Ryuichi Sakamoto está chegando

Foi em 2001 que Ryuichi Sakamoto veio ao Brasil, para tocar com Jaques e Paula Morelenbaum e Daniel e Paulo Jobim. Foi um quinteto de ouro, e na apresentação no Teatro Alfa, ainda tiveram como convidado, Gilberto Gil. Sakamoto e o casal Morelenbaum haviam lançado o álbum CASA, com músicas de Antonio Carlos Jobim, gravado na residência do mestre no Jardim Botânico no Rio de Janeiro, tocando o último piano que pertenceu ao nosso maestro-mor. O CD obteve grande sucesso, especialmente no Japão, onde a bossa nova ainda é venerada e cultuada. “Os japoneses gostam da bossa nova porque parece uma paixão escondida”, segundo Sakamoto. “É como um oceano sem ondas, tranquilo na superfície mas cum um turbilhão de coisas acontecendo lá em baixo”, explica Kyoju (professor), como é conhecido no Japão, por causa de seu ar um tanto acadêmico.

De lá para cá, muita coisa aconteceu. Em 2014, Sakamoto foi diagnosticado com um câncer de orofaringe, que o obrigou a um período de reclusão para tratamento. Em 2015, retornou ao trabalho, renovado. “Neste momento, estou bem. Estou me sentindo muito melhor. Sinto uma energia interior aflorando, mas você não sabe. O câncer pode voltar em três, cinco, ou talvez dez anos. A radiação deixa seu sistema imunológico muito baixo. Estou tentando conviver com outro câncer em meu corpo”, revela o compositor de grandes trilhas para o cinema. Em 2015, ele voltou com tudo. No Japão, compôs para o filme de Yamada Yoji, “Haha to Kuraseba” (No Brasil, Vivendo com Minha Mãe), e no exterior para o filme de “The Revenant” (O Regresso) de Alejandro González Iñárritu, estrelado por Leonard Di Caprio. E para este ano, anuncia o lançamento de seu CD solo Async pela Milan Records, com lançamento mundial marcado para o dia 28 de Abril.

Ouça trechos de seu mais recente projeto, Async

Ryuichi Sakamoto lança Async no dia 28 de Abril de 2017 pela Milan Records.
Ryuichi Sakamoto lança Async no dia 28 de Abril de 2017 pela Milan Records.

Convidado para realizar o show de abertura da Japan House em São Paulo, Sakamoto retomou a parceria com Jaques e Paula Morelenbaum. Ensairam no Avatar Studio em Nova York as belas canções de Antonio Carlos Jobim, que estarão apresentando no Auditório Ibirapuera, nos dias 7 e 8 de maio.

Sakamoto, Paula e Jaques Morelenbaum, no Avatar Studio, em Nova York. (foto: arquivo Jaques Morelenbaum)
Sakamoto, Paula e Jaques Morelenbaum, no Avatar Studio, em Nova York. (foto: arquivo Jaques Morelenbaum)
Cenas do ensaio.  Arquivo: Jaques Morelenbaum
Cenas do ensaio.
Arquivo: Jaques Morelenbaum
Foto: Jaques Morelenbaum
Foto: Jaques Morelenbaum

CD Casa na íntegra aqui (No Spotify)

Um dos primeiros depoimentos após sua recuperação, em 2016. Requiem, composto para a trilha do filme Vivendo com Minha Mãe, é uma obra sinfônica, para orquestra e coro. Veja o ensaio. (ative legenda em inglês, caso não apareça automaticamente).

Ouça aqui o tema principal da trilha do filme O Regresso, com edição de Alva Noto, que também assina a trilha juntamente com Ryuichi Sakamoto.

0Shares