Opa! Junko Koshino + Go Yayanagi

Trabalho colaborativo da estilista Junko Koshino, com o artista plástico Go Yayanagi compõe a exposição que une arte e fashion e procura transpor as barreiras entre as linguagens.

Junko Koshino e Go Yayanagi no Brasil

Junko Koshino e Go Yayanagi: unindo arte e moda, e transpondo fronteiras de linguagem

A Dô Cultural foi recomendada pela Embaixada do Brasil em Tokyo para desenvolver a visita da estilista Junko Koshino e do pintor Go Yayanagi ao Brasil. Junko Koshino visita o Brasil pela primeira vez, e diz que seu sonho de longos anos foi finalmente realizado. Go Yayanagi retorna ao Brasil depois de décadas. Ele praticamente iniciou seus estudos de pintura e gravura no Brasil, quando aos vinte anos, ficou em Ouro Preto e depois foi conhecer a paisagem amazônica, tema recorrente em suas obras até hoje.

Os dois artistas foram acompanhados por Yukihito Tabata, diretor da Tokyo Gallery, a mais antiga galeria de arte do Japão, e sua assistente Yoshimi Shimuzu.

Objetivo desta viagem: fazer uma pesquisa preliminar pelas instituições culturais que potencialmente se interessem pela exposição conjunta dos dois artistas, que ficou intitulada: “Opa! Uma alegre revelação “, um projeto que une as criações de Junko Koshino e Go Yayanagi. A dupla pretende trazer esta exposição ao Brasil em 2013. O título agrega uma interjeição típica de espanto, com a imagem que os japoneses têm da cultura brasileira, alegre e vibrante e uma verdade escondida, que será ainda revelada. É essa conjunção de ideias que compõe o conceito desta exposição. Os dois artistas japoneses irão expressar, de forma dinâmica porém minuciosa, o que eles observam da brasilidade, extraindo sensações do calor brasileiro e filtrando através de uma ferramenta não verbal, que é a conjunção da arte com a moda, mostrar suas impressões que convocam os cinco sentidos.

Na permanência de cinco dias, o grupo visitou diversas instituições culturais e já selecionou os mais pertinentes ao projeto, levando em conta a qualidade do espaço disponível, agenda da instituição e especialmente, as possibilidades de parcerias.

Jojoscope registrou alguns dos momentos desta primeira viagem de Junko Koshino, e a terceira porém, depois de décadas, de Go Yayanagi.

 

Seguindo o desejo expresso por Go Yayanagi, toda a programação começou com uma visita de cortesia à dama maior das artes no Brasil: Tomie Ohtake. Em sua residência, Tomie, 98 anos e bem ativa, recebe os convidados em seu estúdio bem iluminado. Junko e Go mostram a grande echarpe, uma das peças que compõe a exposição.Acima, à direita, Junko aproveita um momento para apreciar as esculturas e as maquetes das grandes obras públicas de Tomie.

 

Junko Koshino e Go Yayanagi visitam o Instituto Tomie Ohtake. "Espaços abertos, livres e aéreos criam novas inspirações para nossa arte"
O grupo é recebido pela estilista Fernanda Yamamoto (sentada, ao lado de Junko Koshino) e a designer Rosely Kasumi (em pé, à direita), na Loja Fernanda Yamamoto. Uma pausa para conhecer a moda brasileira.

 

O grupo foi recebido pelo Cônsul Geral do Japão, Kazuaki Obe e sua esposa, na residência oficial. O jantar foi preparado pelo premiado chef Shin Koike, um kaiseki de extrema sofisticação, de sete momentos inspirados.
No Centro Cultural Banco do Brasil, em frente ao primeiro cofre trazido ao Brasil, instalado no subsolo e que hoje se transformou em mais um espaço expositivo. Lá Junko Koshino conheceu o trabalho dos irmãos Campana. "O Banco do Japão deveria investir mais em cultura, como fazem por aqui".Detalhe: a camiseta faz parte da exposição que eles trazem ao Brasil.

 

Impressionados com a restauração do Teatro Municipal. Recebidos pela arquiteta Lilian Jaha (esq), que coordenou o trabalho de restauro. Lá atrás, Yoshimi Shimizu (esq) e Yukihito Tabata, diretor da Tokyo Gallery. No centro, Junko Koshino e Go Yayanagi (dir).

 

Convidados à noite para dar uma espiadinha no ensaio da opereta "O Morcego", no Teatro Municipal. Junko tem especial interesse por óperas. Já fez premiados figurinos para a "Madame Butterfly" e "Flauta Mágica".
Visita de agradecimento ao Cônsul Obe, que pediu o vistoso paletó de Yayanagi para posar. Reparem no casaco reversível da Junko. "O preto vai bem em São Paulo. Já no Rio, eu vestiria a face azul!".
Yoshimi Shimizu serve de modelo para mostrar uma das peças que irão compor a exposição. Na coletiva de imprensa, realizada no Rangetsu, não faltaram flashes. Faltou é tempo para tanto assunto. A coletiva foi patrocinada pela Kikkoman do Brasil.
No dia da partida, Junko foi conhecer a cozinha do premiado Restaurante Kinoshita. Foi recebido pelo chef Murakami e pelo proprietário Marcelo Fernandes. Elogios à arquitetura (de Naoki Otake): "espaço de luminosidade, que inspira o apetite, uma bonita releitura da arquitetura japonesa". Um almoço bem leve, para quem iria viajar em seguida: um surpreendente hosomaki de pepinos e ume (ameixa curtida), e um macarrão udon com floquinhos de tempurá. Assim, tão simples. Junko cobriu de elogios o almoço. "É no simples que vemos a solidez dos fundamentos. Tanto na culinária quanto na moda". Pra parar, anotar e pensar depois, certo?

 

Ciceroneado por Marcelo Fernandes, Junko conhece também o vizinho Clos de Tapas. "Espaço estimulante! Quero fazer uma recepção aqui, quando inaugurarmos a exposição!". "Opa! Já vou deixar reservado" "Isso, Opa! é o nome da exposição". Risos gerais.
Junko reparou nos pratos sobre o Clos de Tapas e perguntou "quem fez?". Levamos imediatamente ao Atelier da ceramista Hideko Honma. "Adorei conhecer a cerâmica japonesa made in Brazil".

 

Junko, no jardim de esculturas em frente ao Museu de Arte Moderna, no Parque do Ibirapuera. "Eu sei que tá combinando, pode tirar a foto". Escultura: "Aranha" de Emanoel Araújo.

 

Única mágoa da Junko Koshino nesta visita a São Paulo: este sapatinho desenhado pela arquiteta Zaha Hadid para a Melissa. Na loja da Melissa, na Oscar Freire, só tinha um, que estava ligeiramente lascada e enfeitava a vitrine. Não estava à venda. Junko quis comprar, por qualquer preço. Não quiseram vender porque não estava no sistema. Haja burocracia....

Acompanhe aqui no Jojoscope, os próximos passos de formatação, o desenvolvimento do processo de criação e estruturação deste projeto. Em Janeiro, Jojoscope estará em Tokyo, para dar novas extensões desta parceria!!

Agradecimentos especiais:

Chieko Aoki e Equipe Blue Tree Paulista Premium | Kikkoman |IS Transportes | Yutaka e Gianni Toyota | Consulado Geral do Japão em São Paulo | Lilian Jaha (Teatro Municipal de São Paulo) | Instituto Tomie Ohtake | Tomie Ohtake | Ricard Akagawa | Restaurante Kinoshita | Galeria Estação

0Shares