A diversidade de Haikaa

Haikaa parece um super-dínamo. Ela realmente é uma artista independente e sua autonomia impressiona. Ela compõe, canta, faz arranjos, produz seus clipes e joga no Youtube como se estivesse fazendo pipoca. Também gosta de abrir seu processo de criação, e quem a conhece no Facebook pode acompanhar suas divagações e seus divertidos comentários existenciais. Pois é exatamente essa parte de suas ações que ela resolveu organizar num livro, e com a mesma leveza de quem faz pipoca, lançou WHAT IS DIVERSITY pela Kindle Edition e vendido exclusivamente pela Amazon. O livro está disponível tanto na versão digital como na versão paperback, por um precinho bem em conta.

Haikaa: escritora e promotora do livro ! Fotos: Kiko Mercure

No livro, Haikaa discorre por uma série de temas do momento, todos com uma visão bastante pessoal, mas nos ajuda a entender o que é afinal essa música da Haikaa e em que universo ela se contextualiza. Fala de sexualidade, democracia, drogas, beleza, saúde, meio ambiente e inspiração. Parecem temas universais e de uma certa, todos se entrelaçam para explicar o processo criativo e musical de Haikaa. Na segunda parte, Haikaa mostra o processo de como foi cantar em 20 línguas diferentes o projeto The Work of Art Global Project. Para cada língua, Haikaa mostra a anatomia de criação e a relação com as línguas e suas particularidades. Além das línguas que domina, e não são poucas (inglês, português, espanhol, japonês, francês) , Haikaa mergulha fundo no universo distante de línguas armênio, cantonês ou búlgaro, ou até mesmo do Guarani M’Bya, idioma ao mesmo tempo tão dentro geograficamente mas tão exótico.

A leitura de What is Diversity traz lições preciosas sobre como lidar com as diferenças. Para Haikaa, que nasceu no Brasil e foi criada no Japão e nos Estados Unidos, há componentes em sua formação que favorecem uma visão mais facilitadora para administrar diversidades. Mas a maior qualidade de Haikaa talvez seja a de ser também eternamente estrangeira em qualquer lugar que esteja e não pertencer a nenhum universo em particular. Haikaa faz arte com a sua própria alteridade e é isso que a torna universal.

Para comprar o livro em formato digital, acesse aqui. (US$ 7,00)

O paper back você consegue aqui. (US$ 10,00)

Aqui você conhece mais uma das multi faces de Haikaa. Desta vez, como promotora do livro !

Vamos dar um passeio no universo Haikaa?

Aqui ela explica o projeto, em português.

Em Heart to Heart, Haikaa canta em japonês, acompanhado das animações especialmente criadas por Rodrigo Seiji Himoro and Rafael Nakahara Anzai. Heart to Heart composição de Haikaa e Mio Ishihara/Com : Haikaa, Michael Bradley e Ross Leitner.

Mais Haikaa com animação !  Com: Haikaa, aprópria e  “Haikaa-chan”, a mascote-anime. Com Michael Bradley como “Chibi-Michael” e Ross Leitner  como “Chibi-Ross”. Animação de Rodrigo Seiji Himoro

0Shares