A cerimônia do chá foi introduzida na América Latina pela tradicionalíssima escola de chado Urasenke, com sede em Kyoto, há exatos 60 anos.
No dia 30 de agosto, no Palácio dos Bandeirantes, São Paulo, acontecerá a Cerimônia Comemorativa do Jubileu de Diamante e a Cerimônia de Oferecimento de Chá pela Paz, com a participação de praticantes da Cerimônia do Chá provenientes de 35 países. As cerimônias serão conduzidas pelo Daisosho Sen Genshitsu ( XV Grão-mestre) da escola de Chá Urasenke, do Japão.
Após a Cerimônia de Oferecimento de Chá pela Paz, será a realizada a chamada “Reunião de Chá da Harmonização” na qual o chá preparado pelo anfitrião numa só tigela, é compartilhado pelos participantes. Esta é uma maneira tradicional dentro do Caminho da Cerimônia do Chá, em que, compartilhar o chá contido numa única tigela, simboliza a construção das relações humanas através da integração, de todos, unidos em um só pensamento. Mais tarde, o XV Grão-Mestre , Daisosho Genshitsu Sen, sobrevivente do antigo Corpo Aéreo Naval do Japão, há 70 anos, fará a palestra “Unidos em prol da Paz!!!”.
Sobre Daisosho Sen Genshitsu
Nascido em 1923, o XV Grão-Mestre deu continuidade à ideia – “a paz através de uma tigela de chá” – sob uma perspectiva internacional, viajando pelo mundo para difundir a cultura do chadô (Caminho do Chá) e promover a paz mundial, tornando-se Embaixador da Boa Vontade da UNESCO e Embaixador da Boa Vontade Japão-ONU. Foi reconhecido pelo governo japonês como Personalidade de Mérito Cultural e condecorado com a Ordem da Cultura Japonesa. Recebeu o título de Oficial da Ordem Nacional da Legião de Honra do governo francês e a Medalha da Independência de Primeira Classe dos Emirados Árabes Unidos. No Brasil, foi condecorado com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul do governo brasileiro e nomeado Cidadão do Estado do Rio de Janeiro. Foi também nomeado Cidadão Honorário de várias cidades no Japão e ao redor do mundo, tendo recebido numerosos doutoramentos honoris causa, entre muitas condecorações.
Doutor em Filosofia e Letras, o XV Grão-Mestre, foi o líder da Urasenke entre 1964 e 2002, quando foi sucedido por seu filho, XVI Grão-Mestre da Urasenke, também presente às comemorações em São Paulo.
Caminho do Chá
No Brasil, a trajetória do Chado (Caminho do Chá) foi iniciada em 1954, por ocasião dos festejos do IV Centenário da Cidade de São Paulo, quando foi construído o Pavilhão Japonês, no Parque do Ibirapuera. O então Grão-Mestre Herdeiro Sen Soko (mais tarde XV Grão-Mestre do Urasenke) e seu irmão mais novo – o Mestre Naya Yoshiharu participaram da inauguração como emissários para a divulgação da cultura do Chadô.
No oriente, o conceito de Caminho (Do) engloba componentes religiosos, filosóficos, artísticos e até científicos. Pela influência do budismo, inúmeras atividades artísticas foram elevadas do nível puramente estético e técnico à dimensão de Caminho. Assim, aqueles que se dedicam a atividades como a Cerimônia do Chá (Chadô), os arranjos florais (ikebana ou Kado) ou mesmo as artes marciais, trilham um caminho de aprimoramento do caráter e do autoconhecimento através do cultivo da tranquilidade e da autoconsciência. O que inspira e atrai praticantes em diversas partes do mundo.
30 de agosto, sábado, no Palácio Bandeirantes:
- Cerimônia Comemorativa do Jubileu de Diamante e Cerimônia de Oferecimento do Chá pela Paz, das 10 às 11 horas;
- Palestra de Daisosho Sen Genshitsu (XV Grão-Mestre), das 11h30 às 12h30;
- Coquetel de boas-vindas e degustação de chá, das 12h30 às 14 horas.
- Neste dia, somente para convidados.
A programação de comemoração dos 60 anos do Chado na América Latina acontece também no dia anterior, e no dia posterior.
29 de agosto, sexta feira, evento fechado apenas para os associados.
Mais informações clique aqui.
31 de agosto, domingo, das 10h as 16h
- Exposicao de 10 Espacos dos diferentes paises de Cerimonia do Cha: Brasil, Japao, Estados Unidos, Argentina, Mexico, Peru. No Hotel Hyatt.
- Convites avulsos para domingo: R$ 35,00 com direito a dois tipos de chás.
- Para mais informações sobre o evento e para adquirir os convites, entre em contato pelo telefone: (11) 5571-3117
Para saber mais sobre o Chá e a cerimônia do chá, Jojoscope recomenda a leitura de O Livro do Chá, de Okakura Kakuzo.
E aqui, sobre a história do chá.




