Vem aí : World Cosplay Summit 2012

O World Cosplay Summit 2012 – Etapa JBC Brasil será realizado dentro do 15º Festival do Japão – o maior e mais tradicional evento de cultura japonesa do Brasil – que acontece de 13 a 15 de julho no Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5).

Organizado pela Editora JBC, a etapa final reúne participantes de todo o país, escolhidos nas oito etapas do concurso realizadas em eventos parceiros ao longo do ano. A nona dupla a concorrer é formada pelos vencedores da edição de 2011, os irmãos Mônica e Maurício Somenzari, que em agosto conquistaram o bicampeonato mundial eo terceiro título brasileiro no concurso.

CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR

Dupla campeã de 2012, Mônica e Mauricio Somenzari, e bi-campeões mundiais em Nagoya.

No sábado dia 14, a partir das 14h, as duplas finalistas serão apresentadas na já tradicional Parada Cosplay, uma confraternização entre os participantes do concurso e os cosplayers que estiverem presentes no evento. Na parada eles desfilarão pelo festival mostrando suas roupas e performances bem próximos ao público.

A dupla Juliana Alves e Paulo Gomes, apesar de desclassificada, foi uma das mais aplaudidas, com cosplay inspirado no anime/mangá Vampire Hunter D

A decisão do WCS 2012 – Etapa JBC Brasil acontecerá no domingo dia 15, a partir das 17h, no palco principal do evento, quando os concorrentes apresentarão suas performances perante uma mesa de jurados, de acordo com critérios de avaliação. Será então conhecida a dupla vencedora, que irá representar o Brasil na final mundial – a 10º edição do World Cosplay Summit – que será realizada em agosto na cidade de Nagoya, no Japão, e será transmitida pela primeira vez AO VIVO pela TV Aichi.

Gabriel Niemietz e Gabrielle Valério, campeões do WCS Brasil 2010 com cosplay foi inspirado no game Monster Hunter

Na programação musical, destaque para as apresentações da cantora japonesa Tsubasa com a canção “Superação”, escolhida como tema do concurso em 2011, e da banda Gaijin Sentai, tocando temas de animes e tokusatsu (animações e séries japonesas), além de “Sekai no Choten E”, música tema de 2012 composta por Akemi, Rafael Moraes e Rogério Harada.

Marah Suely e Paulo Roberto Lacerda interpretam Iria: Zeiram

O WCS 2012 -Etapa JBC Brasil entra pela terceira vez no calendário de eventos do Festival do Japão e tem por objetivo incentivar a participação dos cosplayers, já que, na ocasião, eles se apresentarão não apenas para fãs, mas para muitos pais e crianças, que terão a oportunidade de ter contato com esse universo da cultura pop japonesa.

Tsubasa: atração musical

A atividade de cosplay (costume/fantasia + play/brincar) surgiu de um hobby nos anos 80, nos Estados Unidos, entre os fãs de Star Wars (Guerra nas Estrelas) e Star Trek (Jornada nas Estrelas) e serve para designar a atividade de se caracterizar e agir de acordo com determinado personagem. Importada para o Japão, a ideia ganhou projeção mundial graças à influência dos animes, mangás e games.

WCS 2012 -Etapa JBC Brasil Data: 14 de julho (sábado) Parada Cosplay: a partir das 14h, com concentração em frente aos bancos Data: 15 de julho (domingo) Final brasileira: a partir das 17h, no palco principal AkibaSpace 3.0 + WCS 2012 Local: Centro de Exposições Imigrantes End.: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 Horários: 13/07 (sexta-feira), das 10 às 21 horas

14/07 (sábado), das 10 às 21 horas 15/07 (domingo) das 10 às 18 horas

Ônibus gratuito a partir do Metrô Jabaquara/SP (Linha AZUL do metrô)

R. Anita Costa (Saída Terminal EMTU) -08h30 às 22h30

Sobre a Editora JBC

A JBC é uma editora fruto e reflexo da união entre duas culturas. É a única do setor no Brasil a se dedicar exclusivamente à difusão da cultura japonesa através de seus produtos. A editora imprime uma média de 12 a 15 novos mangás por mês, o que significa um novo mangá a cada dois dias. Por ano, são publicadas em média 180 edições, com tiragens que variam de 15 a 40 mil exemplares. A JBC tem ainda o maior portfólio de livros sobre a culinária japonesa em português, com mais de 50 títulos. Em 2011, a editora comemorou 10 anos desde o lançamento do seu primeiro mangá no país. Estamos chegando aos 18 anos de história, o que ajuda a construir o nosso papel de provedora de conteúdo, informação e tendências do Japão no Brasil.

0Shares