Haikaa parece um super-dínamo. Ela realmente é uma artista independente e sua autonomia impressiona. Ela compõe, canta, faz arranjos, produz seus clipes e joga no Youtube como se estivesse fazendo pipoca. Também gosta de abrir seu processo de criação, e quem a conhece no Facebook pode acompanhar suas divagações e seus divertidos comentários existenciais. Pois é exatamente essa parte de suas ações que ela resolveu organizar num livro, e com a mesma leveza de quem faz pipoca, lançou WHAT IS DIVERSITY pela Kindle Edition e vendido exclusivamente pela Amazon. O livro está disponível tanto na versão digital como na versão paperback, por um precinho bem em conta.

No livro, Haikaa discorre por uma série de temas do momento, todos com uma visão bastante pessoal, mas nos ajuda a entender o que é afinal essa música da Haikaa e em que universo ela se contextualiza. Fala de sexualidade, democracia, drogas, beleza, saúde, meio ambiente e inspiração. Parecem temas universais e de uma certa, todos se entrelaçam para explicar o processo criativo e musical de Haikaa. Na segunda parte, Haikaa mostra o processo de como foi cantar em 20 línguas diferentes o projeto The Work of Art Global Project. Para cada língua, Haikaa mostra a anatomia de criação e a relação com as línguas e suas particularidades. Além das línguas que domina, e não são poucas (inglês, português, espanhol, japonês, francês) , Haikaa mergulha fundo no universo distante de línguas armênio, cantonês ou búlgaro, ou até mesmo do Guarani M’Bya, idioma ao mesmo tempo tão dentro geograficamente mas tão exótico.
A leitura de What is Diversity traz lições preciosas sobre como lidar com as diferenças. Para Haikaa, que nasceu no Brasil e foi criada no Japão e nos Estados Unidos, há componentes em sua formação que favorecem uma visão mais facilitadora para administrar diversidades. Mas a maior qualidade de Haikaa talvez seja a de ser também eternamente estrangeira em qualquer lugar que esteja e não pertencer a nenhum universo em particular. Haikaa faz arte com a sua própria alteridade e é isso que a torna universal.
Para comprar o livro em formato digital, acesse aqui. (US$ 7,00)
O paper back você consegue aqui. (US$ 10,00)
Aqui você conhece mais uma das multi faces de Haikaa. Desta vez, como promotora do livro !
Vamos dar um passeio no universo Haikaa?
Aqui ela explica o projeto, em português.
Em Heart to Heart, Haikaa canta em japonês, acompanhado das animações especialmente criadas por Rodrigo Seiji Himoro and Rafael Nakahara Anzai. Heart to Heart composição de Haikaa e Mio Ishihara/Com : Haikaa, Michael Bradley e Ross Leitner.
Mais Haikaa com animação ! Com: Haikaa, aprópria e “Haikaa-chan”, a mascote-anime. Com Michael Bradley como “Chibi-Michael” e Ross Leitner como “Chibi-Ross”. Animação de Rodrigo Seiji Himoro