O artista britânico Damien Hirst realiza sua primeira grande exposição individual no Japão, no The National Art Center, em Tokyo (国立新美術館). Pinturas em grande escala representando as flores de cerejeira serão mostradas ao público japonês pela primeira vez. A inauguração coincide com o início da floração das cerejeiras em Tokyo.
Damien Hirst, é um dos principais artistas contemporâneos da Grã-Bretanha. Nascido em 1965, Hirst perseguiu temas como a religião, a ciência, a vida e a morte em sua carreira criativa por mais de 30 anos, usando uma variedade de meios de expressão, como escultura, pintura e instalação. Teve uma fase mais contestatória, mas atualmente parece ingressar numa fase contemplativa, como é o caso desta série de cerejeiras.
A exposição Damien Hirst Cherry Blossoms fica em cartaz de 2 de março a 23 de maio de 2022.
A série “Sakura” consiste em pinturas de paisagens dinâmicas e coloridas em grande escala, e é uma espécie de reinterpretação dos marcos da história da arte ocidental, como o pós-impressionismo no final do século XIX e a action painting no século XX. Hirst produzia pinturas abstratas desde o final da década de 1980, mas esta série, que consiste em telas de grandes dimensões, maiores que 5m de comprimento e 7m de largura, representa uma busca pela cor e espaço de pintura e resgata o seu lado figurativo.
O espaço expositivo é composto por 24 pinturas selecionadas pelo próprio Hirst da série de 107 obras da série “Sakura”. Visitar a exposição em plena floração das cerejeiras em Tokyo (previsão de 26 de março a 2 de abril) pode ser uma experiência fascinante. Enquanto a floração real é efêmera, – dura uma semana -, as Sakuras de Damien Hirst podem ser apreciadas até quase o final de maio.
Exposição “Damien Hirst Cherry Blossoms”
Data: 2 de março (quarta-feira) – 23 de maio (segunda-feira), 2022
Local: The National Art Center, Tokyo Special Exhibition Room 2E(国立新美術館)
Endereço: 7-22-2 Roppongi, Minato-ku, Tóquio
Horário de funcionamento: 10h00 às 18h00 (até às 20h00 às sextas e sábados)
* A última entrada permitida é 30 minutos antes do fechamento
Fechado: Terça-feira (Aberto no dia 3 de maio – terça-feira/feriado)
Entrada: Geral 1.500 ienes, estudante universitário 1.200 ienes, estudante do ensino médio 600 ienes
* Gratuito para alunos abaixo do ensino médio, ou portadores de necessidade especiais (com dieito a um acompanhante)