Quem assistiu “007 – Operação Skyfall” deve se lembrar daquela ilha misteriosa e desabitada, onde James Bond se encontra com o cyberterrorista Raoul Silva em seu covil. Pois é, essa ilha existe e fica no Japão. Chama-se Ilha de Hashima( 端島), e fica ao largo da costa de Nagasaki, ao sul do Japão, a 15 km da cidade. Por causa do filme, a ilha até então esquecida, subitamente ganhou notoriedade e já existem até visitas turísticas monitoradas.
No filme, o local é chamado de Cidade dos Mortos. A ilha de Hashima é conhecida também como Gunkanjima, ou Ilha Encouraçado por causa do seu formato, que lembra o casco de um enorme navio de guerra. No final do século 19, a ilha foi comprada pela Mitsubishi, e explorada pela indústria de mineração de carvão e foi densamente ocupada, por um grande número de operários que foram lá trabalhar na extração do minério. Chegou a ter mais de 5.200 habitantes, em 1959.
Um fator que faz com que a ilha não tenha nenhum traço japonês é sua arquitetura, toda em alvenaria e concreto. Mas a política energética imposta pelo governo japonês, que optou pela substituição do carvão pelo petróleo fez com que a extração na ilha fosse desativada. Com o tempo, as pessoas foram evacuando a ilha até que em meados de 1970, ela se tornou uma ilha fantasma.
Em 2009, a ilha foi reaberta para o turismo, e é uma das atrações para quem visita Nagasaki. Para mais informações sobre a história de passeios a Hashima e disponíveis, visite aqui.
Para o filme, contudo, a produção achou inviável rodar as cenas lá, por falta de infra-estrutura. Por isso, a equipe fotografou determinados espaços da ilha, e os recriou em estúdio, perto de Londres.
Veja o trailer do filme, onde aparece no finalzinho, sequências desta ilha.
E veja aqui, alguns vídeos sobre a ilha.
Curiosidade: Na província de Nagasaki existem 505 ilhas não habitadas.