Gift Fair: MARUWA

2

Furoshiki são panos quadrados, usados pelos japoneses desde antigamente, para transportar objetos. As estampas são muito variadas com motivos tradicionais, florais ou com inspirações sazonais. A Maruwa é uma casa com 60 anos de história, sediada em Kyoto. Produz uma rica variedade de furoshikis, mas também de cortinas noren, que serve para dividir os espaços sem vedá-los completamente, hanten (sobretudo tipo quimono), toalhinhas e artigos para cerimônias tradicionais.

Para a Maruwa, o furoshiki é “uma ferramenta para envolver a alma”. Ao embrulhar um objeto com o furoshiki, os japoneses dedicam a sua alma, em consideração à pessoa que vai receber este objeto.

Pequeno Furoshiki em algodão

Foto: divulgação
Foto: divulgação

 

Este furoshiki ele pode servir para embrulhar e levar o seu lanche. Vistosa, serve de enfeite para parede. Pode ser usado também como um lencinho de muita presença. No Japão, este produto pode ser encontrado em lojas de souvenires, armarinhos, lojas de artigos para presentes.

Tanoshiki Gô

maruwa @jetro_gift2015 (2)

Tanoshiki significa divertido, prazeroso. E é com este espírito que a Maruwa produziu este furoshiki, que vai além de embalar. Aberto, ele serve como tabuleiro para se jogar Gô, um tradicional jogo de estratégias asiático. O pesado tabuleiro dá lugar a este leve tecido, e as pedras podem ser embrulhadas nele para serem transportados com elegância. O tabuleiro tem 19 linhas intercaladas com outras 19 linhas. Há uma versão que retrata as quadras de Kyoto, e outra que mostra a malha urbana de Nova York. No Japão, esta peça pode ser encontrada na loja de departamentos Tokyu Hands de Kyoto, e centros de Gô no país.

Kotonowa: furoshiki e furoshiki hand-set

SONY DSC

Furoshiki na linha tradicional, mas que foi desenvolvido especialmente para o cotidiano contemporâneo. Com design do norte europeu, a proposta deste furoshiki é deixar o dia a dia mais leve, através de suas cores e padrões. Ao instalar a alça este conjunto se transforma numa bolsa. Ideal para aqueles que não têm muita destreza para fazer o nó do furoshiki.

SONY DSC
Furoshiki embrulha muitas formas de objetos, como estas duas garrafas. Foto: Jo Takahashi

 

 

MARUWA

 

0Shares