Mangá: um universo ao seu alcance

Luiza Freire, especial para Jojoscope

“Pow! Aaaaa! Tush! Ganbatte!”

Em meio a expressões acaloradas, sussurros, olhares expressivos e diversas onomatopeias surge um sorriso de canto dos lábios em um leitor – imerso nas páginas de um mangá – em alguma livraria ao redor do mundo.

Seção de Mangá na Fnac em Paris: quase 700 metros quadrados de deleite ! Foto: Jo Takahashi

É neste contexto fantasioso que os mangá (漫画), desenhos em quadrinhos ao estilo japonês, são tão populares no mundo quanto outros elementos da cultura japonesa. Uma experiência única e inesquecível para pessoas de todas as idades e que em Curitiba, encabeçou uma loja especializada na promoção destas obras, além de histórias em quadrinhos (HQs) nacionais e internacionais.

Rurouni Kenshi, um dos campeões de venda da editora JBC, especializada em mangás.

A história do mangá moderno remete aos desenhos produzidos por Osamu Tezuka (1928-1989), o denominado “Deus do Mangá”. Em meados dos anos de 1940, este autor iniciou um acervo belíssimo de histórias em quadrinhos. Sob a influência da popularidade dos desenhos de Walt Disney, Osamu Tezuka criou uma escola de seguidores e discípulos – os chamados mangakas ou desenhistas deste estilo – pelo mundo. Entre os meus preferidos pelo desenho repleto de fantasia, aventura e surrealismo figuram Fujiko&Fujio (Doraemon) e Tatsuo Yoshida (o criador de Speed Racer).  Na onda de Tezuka, o mangá chegou ao Brasil no final dos anos 80 em português e desde então trouxe consigo uma infinidade de emoções presentes nestes quadrinhos.

Veja aqui um raro documentário sobre Tezuka Osamu: NHK Tokushu Tezuka Osamu: Sosaku no Himitsu, de 1985

A essência marcante do desenho neste estilo é o entretenimento. Das personagens de olhos grandes e perfis únicos, aos enredos de aventura, amor entre outros gêneros o mangá é hoje um nicho da literatura mais adquirido em todo o mundo, especialmente pela população mais jovem.  Mangá significa literalmente história em quadrinhos, muito apreciados e divulgados no Japão, estas histórias chegaram ao Brasil, com edições em português, por volta do final dos anos de 1980.

Neste momento foi possível que a população, especialmente os jovens, pudesse entrar em contato com estas histórias. Em Curitiba a Itiban Comic Shop, pioneira na comercialização e divulgação do universo do mangá abriu suas portas em 1989. Nascida da concepção de um espaço alternativo que Mitie Taketani e Francisco (ou Xico) decidiram unir-se na vida pessoal e profissional. A Itiban é a primeira loja especializada em histórias em quadrinhos (HQ´s), mangá, Role Playing Game (RPG) e card games da cidade. Segundo Mitie, a intenção ao criar a loja era de proporcionar ao público da cidade algo mais underground e fora do circuito grandes livrarias, um espaço para este mercado antes inexistente na cidade.

Itiban Comic Shop em Curitiba: uma referência em mangá na capital paranaense.

A partir da concepção do nome da loja (significa primeira/primeiro em japonês) é possível entender toda a trajetória ousada e única que alia uma vasta gama de publicações e editoras especializadas em HQ´s e eventos que atraem o público-alvo deste nicho de mercado. Muitos jovens passam pela loja diariamente e o local, no Centro de Curitiba, se tornou um ponto de encontro dos otaku e aficionados em cultura pop. Muitos são clientes fiéis desde a abertura da loja, entre eles os jogadores assíduos de RPG, e a loja ainda promove eventos sobre HQ´s e tornou-se um importante canal de divulgação de autores independentes.

Clientes garimpando mangás nas prateleiras do itiban.

Em vinte e cinco anos de existência a Itiban ganhou diversos prêmios, entre eles em 1998 o HQMix de melhor loja de quadrinhos. Uma referência nacional neste ramo que alia na sua proposta o espaço de encontro, divulgação e discussão dos HQ´s e o grande incentivo à produção de artistas locais e da cena independente nacional. A sessão de mangá é uma das mais vastas do país oferecendo publicações de editoras nacionais e importadas em grande variedade.

Todo o design do espaço é voltado a este Universo dos quadrinhos. O Jojoscope conferiu neste final de semana o evento promovido pela Itiban em comemoração aos vinte e cinco anos, chamado de “Itiban Esmaga”. Muitos mangá, HQ´s e produtos diversos da loja estão a preços especiais e os clientes puderam conferir a novidades e lançamentos no mercado e ainda sentir um ambiente descontraído e divertido, aos olhares atentos e cordiais dos anfitriões Mitie e Xico.

Mitie e Xico - proprietários da Itiban Comic Shop

Para Mitie a abertura da loja, há vinte e cinco anos, tem um significado mais amplo para eles. Não restringe-se somente a questão comercial, mas a um projeto de vida ou a extensão da vida deles. O maior lucro é receber o carinho e a admiração dos amigos e clientes e saber que de, certa forma, fizeram e fazem parte da vida de muitos deles.

A animada fachada da loja.

Nesta perspectiva de afeto e divulgação da cultura japonesa, em Curitiba, existe uma referência no ensino-aprendizado da arte do mangá. O Tomodachi Centro Ásia ministra o curso de Mangá para quem deseja aprender como desenhar neste estilo e de quebra estar em contato com o universo criativo e diversificado deste estilo. Desde a fundação da escola, em 2008, o Tomodachi oferece cursos regulares, com turmas de aprendizado do nível iniciante ao avançado neste estilo. Com turmas diversificadas, hoje a escola conta com seis turmas, com quarenta alunos ao todo. Nas aulas eles aprendem ou aperfeiçoam as técnicas do mangá com o auxílio de cinco professores especializados.

Alunos e professores de mangá pintando a fachada da escola com as suas criações no Tomodachi

Para Lina Saheki, diretora do Tomodachi, “(…)o mangá é uma das principais formas de difusão da cultura japonesa. Muitos dos nossos alunos estabeleceram seu primeiro contato, manifestaram seu primeiro interesse pela cultura oriental, a partir da leitura do mangá, o que pode ser uma excelente porta de entrada para uma cultura milenar. Seu aprendizado envolve não só os aspectos gráfico e técnico, mas também a compreensão de seus elementos culturais e chaves estéticas. O mangá é, sem dúvida, uma manifestação cultural muito interessante.

Rica variedade de produtos enfeitam as prateleiras do Itiban Comic Shop.

Um mundo de possibilidades, ação, romance e aventura ao alcance das mãos e dos olhos. Se você ainda não conhece este mundo fascinante não perca a chance de estar mais pertinho de um mangá.

Jya nee!

Luiza Freire.

 

Itiban Comic Shop 

Endereço: Avenida Silva Jardim, nº845. Centro, Curitiba, Paraná. Telefone: (41)3232-5367

Horário de Atendimento: segunda a sexta – 10h as 19h Sábados – 10h as 17:30h

Site: http://itibancomicshop.com.br

Blog: http://itibancomics.wordpress.com/

 Tomodachi – Centro Ásia

Endereços: Sede Água Verde – Avenida Iguaçu, 2513 (sobreloja)

Sede Centro – Rua Marechal Deodoro, 1418 Telefone: (41)3022-3477

Site: http://www.tomodachi.com.br

Luiza Freire é pesquisadora e professora universitária. Estudiosa da cultura japonesa desde criancinha gosta de bater um bom papo sobre gastronomia e cultura oriental. Colabora periodicamente com Jojoscope. Veja outra matéria de Luiza Freire especial para Jojoscope: Os Andes com toques nipônicos. 

 

 

 

 

0Shares