O projeto Sukiyaki do Bem é uma iniciativa da ceramista Hideko Honma, que completa 11 anos em 2017, demonstrando maturidade e plenitude em seus propósitos. Desde a sua primeira edição, em 2007, vem mantendo seu princípio de difundir a arte da cerâmica aliada à gastronomia, reforçando a relação umbilical entre estas duas manifestações, revertidas para uma causa social. Toda a renda líquida obtida no evento é destinada a instituições de assistência social. Este ano, as entidades que receberão a doação são o Assistência Social Dom José Gaspar Ikoi no Sono e o Gigante Beisebol Clube.
Inicialmente, o Sukiyaki do Bem elegeu este prato tão representativo da culinária japonesa como tema, convidando sempre chefs renomados e com presença destacada na mídia para prepararem suas versões autorais a partir da receita tradicional. O prato era especialmente recomendado para as noites frias de junho, quando aconteciam as primeiras edições. Contudo, com o passar dos anos, os próprios chefs começaram a dar vôos cada vez mais autorais, distanciando-se da receita original. O evento também mudou de data e passou a ser realizado no segundo semestre, em noites mais amenas. Hoje, nem os chefs nem a produção está preocupada em oferecer o sukiyaki. Este ano por exemplo, o jantar consistirá de 6 pratos em sequência, celebrando a união de sabores brasileiros, japoneses e franceses, servidos em 6 utsuwa (recipientes) de cerâmica. A harmonização acontece com a cerveja, saquê e vinho, em inusitadas combinações.
Os chefs e sommelières convidados deste ano são os seguintes:
Adriano Kanashiro
Com larga atuação no cenário gastronômico brasileiro, foi proprietário do Momotaro, restaurante japonês com cozinha criativa. Hoje é chef executivo do Grupo Yolo Experience, baseado em Accra, Ghana, na África ocidental. Lá, o chef comanda o Santoku Restaurant. É reconhecido pela ousadia e criatividade e seguido por profissionais que se inspiram no seu primeiro sushi de atum com foie gras. Chef Kanashiro comparece com a sua barriga de porco cozido lentamente em shoyu e saquê com molho de tomate fresco apimentado, edamame, banana da terra, sunomono de repolho roxo e flocos negros de tempura feitos com carvão de bambu. Exótico e ousado!
André Saburó Matsumoto
Em 2014, foi eleito o Chef do Ano pelo prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa e, em 2016 o Quina do Futuro venceu a categoria de Melhor Restaurante do Ano Região Nordeste. Além do Quina do Futuro, também é Chef do Sumô Sushi Bar, do Tokyo´s café e do Sushi Yoshi Recife. Chef Saburó nos presenteia com o seu shot de ostra e atum em granita da própria água de ostra, com ovas de salmão e nori. Refrescância absoluta!
Emmanuel Bassoleil
Com 30 anos de história no Brasil e 40 de Cozinha, conquistou importantes prêmios nacionais e internacionais, como: Melhor Chef do Ano (1993 – 2001), Personalidade da Gastronomia pela Revista Prazeres da Mesa , além de ter sido o primeiro Chef do Brasil a receber a Ordem da Academia Culinária de França em 1998. Lançou três livros de Gastronomia e um aplicativo digital sobre sua trajetória profissional. Desde 2002 é Chef Executivo do Hotel Unique e do Restaurante Skye, em São Paulo, que foi eleito um dos nove melhores restaurantes de hotel do mundo pela Revista Hotel’s Magazine . Viera com tucupi, tapioca negra e tucupi será o prato escolhido pelo chef francês, carregado de toque de brasilidade.
Kazuo Harada
Versado na gastronomia japonesa desde a infância, tem passagens pelo Restaurate Kinu e outras cozinhas do Japão e Dubai. Atualmente, comanda o Restaurante Mee – 1 Estrela do Guia Michelin – no Belmond Copacabana Palace e eleito como o melhor pan-asiático pela Veja Rio. O chef Kazuo estará preparando no jantar, mini berinjela mrinada no missô com pimenta tobandjan, saquê, sichuan, broto de coentro e flor.
Rodrigo Oliveira
Eleito em 2014 como o Chef do Ano pela Veja Comer & Beber, Rodrigo Oliveira, comanda os restaurantes Mocotó, fundado em 1973 pelo pai; o Esquina Mocotó e o novíssimo Balaio. Segundo a 50th Restaurants in the word, restaurante Mocotó é um dos destinos mais procurados pelos críticos internacionais e amantes da cozinha. O chef Rodrigo irá preparar o Cuscus de farinha de milho com folhas da horta, acompanhado de queijo da Canastra.
Vivianne Wakuda
Eleita Confeiteira do ano pelo voto popular da Veja Comer & Beber de 2014. A Chef é especialista em Yogashi – Técnicas ocidentais com toque oriental, marcada pela utilização de ingredientes de origem asiática, frutas frescas e dulçor na medida certa. O famoso Choux Cream da chef Vivianne estará disponível na saída do salão, juntamente com o serviço de café.
William Ribeiro
Chef Revelação do ano de 2010 pela Revista Veja Comer & Beber. Comandou várias cozinhas renomadas, como O Pote do Rei, Bossa e entre outros. Atualmente, está no Restaurante Seen no Hotel Tivoli São Paulo – Mofarrej. Chef William irá nos presentear com uma Bomba Merengue para finalizar o jantar com chave de ouro.
As meninas das bebidas:
Carolina Oda
Formada em gastronomia pelo Senac – Campus Águas de São Pedro em 2007, especializou-se no que acontece do lado de cá do balcão, na parte do atendimento, focando no serviço de bebidas, principalmente de cerveja. Atua como consultora, professora e foi colunista de bebida do caderno Paladar – “O Estado de SP”. É Carolina que vai escolher a melhor cerveja para harmonizar com os pratos dos chefs.
Daniela Bravin
Daniela Bravin trabalha em restaurantes desde 1995, se formou sommelier em 2002 e trabalhou em renomadas casas da Cidade de São Paulo. Atualmente possui o projeto Sommelier Itinerante que além de fazer intervenções etílicas, possui um afamado clube de vinhos. Daniela vai definir qual o vinho que mais combina com os pratos que serão preparados pelos chefs.
Yasmin Yonashiro
Trabalhou por mais de 10 anos em restaurantes japoneses como gerente operacional, sake sommelier, produzindo eventos, participando ativamente nos planos estratégicos de marketing e ações promocionais. Possui o certificado de conclusão de Kikisake-shi (sommelier de sake) pela instituição japonesa SSI (Sake Service Institute) do Japão. Realiza consultorias para estabelecimentos produzindo cartas, treinamentos e estratégias de gestão com foco em desenvolvendo de pessoas e serviço. Será a responsável pela harmonização dos pratos do Sukiyaki do Bem com saquês.
ATRAÇÕES
Como sempre, o evento é recheado de atrações cultuais, que serão apresentadas no decorrer do jantar de seis tempos. Duas apresentações merecem destaque.
Abre a noite, o pianista Fábio Caramuru, que está divulgando seu recente trabalho EcoMúsica, onde suas composições flertam com sons de pássaros e insetos das matas brasileiras. Trata-se de uma interação entre a música e a ecologia, num trabalho inédito e cheio de lirismo. Suas apresentações são acompanhadas de projeção de imagens dos pássaros.
Veja o clipe da última apresentação do pianista Fabio Caramuru, no SESC Ipiranga, com a música Tangará.
Também estará presente a palestrante, escritora e mágica Meiry Kamia. Meiry é psicóloga, Mestre em administração de empresas, segunda geração de uma família de ilusionistas, Meiry é reconhecida internacionalmente e premiada como melhor mágica da América Latina pela Federação Latino Americana de Sociedades Mágicas (FLASOMA); soma mais de 25 anos de experiência no ramo de entretenimento e comunicação. Tem dois livros publicados: “Motivação Sem Truques” e ” Pílulas Mágicas”.
E pra animar a festa, o grupo Yuubi Kiraku traz tambores do Japão e dança japonesa !!!
SUKIYAKI DO BEM 2017
Quando: 6 de Outubro, a partir das 19h30
Onde: Tivoli-Mofarrej Hotel (Alameda Santos, 1437 São Paulo SP)
Convites à venda (já quase se esgotando), R$ 500,00 por pessoa no Ateliê Hideko Honma. Av. Jacutinga, 434, Moema, tel. 5042-4450 ou na Associação Dom José Gaspar – Ikoi-no-Sono. R. São Joaquim, 381, sala 42, Liberdade, tel. 3209-0215