Museu Ghibli: a “Totorolândia”

Jojoscope inicia o Japan Report 2012, com novidades colhidas diretamente no Japão e serão apresentados em três segmentos distintos: Gastronomia, Passeios e Serviços. Em Gastronomia, os saberes dos sabores da culinária japonesa, suas tradições e as tendências. Também apresentaremos novidades do mercado, produtos que deverão estar chegando por aqui brevemente. Em Passeios, dicas e sugestões para conhecer o Japão mais a fundo. E em Serviços, estaremos falando de hotéis, transportes, dicas de sobrevivência para tornar sua viagem mais confortável. Você pode pesquisar rapidamente todos estes temas clicando em Categoria (do lado direito do blog).

Ilustração: Mika Takahashi, especial para Jojoscope

Quem é fã dos animes de Hayao Miyazaki não pode deixar de fazer este pequeno passeio. O criador de Totoro  e Castelo Animado, entre tantas obras primas que revolucionaram a linguagem do desenho animado, foi o idealizador do Museu GHIBLI, que fica em Mitaka, a aproximadamente 35 minutos da estação Shinjuku em Tokyo.

Este museu é imperdível para os fãs de animê, e mais especificamente, das obras produzidas pelo Stduio Ghibli. O museu em si é caprichosamente desenhado em vários estilos que rementes aos diferentes filmes,  e muitos de seus famosos personagens estão lá, incluindo um robô em tamanho real de “Laputa” no jardim da cobertura.
O primeiro andar do museu apresenta a história e as técnicas de animação e tem um pequeno auditório onde são projetados curtas metragens produzidos exclusivamente pelo  Studio Ghibli para o museu, com uma programação nova a cada mês. O segundo andar abriga exposições temporárias especiais. O museu tem ainda um café, parque infantil, um jardim na cobertura e uma loja de souvenir.

O próprio Hayao Miyazaki fez o projeto conceitual do Museu.

Mostra especial “As vistas a partir do Neko Bus” (até maio de 2012)
Uma das características marcantes dos desenhos da Ghibli são seus caprichados planos de fundo. Os cenários são desenhados à mão, e um especial cuidado é dado para a representação da luz das paisagens. Esta exposição dá um destaque para estes desenhos de cenários, sem os personagens. A primeira sala de exposição mostra os cenários mágicos da paisagem rural de Meu Vizinho Totoro (Tonari no Totoro, 1988), que consagrou Miyazaki internacionalmente.  Na segunda sala, o Neko Bus leva o público para os cenários de “Mimi o Sumaseba” (inédito no Brasil), “A Viagem de Chihiro” e “O Castelo Animado”.

COMO CHEGAR NA  GHIBLI MUSEUM
Vá até a Estação JR Shinjuku. Pegue o Trem JR Chuo Line. Em 20 min você chega na Estação Mitaka, onde você deve ficar. De lá, são 15 min a pé, num passeio gostoso pelas margens do rio Tamagawa Josui. Mas também tem um ônibus circular, com frequência de 10 min no horário entre 9h e 18h. O trajeto leva só 5 min!

COMO COMPRAR OS INGRESSOS
Para entrar no Museu Ghibli é preciso comprar o ingresso com antecedência e com hora marcada. Os ingressos ficam disponíveis na rede de loja de conveniência Lawson em todo o Japão. O ingresso custa 1.000 ienes para adultos.
OUTRA ALTERNATIVA
A Japanican oferece um tour guiado para o Ghibli Museum de meio período, com traslado em ônibus e o ingresso incluído por 6.000 ienes. Um ônibus vai pegando os interessados por diversos hotéis, que são transportados até o Terminal de Ônibus Hamamatsu-cho. De lá, a guia conduz o grupo, de trem até Mitaka e daí até o Museu. Na volta, a guia conduz o grupo até a Tokyo Station, onde o grupo é dispensado.

CAFÉ

Não deixem de visitar o café do museu. O barista faz desenhos incríveis sobre a espuma do chocolate quente ! Dá gosto ficar assistindo o desenho ir surgindo.

Fotos e colaboração neste post: Mika Takahashi
Em dias ensolarados recomendamos o trajeto a pé, da estação Mitaka até o Museu, ladeando o rio Tamagawa Josui. Na primavera, a alameda fica cheia de sakura. São 15 minutos de um passeio inesquecível. CLIQUE NO MAPA PARA VER MAIOR

0Shares