Bate Papo com o Chef”, do Centro Cultural Aliança. A ideia desses encontros é abrir um espaço para que mestres da cozinha possam compartilhar com o público as suas impressões, relatos e experiências no mundo da gastronomia e da cultura.

Na palestra, Telma falará sobre alimentação japonesa, relacionando-a ao conceito de Satoyama. Dentro dessa temática, também abordará o trabalho do chef japonês Yoshihiro Narisawa, que define seu estilo como “cozinha Satoyama inovadora”, e ainda fará conexões com filmes do diretor Hayao Miyazaki.

Para compreender como o conceito de Satoyama é especial, recomendamos assistir ao belo documentário feito pelo naturalista e apresentador britânico David Attenborough para a BBC, “Satoyama – Japan’s Secret Watergarden”. Segundo Attenborlgh, a paisagem dos arrozais aos pés das montanhas, com homem e natureza convivendo de forma harmoniosa, tem um lugar especial no coração dos japoneses.

No ano passado, a Japan House de São Paulo abrigou uma exposição chamada “Satoyama”, para discutir a gastronomia contemporânea japonesa. A mostra trazia imagens dos pratos do chef Narisawa, produzidas pelo fotógrafo brasileiro especializado em gastronomia Sergio Coimbra.

Fotografia de Sergio Coimbra, exposta na Japan House.

Bate papo com o Chef – Telma Shiraishi

Impressões de um Japão profundo através dos sabores

Quando: 24 de março de 2018 (sábado), às 10h

Onde: Centro Cultural Aliança | Rua Deputado Lacerda Franco, 328, Pinheiros. São Paulo – SP

Faça sua inscrição aqui (limitadas a 80 participantes) Aos inscritos, solicitamos chegar com pelo menos 15 min. de antecedência.

Mais informações: https://www.facebook.com/events/154683155218450

119Shares