O World Cosplay Summit Brasil é um concurso nacional de cosplay, com a participação dos cosplayers e fãs de diversos Estados, organizado pela Editora JBC —que, com sua expertise em publicação de mangás, possui um vasto currículo em eventos de cultura pop japonesa, desde a sua entrada no mercado em 2000. As apresentações são em duplas e a campeã representa tradicionalmente o Brasil, na final mundial do World Cosplay Summit, organizado pela TV Aichi, em Nagoya, no Japão.
A novidade desta edição é que além dos campeões ganharem o direito da disputa do campeonato mundial, a dupla vice-campeã também será coroada como um dos representantes brasileiro no mundial, e já fica automaticamente classificada para disputar no Japão, em 2014. Dessa forma, o Brasil passará a ser um dos primeiros países a selecionar a sua dupla, sempre com um ano de antecedência. Já na etapa WCS Brasil de 2014, será escolhida a dupla para ir ao Japão em 2015.
A apresentação do concurso mais uma vez ficou por conta do apresentador e ator Kendi Yamai e para acompanhá-lo nessa missão a apresentadora e diretora de produção Marina Amano, que retornou de forma brilhante. A dupla apareceu de Tuxedo Mask e Sailor Moon. Caso eles concorressem no concurso, olha, bem que poderiam vencer!
O evento aconteceu no dia 21 de Julho, em São Paulo, encerrando o Festival do Japão. A dupla campeã foi a dos irmãos Maurício e Mônica Somenzari, vencedores pela terceira vez, com a caracterização de personagens do game Final Fantasy XIV: A Realm Reborn. Figurino fiel ao original, maquiagem surpreendente, utilização de recursos cênicos criativos, como a adaptação de pernas artificiais flexíveis para atletas sem pernas e uma performance impecável surpreenderam os jurados. Já na segunda feira a dupla entrou com pedido de visto junto ao Consulado do Japão em São Paulo, com solicitação de urgência especial, e embarcaram no dia 25 rumo ao Japão, para participar da etapa final do World Cosplay Summit, que acontece no dia 3 de Agosto, em Nagoya.
Já a dupla vice-campeã foi a de Tiago Diemer e Bruno Pazzim, com a caracterização de personagens do jogo Guilty Gear 2: Overture. Contou pontos em especial, a encenação do combate entre os personagens e a agilidade na troca de figurinos no palco, dignos do teatro Kabuki. Com este resultado a dupla Diemer e Pazzin já garantem a vaga para o campeonato mundial de 2014.
O terceiro lugar ficou com a dupla formada por Juliana Alves Pereira e Téo Fabi Lechensque, que representaram personagens de Fate/Stay Night. O destaque do WCS Brasil 2013 foi para os cosplayers Paulo Gomes Melo e Fernanda de Oliveira Souza que apresentaram personagens de Sakura Card Captors.
Em 2013 a etapa WCS Brasil atingiu um nível de qualidade surpreendente. Todas as duplas apresentaram figurinos impecáveis, expressando uma grande seriedade em suas pesquisas na composição dos personagens.