A dança-kabuki de Fujima Kanjuro

Fujima Kanjuro (藤間勘十郎) é um dos mais renomados artistas de dança de Nihon Buyo, a dança clássica japonesa. Esta dança é popularmente conhecida como Kabuki Buyo, por ter tido origem nos palcos do teatro Kabuki.

15.07.23-42

A dança Kabuki caracteriza-se por três elementos essenciais: mai (舞), odori (踊り) e furi (振り). O primeiro é uma dança mais estática, derivada de danças rotativas e em círculos altamente refinados do teatro Nô. Já o odori desenvolveu-se a partir da dança do povo (como a dança dos festivais) e são praticados em grupo. Sua coreografia é mais dinâmica, pontuados com saltos e pulos. Por último, o furi, em um sentimento mais amplo, são os gestos, atitudes ou movimentos do corpo, e que num sentido mais restrito, remetem ao que hoje chamamos de coreografia. Este último está mais próximo do movimento pantomímico da dança do Kabuki, sendo também importante no teatro Nô, para dar mais realismo aos movimentos, pois o furi é baseado em gestos e movimentos  derivados da vida cotidiana do povo.

15.07.23-37

O Nihon Buyo difere do balé ou de qualquer outra dança ocidental. As bailarinas usam sapatilhas e seus movimentos são ascendentes, com os braços acima da cabeça, o corpo erguido na ponta dos pés, transgredindo a gravidade à procura de uma liberdade do solo. Já os dançarinos de Buyo tendem à flexão dos quadris e membros inferiores, buscando estabelecer maior contato com a terra, reforçado pelos movimentos dos pés, que se arrastam e pisam fortes no solo. Os movimentos da dança ocidental são radiantes e extensivos, enquanto a dança Buyo é introspectiva e intensiva.

No Japão existem escolas de Buyo, cada um com seu estilo característico e ainda hoje são conduzidos pelo sistema tradicional chamado Iemoto, um mestre-guia que outorga aos seus discípulos graduados o título de Natori e um nome artístico. Entre as escolas destacam-se a Nishikawa, Hanayagi, Inoue e Fujima. É desta última escola que vem Fujima Kanjuro VIII, o que significa que ele é a oitava geração que recebe este nome artístico.

Fujima Kanjuro VIII começou a atuar muito cedo, com apenas 3 anos de idade. Aos 7 anos já atuava na televisão, em dramas épicos. Em 2002 recebe a outorga do nome Fujima Kanjuro VIII, aos 22 anos. Além de dançarino é também coreógrafo de kabuki e da Escola Fujima de Nihon Buyo.

Vem ao Brasil acompanhado de mais sete bailarinos, dentre os quais a bailarina, professora e coreógrafa assistente Horikoshi Chieko, e doze músicos, liderados por Nakamura Masaharu. As apresentações de São Paulo acontecem no SESC Pinheiros e do Rio de Janeiro, na Cidade das Artes. Em São Paulo, são três apresentações de Dança Nihon Buyo, um concerto de Música Kabuki e um workshop.

FUJIMA ADV

Dança Kabuki com Fujima Kanjuro em São Paulo

13 a 15 de agosto de 2015 Onde: SESC Pinheiros

Para compra de ingressos online acesse AQUI.

Dança Kabuki com Fujima Kanjuro no Rio de Janeiro

21 e 22 de agosto de 2015

Onde: Cidade das Artes

Endereço: Avenida das Américas, 5300 – Barra da Tijuca,Rio de Janeiro-RJ

Telefone: (21) 3328 5300

Mais informações: www.cidadedasartes.org/programacao/interna/397

 

Realização: SESC SP e Fundação Cidade das Artes | Rio de Janeiro

Apoio Cultural: Japan Foundation | Arts Council Tokyo | Consulado do Japão no Rio de Janeiro | 120 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão

Assessoria de Conteúdo: Dô Cultural

0Shares