Preparando o Brasil para as Paralimpíadas

A cerimônia de encerramento da Paralimpíada de Londres terá batalhas de dancinhas das favelas do Rio. O grupo de dança Funk do Passinho será o responsável por abrir a apresentação, contando com integrantes com deficiência. Em seguida, Roberta Marquez e Thiago Soares, brasileiros que compõem o Royal Ballet Company, dançarão com bailarinas deficientes visuais da Associação de Ballet e Artes para Cegos Fernanda Bianchi.  As atrações musicais serão Carlinhos Brown, Thalma de Freitas e Os Paralamas do Sucesso.

Thalma de Freitas, Carlinhos Brown e Paralamas do Sucesso na despedida de Londres

A parte final da apresentação terá a presença do nadador Daniel Dias e da velocista Ádria dos Santos, dois dos maiores medalhistas do Brasil em Paralimpíadas.

Os diretores Cao Hamburger e Daniela Thomas adiantaram alguns detalhes dos oito minutos de apresentação do Brasil neste domingo durante o encontro com os jornalistas estrangeiros para falar da próxima Paralimpíada. O tema será joy (alegria) de maneira a celebrar o alto astral brasileiro e a capacidade do País de misturar diferentes culturas.

“O conceito é de alegria, de celebrar a vida, mas a gente não quer esconder os problemas que o país tem. Então a gente logo começa o show com uma ideia que surgiu nas favelas cariocas, que é a ideia da batalha de dança. Durante os oito minutos, com essa ideia de batalha da alegria com música e dança, vamos mostrar alguns outros estilos musicais de dança brasileira, desde frevo até balé clássico. Nosso show tem muito desse espírito de inclusão das pessoas com deficiência física”, complementou Cao Hamburguer.

 

Jum Nakao assina figurinos e elementos cênicos.

Assim como no encerramento das Olimpíadas de Londres, o figurino e os elementos cênicos da parte brasileira foi criado por Jum Nakao. “Definimos estes figurinos como pontes inventivas entre possíveis e impossíveis, entre real e surreal, entre raízes e sonhos”, conceitua Jum.

O público presente nos Jogos Paralímpicos de Londres superou todas as expectativas. 2,7 milhões de ingressos foram vendidos até agora – 200 mil a mais que o objetivo – e a previsão de vendas foi superada em 10 milhões de libras (mais de R$ 32 milhões), segundo a emissora britânica BBC. A expectativa era de uma arrecadação de 35 milhões de libras (quase 114 milhões), mas a competição surpreendeu e já rendeu 45 milhões (cerca de R$ 146 milhões).

A cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos de Londres será às 15h30 (de Brasília).

 

0Shares