Ray Chen e seu Stradivarius

Ray Chen toca Bach e Beethoven no Maksoud Plaza

Vencedor de concursos internacionais traz violino Stradivarius ao Brasil

Ele ganhou os concursos Yehudi Menuhin (2008) e Rainha Elisabeth (2009) – e, desde então, vem se consolidando como um dos mais requisitados músicos de sua geração. O violinista Ray Chen, 25, faz apresentação única no Teatro Maksoud Plaza dia 17 de agosto, às 20h, acompanhado pela pianista Riko Higuma, dentro da Série de Câmara 2014, da Sociedade de Cultura Artística.

Ray Chen e seu Stradivarius

 

Riko Higuma

Com mais de um milhão de seguidores no SoundCloud, Ray Chen utiliza as mídias sociais para se manter em contato com o público jovem. Foi o primeiro músico clássico convidado a manter um blog regular sobre sua vida de solista pelo mundo, para a maior editora da Itália, a RCS Rizzolli (do Corriere della Sera, Gazzetta dello Sport, Max). Em constante esforço para quebrar as barreiras entre música clássica, moda e cultura pop, conta com o apoio da Giorgio Armani, e recentemente apareceu com destaque na revista Vogue.

No Brasil, ele se apresenta ao lado de Riko Higuma, pianista versátil e bastante requisitada como acompanhadora, colaborando com artistas como como Dimitri Sitkovetsky, Cho-Liang Lin, Alan Gilbert e Suren Bagratuni, dentre outros. Empunhando um violino Stradivarius de 1702, o “Lord Newlands”, emprestado pela Nippon Music Foundation, Ray Chen interpreta duas obras-chaves do repertório violinístico: a “Chaconne”, de Bach e a “Sonata a Kreutzer”, de Beethoven.

O artista

Nascido em Taiwan, Ray Chen cresceu na Austrália. Aos 15 anos, foi aceito pelo Curtis Institute of Music, em Filadélfia (EUA), onde estudou com Aaron Rosand. O consagrado violinista Maxim Vengerov afirmou, a seu respeito: “Ray mostrou ser um músico puro, com grandes qualidadescomo um som jovem e belo, com vitalidade e brilho. Ele possui todas as qualidades de um verdadeiro intérprete”.

Em 2012, ele se tornou o mais jovem solista a se apresentar no concerto televisionado do Prêmio Nobel. Sua estreia no Carnegie Hall (Nova York), assim como seu concerto no Musikverein (Viena), com a Orquestra Gewandhaus, regida por Riccardo Chailly, foram ovacionados de pé. Nessa temporada, Ray Chen fará uma turnê pela Austrália, estreando ainda com a Orquestra Nacional da França e a Filarmônica de Londres.

Ray lançou três álbuns pela Sony: um recital chamado “Virtuoso”, com obras de Bach, Tartini,

Franck e Wieniawski; os concertos de Mendelssohn e Tchaikovski com a Orquestra da Rádio Sueca, regida por Daniel Harding; e um álbum Mozart com Christoph Eschenbach e a Orquestra do Festival de Schleswig-Holstein, que foi lançado em janeiro deste ano. 

As obras

Bach – Chaconne da Partita nº 2 para violino solo BWV 1004

Nome de referência dentre os violinistas do século XX, Yehudi Menuhin chamava a Chaconne de “a maior estrutura para violino solo que existe”. Trata-se do último movimento da Partita n. 2 para violino solo, em ré maior, BWV 1004, de Bach, e vem fascinando intérpretes e músicos por combinar o mais alto pensamento intelectual e o mais profundo sentimento espiritual.

Beethoven – Sonata a Kreutzer Inspiradora de uma novela de Tolstói, a Sonata a Kreutzer é dotada de enorme vigor dramático, e amplia decisivamente as possibilidades da combinação entre piano e violino. Pois o violinista é dotado de uma escrita tão virtuosística quanto a de qualquer concerto para o instrumento, enquanto o pianista, por seu turno, deve extrair do teclado uma sonoridade orquestral.

PROGRAMA

Johann Sebastian Bach (1685-1750)

Chaconne da Partita nº 2 para violino solo BWV 1004

Ludwig van Beethoven (1770-1827)

Sonata para violino e piano nº 9 em lá maior, Op. 47 – “Kreutzer”

I.Adagio sostenuto – Presto

II.Andante con variazioni

III.Finale – Presto

 

Quando: 17 de agosto, 20h

Onde: Teatro Maksoud Plaza – Alameda Campinas, 150 – Jardim Paulista – São Paulo – SP

Telefone: (11) 3145 8000

Ingressos: 60,00 (R$ 30,00 meia-entrada)

Informações: http://www.culturaartistica.com.br

 

0Shares