O Furoshiki (風呂敷) é uma técnica tradicional de embrulho japonês em tecido, muito utilizada para embalagem de presentes, transporte de objetos como garrafas, livros, roupas, caixas de obento, entre outros. O nome Furoshiki se origina das palavras “furo” (banho) e “shiki” (forrar). A origem do nome remonta ao período Edo, quando era comum para os japoneses utilizarem a técnica do furoshiki para guardar as roupas enquanto se banhavam nos banhos públicos. Com o tempo, o furoshiki sofreu variações em relação ao tamanho e design, até que passou a embrulhar outros tipos de objetos.
No Japão, o furoshiki ainda é uma prática comum para se transportar presentes e objetos de valor. Até as marmitas ficam mais charmosas quando embrulhadas com um tecido de furoshiki. Os tecidos podem ser monocromáticos, mas as pessoas preferem os furoshikis com padrões, sejam elas mais tradicionais, ou temáticos, com personagens de animes ou motivos das estações do ano. Veja só as diversas maneiras de trabalhar este tecido quadrado que cria uma camada artística para o conteúdo.
Por lá, o Furoshiki tem até data nacional. É no dia 23 de Fevereiro. Mas por que? 2-2-3 é two, two (em inglês) e mi (em japonês). Tsutsumi é como os japoneses denominam a embalagem em tecido ou papel. Essa palavra, em ideograma se escreve assim: 包, e vejam só, é uma letra que tem origem em um desenho de uma mulher grávida, com o feto na barriga. A ideia é que o signficado da embalagem seja isso: proteger o conteúdo como uma mãe protege a sua criança no ventre. Muito próximo também da idea de “embalar” uma criança.
No Brasil, quem produz belíssimos furoshikis é a empreendedora Susan Eiko, que fundou a Ohayou Produções, uma marca de panos, furoshikis e toalhas japonesas (tenugu-i), desenvolvendo projetos artísticos de baixa tiragem desde 2019. Além do design e produção dos panos, Susan também dá aulas e workshops demonstrando como utilizar o furoshiki de forma prática no dia-a-dia. Ela desenvolve panos especiais para restaurantes, como o Aizome, da chef Telma Shiraishi.
E no 23 de fevereiro, comemorando o Dia do Furoshiki, Susan Eiko dará um workshop sobre a cultura do Furoshiki no ponto que virou referência para os amantes do chá e da boa comida: a Mori Chazeria !!
– Nó básico “Ma Musubi”
– Amarração de obentô 🍱
– Amarração de garrafa 🍾
– Duas amarrações de bolsa 👜
🗓️ Quando? 23.02 (sexta-feira)
⏰ Turmas às 14h | 18h (duração de 1h30 aproximadamente)
💳 120,00
📍na Mori Chazeria (Rua Coronel Oscar Porto, 267 – Paraíso) Mapinha aqui.
Inscrições através do site MORICHAZERIA
Dúvidas, entrar em contato pelo WhatsApp Mori Eventos: 11-91706-2787
⚠️ atenção: em caso de não comparecimento, ou aviso de desistência com o prazo inferior a 48h, não haverá a devolução do pagamento. Desistências informadas com o período maior de 48h, serão tratadas caso a caso através do WhatsApp 11-91706-2787