História do Yosakoi Soran no Brasil: 10 anos em imagens

Exposição fotográfica apresenta os 10 anos do Festival Yosakoi Soran no Brasil

 

Intitulada “Yosakoi Soran: 10 anos”, a mostra será apresentada no Kohii Café e Cultura, em São Paulo, de 18 a 28 de julho

 

Amantes da cultura japonesa terão a oportunidade de conhecer a trajetória do Festival Yosakoi Soran no Brasil. Através de fotos, vestimentas, cartazes e alguns objetivos utilizados nas apresentações, será feita uma retrospectiva da dança. A exposição acontecerá de 18 a 28 de junho no Kohii Café e Cultura, localizado na Rua da Glória, 326 – Liberdade (SP).

Aqui, o Festival Yosakoi Soran já reuniu mais de 4 mil e 500 dançarinos, divididos em 61 grupos. Com origem em movimentos folclóricos trazidos de duas províncias do Japão: Kochi-Ken e Hokkaido, o Yosakoi – “Yoru ni koi” (que significa “venha à noite”) é uma canção tradicional japonesa da província de Kochi. O Soran é uma canção folclórica rítmica, comum entre os pescadores de Hokkaido, que usam a expressão como um grito de guerra.

A união dos dois ritmos aconteceu em 1992 quando um universitário ficou impressionado com a dança. No Japão, o Festival de Yosakoi Soran é o principal evento de verão de Hokkaido, reunindo mais de 375 equipes com mais de 40 mil dançarinos. Seus movimentos rápidos, vibrantes e coreografados fazem do Yosakoi Soran uma espécie de carnaval para o público japonês.

O fotógrafo e curador da exposição, Shinji Nagabe, reuniu um material iconográfico sobre todas as apresentações, alimentando a história do único festival de Yosakoi Soran fora do Japão. Ele buscou detalhes significativos que remetem aos sentimentos que a dança proporciona aos dançarinos e aos expectadores: alegria, força e energia contagiante.

A exposição seguirá até o dia 28 de julho, sábado que antecede a 10ª edição do Festival Yosakoi Soran, realizada no dia 29 no Espaço Via Funchal (SP), com duas apresentações: às 12h e às 17h. Os convites para o Festival Yosakoi Soran estarão disponíveis no Kohii. A lista completa dos endereços para retiradas dos ingressos e mais informações podem ser obtidas no site: www.yosakoisoran.org.br ou pelo telefone: (11)3541-1809.

SERVIÇO – Exposição “Yosakoi Soran: 10 anos”

  • Data: de 18 a 28 de julho
  • Local: Kohii Café e Cultura
  • Endereço: Rua da Glória, 326 – Liberdade, São Paulo – SP
  • Horário: terça a sexta das 10h30 às 19h, sábado das 10h30 às 18h e domingo das 10h30h às 17h
  • Entrada: gratuita

SERVIÇO – 10º Festival Yosakoi Soran

  • Data: 29/07/2012
  • Horário das apresentações: 12h e 17h
  • Local: Via Funchal
  • Endereço: Rua Funchal, 65 – Vila Olímpia
  • Entrada: 2 Kg de alimento não perecível conforme descrito no convite. Lista com endereços para retirada dos convites no site: www.yosakoisoran.org.br
  • Informações: (11)3541-1809 / yosakoisoran@gmail.com
0Shares