Veja a programação completa em
Com a participação especial do violonista japonês Shin-ichi Fukuda
3º. FESTIVAL INTERNACIONAL DE VIOLÕES
DE SÃO PAULO – LEO BROUWER
21 a 30 de outubro de 2011
O Festival Leo Brouwer, organizado pela Philarmonia Brasileira Produções Artísticas, com o apoio da Universidade de São Paulo, Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo, SESC, Instituto Cervantes, Dô Cultural, Consulado Geral do Japão , vem firmando-se como um dos mais importantes eventos do cenário musical brasileiro.
A presença do mestre cubano Leo Brouwer entre nós, com sua obra instigante e seu pensamento musical voltado à diversidade a ao universal, mais uma vez nos abre portas a elaboração de uma programação variada que privilegia a reflexão, a busca do conhecimento e a excelência do violão brasileiro e internacional.
Nesta edição, nossos grandes concertos e recitais serão ampliados e valorizados com as presenças de algumas das mais altas referências do violão da atualidade. Apesar do Festival Int’l de Violões estar voltado ao universo do instrumento, sempre abrimos espaços para a apresentações de instrumentistas renomados em nossos recitais de música de câmara, o que tem propiciado oportunidades de apresentarmos obras com formações instrumentais pouco convencionais e inúmeras estréias.
MAESTRO LEO BROUWER & SHIN-ICHI FUKUDA THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
A estrutura do evento se dividirá em quatro pilares importantes:
1. Abertura Oficial com uma Homenagem ao Povo Japônes
Este evento irá gerar a oportunidade de uma homenagem ao povo japonês, além de permitir o levantamento de recursos para apoio das campanhas das comunidades japonesas atingidas pelo tsunami de março 2011.
Neste ano, iniciaremos importantes intercâmbios com o Japão, através da presença de Shin-Ichi Fukuda, e com Cuba, com a vinda do Duo Ondina.
2. Concertos nacionais e internacionais solos e música de câmara
Cuba/USA
Uma presença que marcará esta terceira edição do Festival Leo Brouwer, será o violonista cubano-americano Manuel Barrueco uma das mais altas referências do violão contemporâneo.
Uruguay
Passamos ao compositor, ensaista e violonista uruguaio Eduardo Fernández, dono de uma extensa discografia e autor de trabalhos sobre técnica e interpretação destacando um importante ensaio sobre a obra para alaúde de J.S.Bach, sobre o qual ministrará uma palestra.
Espanha/Sevilla
Marcelo de La Puebla, solista proeminente, com performances em todo o mundo, também professor da Universidade de Marrocos. Aluno e especialista de Alberto Ponce e Emilio Pujol.
Encontros Inéditos Nacionais
Também ampliamos a participação de importantes instrumentistas da nossa música popular como o bandolinista Hamilton de Holanda e Yamandú Costa com o Quarteto da Cidade de São Paulo, também no Teatro Municipal.
Como já se tornou tradição, teremos a presença do extraordinário Egberto Gismonti num programa especial Brouwer/Gismonti, com a presença da violinista Ana de Oliveira, entre outros convidados.
Nicolas de Souza Barros (UNIRIO), estará também se apresentando como solista num programa especial ao violão de 8 cordas.
Duos Nacionais e Internacionais
O encontro em grande estilo dos renomados violonistas Paulo Bellinati e Cristina Azuma gravitando na linha tênue entre o popular e o erudito, o Duo Siqueira Lima, e as obras inéditas tocadas pelos nossos convidados internacionais Eduardo Fernández e Shin-Ichi Fukuda.
Grupos de Câmara e Orquestra
Voltada à performance, nas duas primeiras edições foram criados dois grupos especiais para o Festival: O Quarteto Leo Brouwer e o Ensemble do Festival Leo Brouwer (18 músicos) com a instigante Electric Counterpoint de Steve Reich. Suas apresentações serão individuais ao longo do festival, ao lado dos convidados especiais.
Orquestra de Câmara da USP (OCAM) dirigida pelo Maestro Gil Jardim para a apresentação de duas grandes obras para violão e orquestra. Neste concerto, o Festival Leo Brouwer nesta sua terceira edição, homenageará o excepcional violonista e luthier Sérgio Abreu, personalidade marcante da história do violão brasileiro dos últimos 50 anos.
CONVÊNIO BRASIL & CUBA
Por fim, teremos uma apresentação especial do Duo Ondina formado pela flautista Niurka Gonzalez Nuñez e a pianista Maria del Henar Navarro, que virá especialmente para participação do Festival, com obras inéditas do compositor Leo Brouwer, entre outros compositores contemporâneos cubanos.
A flautista Niurka Gonzalez Nuñez também participará como solista da Orquestra OCAM/USP.
3. PROCESSO PEDAGÓGICO
Uma novidade na área pedagógica:
Será oferecido um Curso de História da Técnica dos Instrumentos de Cordas Dedilhadas, ministrado pelo Prof. Dr. Nicolas de Souza Barros da UNIRIO, aberto tanto para estudantes quanto para a comunidade.
Este curso será certificado pela Universidade de São Paulo.
Todos os participantes internacionais também farão diariamente, no Instituto Cervantes da Av. Paulista, masterclasses com alunos selecionados entre a rede de professores de todo o país.
A média de inscritos nos anos de 2008 e 2009 foram de 220 estudantes oriundos de todos os estados do país, além de alguns alunos vindos de países da América Latina.
4. EXPANSÃO DO FESTIVAL INT´L DE VIOLÕES PELO BRASIL
À partir de 2011, o Festival Internacional de Violões Leo Brouwer não se limitará a apresentações somente na capital de São Paulo, mas também através de importantes convênios pelos estados do Rio de Janeiro e Paraná.
Rio de Janeiro:
o Maestro Leo Brouwer já é presença garantida em um encontro para compositores contemporâneos da Universidade Federal do RJ. Também estamos fechando concertos de alguns dos nossos convidados nacionais e internacionais ao longo da semana de 01 a 04 de novembro/2011.
Paraná:
Através de importante convênio com as Universidades de Londrina e Maringá, a Prefeitura de Maringá, o SESC da região, entre outros apoiadores, parte de nossos eventos estarão acontecendo ao longo do período de 23 de outubro a 3 de novembro, no Festival Intercultural de Maringá.
A abertura será feita com o nosso Ensemble do Festival Leo Brouwer (que contará com alunos também destas universidades), nosso convidado Shin-Ichi Fukuda estará também representando nosso festival, com a Orquestra de Londrina, realizando igual homenagem ao povo japonês nas cidades de Londrina e Maringá, onde está localizada a segunda maior população japonesa do país.
Neste evento, o maestro Leo Brouwer também será homenageado pela cidade de Maringá e pela UEM (Universidade Estadual de Maringá), com a abertura do debate de compositores contemporâneos da região.
O Duo Ondina, de Cuba, Marcelo de La Puebla, Edelton Gloeden, entre outros convidados nacionais e internacionais estarão também presentes na 1ª. Edição deste festival no Estado.
DIREÇÃO GERAL:
Maestro, Prof. Dr. GIL JARDIM
DIREÇÃO ARTÍSTICA:
Prof. Dr. EDELTON GLOEDEN
DIREÇÃO DE PRODUÇÃO E CONTATOS:
Annelise Godoy Ana Rosa Pimenta
Diretora Executiva Novos Negócios
